Analise tribológica de um sistema de acionamento alternativo de PIGS para industria do Petróleo
Desgaste – Tribologia – Debris - Fio de Arame - Curva 90º, Dutos, Pigs.
Analisa-se, por intermédio dos conceitos da tribologia e da mecânica do contato e do dano, a sugestão de implantação de um sistema alternativo para tracionamento e passagem de Pipeline Inspection Gauge (Pig) pelo interior de dutos. Com o intuito de verificar a integridade dos dutos, sugere-se a possibilidade de realizar o deslocamento destes equipamentos através de tracionamento com fios de arames em aço. Às características mecânicas e físicas deste método proposto foram verificadas através de ensaios acelerados em laboratório, em um par tribológico, arame versus uma curva de 90º. Estuda-se também, os principais mecanismos de desgastes de um sistema deslizante, com e sem lubrificante, na ausência e na presença de contaminantes. Para esse fim foi construída uma bancada de ensaio para testes em laboratório, capaz de reproduzir um sistema de deslizamento, com movimento alternado em modo de vai-e-vem (“reciprocation”). Foram utilizados dois tipos de fios de arame, um em aço galvanizado e outro em aço inoxidável. Utiliza-se como forma comparativa de resultados cabos de aços com e sem revestimento de Poli Cloreto de Vinila (PVC). Os fios de arame e as curvas dos dutos foram caracterizados através de análise metalográfica, análise de microdureza Vickers, dos ensaios de Difração de Raios-X (XRD), Refração de Raios-X (XRF), e de ensaios de tração. Após a realização dos ensaios analisam-se alguns parâmetros que foram mensuráveis e demonstram-se a inviabilidade deste método proposto, uma vez que a força de atrito e a concepção da solicitação alternada no contato entre os fios de arames e a parede interna das curvas que fazem parte dos dutos provocaram desgastes severos. Estes tipos de desgastes podem vir a ocasionar possíveis falhas nos dutos e originar futuros vazamentos de fluidos.