Banca de DEFESA: JESSICA AGNA CAVALCANTE DE ANDRADE SILVA

DISCENTE : JESSICA AGNA CAVALCANTE DE ANDRADE SILVA
DATA : 06/06/2024
LOCAL: Online: https://meet.google.com/cvq-dhna-fcg

METODOLOGIAS ATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES INDIVIDUAIS E COLABORATIVAS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

Metodologias ativas; Habilidades; Matemática.

A pesquisa tem como objetivo geral, propor uma metodologia que utilize as metodologias ativas para desenvolver habilidades individuais, colaborativas e o engajamento na disciplina de matemática. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa e quantitativa. Esta pesquisa foi realizada em duas escolas da periferia da cidade do Natal/RN, uma escola da rede pública e outra da rede privada de ensino. Os participantes foram alunos dos anos finais do ensino fundamental que encontraram-se matriculados no 8° ano, assim como os respectivos professores de matemática que atuavam nessas respectivas séries. Para a execução dessa pesquisa foram utilizadas como ferramenta pedagógica as metodologias ativas de ensino, assim como o cinema. Inicialmente foi aplicado um questionário com os alunos participantes com questões relacionadas à pesquisa, em seguida os alunos escolheram um filme para ser exibido e realizar as atividades propostas com base nas metodologias ativas e nos conteúdos de matemática vistos em sala de aula, relacionando-os ao filme visto em sala. Ao término desses procedimentos foi aplicado outro questionário sobre a metodologia utilizada, assim como, solicitou-se um relato de experiência aos professores participantes desta pesquisa. Ao final desse estudo esperou-se identificar os principais fatores que interferem no ensino e aprendizagem na disciplina de matemática, as correlações entre as metodologias ativas e o desenvolvimento de competências e habilidades, assim como contribuir para o desenvolvimento educacional dos alunos participantes. Como produto final dessa pesquisa foi elaborado um material didático para os professores de matemática para que sirva como suporte em suas aulas e que possa ampliar o desenvolvimento das habilidades dos alunos na disciplina de matemática.

Presidente - 1362181 - ISMENIA BLAVATSKY DE MAGALHÃES
Interna - 2432953 - CELIA MARIA DE ARAUJO