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Dissertações |
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PAULINELLE DE ARAÚJO FIGUEIRÊDO
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ESPORTES COM RAQUETES: uma proposta de intervenção na escola pública de tempo integral.
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Orientador : MACKSON LUIZ FERNANDES DA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALISON PEREIRA BATISTA
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MACKSON LUIZ FERNANDES DA COSTA
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MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
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Data: 16/03/2023
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A Educação Física tem buscado sua legitimação e consolidação como componente curricular da escola, sendo imprescindível a busca pela sua organização a partir de uma intencionalidade pedagógica, permitindo que os educandos conheçam e experimentem as práticas que compõem a cultura do movimento. Reconhecendo a importância de diversificar e oportunizar novos conteúdos e metodologias nas aulas de Educação Física escolar, este trabalho teve como objetivo diagnosticar a realidade, aplicar e analisar uma proposta de intervenção pedagógica que permitisse a inclusão dos esportes com raquetes em uma disciplina eletiva na escola de tempo integral. Participaram da pesquisa 30 alunos da 1ª série do ensino médio, matriculados na disciplina eletiva de esportes com raquete, e que aceitam, nos devidos termos, participar do referido estudo que ocorreu na escola de ensino médio em tempo integral Dom Antonio Campelo de Aragão. A construção do trabalho se baseia numa proposta de investigação qualitativa do tipo intervenção, ou seja, um estudo participativo caracterizado pelo contributo do investigador e dos sujeitos da investigação para a construção de soluções para os problemas identificados. Os dados coletados foram tratados e organizados em três categorias: sondando a realidade, vivenciando a realidade e avaliando a realidade. Com o desenvolvimento e avaliação desta unidade didática, são descritas na dissertação algumas contribuições, descobertas e organização de um produto destinado à construção e sistematização de ferramentas para facilitar o trato dos seguintes esportes com raquetes: Tênis de Campo, Tênis de Mesa, Beach Tennis, Badminton, Frescobol, Quimbol e Speedball. Neste trabalho, são apresentados os limites e as possibilidades identificados no desenvolvimento com os estudantes por meio da aprendizagem cooperativa da eletiva de esportes com raquetes. O estudo foi submetido ao Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e registrado na Plataforma Brasil, obtendo parecer favorável.
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Physical Education has sought its legitimacy and consolidation as a curricular component of the school, being essential to the search for its organization from a pedagogical intentionality, allowing the students to know and experience the practices that compose the culture of movement. Recognizing the importance of diversifying and providing opportunities for new contents and methodologies in Physical Education classes at school, this work aimed to diagnose the reality, apply and analyze a proposal for a pedagogical intervention that would allow the inclusion of sports with racquets in an elective discipline in the full-time school. 30 students from the 1st grade of the high school participated in the research, enrolled in the elective discipline of sports with racquets, and who accept, through the due terms, to participate in the aforementioned study that took place at the full-time high school Dom Antonio Campelo de Aragão. The construction of the work is based on a qualitative research proposal of the intervention type, that is, a participatory study characterized by the contribution of the researcher and research subjects for the construction of solutions to the identified problems. The collected data were treated and organized into three categories: probing reality, experiencing reality and evaluating reality. With the development and evaluation of this didactic unit, some contributions, discoveries and organization of a product destined for the construction and systematization of tools to facilitate the handling of the following sports with rackets are described in the dissertation: Field Tennis, Table Tennis, Beach Tennis, Badminton, Frescobol, Quimbol and Speedball. In this work, the limits and possibilities identified in the development with students through cooperative learning in the racquet sports elective are presented. The study was submitted to the Ethics Committee of the Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN and registered in the Plataforma Brasil, obtaining a favorable opinion.
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MARCIO KLEDIR REGIS CASTRO
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O ENSINO DA GINÁSTICA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
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Orientador : MACKSON LUIZ FERNANDES DA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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AGUINALDO CESAR SURDI
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CLÁUDIA FOGANHOLI ALVES
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MACKSON LUIZ FERNANDES DA COSTA
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Data: 10/04/2023
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Nas últimas décadas professores de Educação Física tem buscado melhorar sua prática pedagógica no trato com os conteúdos da área. Apropriar-se, na prática, de pressupostos teóricos e metodológicos no processo de ensino e aprendizagem desses conteúdos contribuirá cada vez mais na valorização e legitimação da Educação Física na escola. A teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (1963) que busca promover um processo de ensino e aprendizagem com sentidos e significados para os estudantes, superando uma aprendizagem mecânica dos conteúdos, tem ganhado espaço em pesquisas, estudos e aplicação prática em sistemas de educação. A presente pesquisa teve por objetivo analisar o ensino da ginástica em uma turma do 8º ano do ensino fundamental anos finais com base na perspectiva da aprendizagem significativa. A metodologia de caráter qualitativo, utilizou-se de processos das metodologias participativas, no caso específico deste trabalho, a pesquisa-intervenção. Participaram do estudo trinta estudantes do 8º ano do ensino fundamental dos anos finais de uma escola pública municipal do interior do Ceará. As intervenções aconteceram em 07 encontros com duas aulas geminadas. As aulas são de 50 minutos cada. Sendo assim a proposta foi desenvolvida em 14 aulas. Os instrumentos para coleta dos dados envolveram: questionários pré e pós-intervenção, diário de campo do professor e portfólios dos estudantes. Os dados coletados foram transcritos, revistos, organizados e classificados a partir da análise de categorias de codificação propostas por Bogdan e Binken (1994). Os principais resultados indicaram que ao privilegiar um modelo de ensino no qual o estudante esteja no centro do processo e o professor desempenhe o importante papel de mediador, favoreceu a aprendizagem significativa do conteúdo ginástica. Observou-se que proporcionar espaços de aula onde os estudantes externalizem seus conhecimentos, percepções e reflexões e que também possam dialogar entre eles e com o professor, contribuiu para esse ambiente de aprendizagem com significados. Identificou-se que ao tratarmos o conteúdo ginástica baseado em princípios da teoria em questão, possibilitou um melhor desenvolvimento do conteúdo nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal. Conclui-se que uma proposta de aulas no trato do conteúdo ginástica, baseada em princípios da aprendizagem significativa, contribuiu de forma relevante para reflexões e possibilidades no trato desse conteúdo.
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In recent decades Physical Education teachers have sought to improve their pedagogical practice in dealing with the contents of the area. Appropriating in practice of theoretical and methodological assumption in the teaching and learning process of these contents will increasingly contribute to the appreciation and legitimation of Physical Education at school. David Ausubel's meaningful learning theory (1963) which seeks to promote teaching and learning process with senses and meanings for students, overcoming a mechanical learning of contents, has gained space in research, studies and practical application in education systems. This research aimed to analyze the teaching of gymnastics in a class of the 8th year of elementary school, based on the perspective of meaningful learning. The qualitative methodology, using processes of participatory methodologies, in the specific case of this work, the research-intervention. Thirty students from the 8th grade of elementary school in the final years of a municipal public school in the interior of Ceará participated in the study. The interventions took place in 07 meetings with two twinned classes. The classes are 50 minutes each. Therefore, the proposal was developed in 14 classes. The instruments for data collection involved: pre- and post-intervention questionnaires, professor's field journal and students' portfolios. The collected data were transcribed, reviewed, organized and classified based on the analysis of coding categories proposed by Bogdan and Binken (1994). The main results indicated that by favoring a teaching model in which the student is at the center of the process and the teacher plays the important role of mediator, it favored the learning of gymnastics content. It was observed that providing classroom spaces where students externalize their knowledge, perceptions and reflections and which can also dialogue with each other and with the teacher, contributed to this meaningful learning environment. It was identified that when treating the gymnastic content based on the principles of the theory in question, it enabled a better development of the content in the conceptual, procedural and attitudinal dimensions. It is concluded that a proposal for classes dealing with gymnastics content, based on the principles of meaningful learning, contributed significantly to reflections and possibilities in dealing with this content.
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MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO ROCHA DO NASCIMENTO
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ESPORTES ADAPTADOS DENTRO DE UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: Desenvolvendo uma Unidade Didática nas aulas de Educação Física do Ensino Médio
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Orientador : ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
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AGUINALDO CESAR SURDI
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PRISCILLA PINTO COSTA DA SILVA
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MICHELE PEREIRA DE SOUZA DA FONSECA
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Roseli Belmonte Machado
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Data: 28/04/2023
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Este estudo tem um olhar voltado para a ministração do tema Esporte Adaptado dentro de uma perspectiva inclusiva, sendo esta inclusão vista de forma mais ampla. O objetivo geral desse estudo foi a construção coletiva, a implementação e a avaliação de uma unidade didática com a utilização do esporte adaptado dentro de uma perspectiva inclusiva nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Os objetivos específicos foram:1- Diagnosticar e Identificar a percepção e experiências dos (as) alunos (as) sobre a unidade temática esporte adaptado nas aulas de Educação Física no ensino fundamental; 2- Desenvolver uma unidade didática sobre esporte adaptado dentro de uma perspectiva inclusiva como ferramenta pedagógica nas aulas de Educação Física no Ensino Médio; 3- Avaliar uma unidade didática sobre esporte adaptado dentro de uma perspectiva inclusiva nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Foi realizado um estudo de campo do tipo pesquisa-ação, utilizando o método qualitativo descritivo em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Ceará, localizada em Fortaleza, com 64 alunos e alunas de duas turmas do 3º Ano A e B do Ensino Médio. Os instrumentos utilizados foram: a) observação participante das aulas de Educação Física, através da utilização do diário de campo; b) 02 questionários, 01 sobre o entendimento dos (as) alunos (as) a respeito do Esporte Adaptado obtido no Ensino Fundamental; 01 para Avaliar uma unidade didática sobre esporte adaptado dentro de uma perspectiva inclusiva nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. A pesquisa foi aprovada com o parecer da plataforma Brasil nº 5.678.415. Os resultados foram divididos em: análise do questionário diagnóstico; descrição da intervenção pedagógica; análise do questionário avaliativo, considerações finais observando se os objetivos traçados pela investigação foram alcançados, e verificando os apontamentos que nos levaram a construção da presente unidade didática. O tema teve sua relevância ao podermos constatar os ganhos adquiridos aos (as) estudantes através da implementação do projeto de pesquisa. As respostas obtidas no questionário diagnóstico trouxeram a confirmação que a grande maioria dos (as) estudantes não tiveram acesso ao conteúdo em séries anteriores. As respostas obtidas no questionário avaliativo nos fizeram perceber um despertar pela admiração e reconhecimento do outro pelas suas diferenças. Os (as) alunos conseguiram relacionar o tema Esporte Adaptado com a inclusão de forma ampliada. Esse conteúdo foi descrito por todos (as) como essencial para ser ensinado no Ensino Médio e também no Ensino fundamental.
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This study focuses on the teaching of the Adapted Sport theme within an inclusive perspective, with this inclusion being seen more broadly. The general objective of this study was the collective construction, implementation and evaluation of a didactic unit with the use of adapted sport within an inclusive perspective in Physical Education classes in High School. The specific objectives were: 1- Diagnosing and Identifying the perception and experiences of students on the thematic unit adapted sport in Physical Education classes in elementary school; 2- Develop a didactic unit on adapted sport within an inclusive perspective as a pedagogical tool in Physical Education classes in High School; 3- Evaluate a didactic unit on adapted sport within an inclusive perspective in Physical Education classes in High School. A field study of the research-action type was carried out, using the descriptive qualitative method in a school of the State Education Network of Ceará, located in Fortaleza, with 64 male and female students from two classes of the 3rd Year A and B of High School. The instruments used were: a) participant observation of Physical Education classes, through the use of a field diary; b) 02 questionnaires, 01 about the understanding of the students regarding the Adapted Sport obtained in Elementary School; 01 to Evaluate a didactic unit on adapted sport within an inclusive perspective in Physical Education classes in High School. The research was approved with the opinion of the Brasil platform nº 5,678,415. The results were divided into: analysis of the diagnostic questionnaire; description of the pedagogical intervention; analysis of the evaluative questionnaire, final considerations, observing whether the objectives outlined by the investigation were achieved, and verifying the notes that led us to the construction of this didactic unit. The theme had its relevance when we were able to verify the gains acquired from the students through the implementation of the research project. The answers obtained in the diagnostic questionnaire confirmed that the vast majority of students did not have access to content in previous grades. The answers obtained in the evaluation questionnaire made us perceive an awakening by the admiration and recognition of the other for their differences. The students were able to relate the Adapted Sport theme with inclusion in an expanded way. This content was described by all as essential to be taught in high school and also in elementary school.
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PATRÍCIO JÚNIOR DA SILVA XAVIER
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O FUTEBOL DA ESCOLA: uma abordagem a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de educação física do ensino médio
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Orientador : PRISCILLA PINTO COSTA DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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PRISCILLA PINTO COSTA DA SILVA
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AGUINALDO CESAR SURDI
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RUBIANE GIOVANI FONSECA
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BRUNO MEDEIROS ROLDAO DE ARAUJO
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Data: 09/06/2023
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O presente trabalho abordou como tema o futebol, tendo como objetivo geral – desenvolver e avaliar uma proposta de aula (unidade didática) com o conteúdo futebol, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio. E teve como objetivos específicos: 1- desenvolver o conteúdo futebol em uma unidade didática, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio; 2- avaliar o conteúdo futebol em uma unidade didática, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio; 3- apontar os limites e as possibilidades de uma unidade didática sobre o futebol, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio. Para tanto, foi realizada uma pesquisa participante, utilizando-se como opção metodológica o método qualitativo descritivo. Fizeram parte desta pesquisa, os estudantes do 1º ano do ensino médio, da Escola Estadual Maria do Rosário Bezerra, situada no município de Boa Saúde/RN - Brasil, no período matutino, sendo esta turma composta por 35 estudantes regularmente matriculados. Já os instrumentos para a coleta de dados, foram: o diário de campo e questionário. Dessa forma, os dados foram apresentados com base na análise e interpretação dos dados, bem como, discutidos com o referencial teórico consultado, para dialogar com as informações obtidas, para que assim, se pudesse apontar os limites e as possibilidades da proposta com a unidade didática, assim como os caminhos para que mais estudos surjam e, contribuam para novos trabalhos sobre o tema. Com isso, por meio da análise dos resultados (questionários avaliativos – diagnóstico e final –, e intervenção pedagógica), foi constatado na unidade didática sobre o futebol, a partir da Concepção Crítico-Emancipatória, uma evolução significativa no aprendizado discente, quer seja do ponto de vista quantitativo, quer seja do ponto de vista qualitativo, conferindo a estes, sentidos e significados.
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The present work addressed football as its theme, with the general objective – to develop and evaluate a class proposal (didactic unit) with football content, from the critical-emancipatory conception, in Physical Education classes in high school. And it had the following specific objectives: 1-developing football content in a didactic unit, based on the critical-emancipatory conception, in high school Physical Education classes; 2- to evaluate the football content in a didactic unit, from the critical-emancipatory conception, in Physical Education classes in high school; 3- to point out the limits and possibilities of a didactic unit about soccer, from the critical-emancipatory conception, in Physical Education classes in high school. For that, a participant research was carried out, using the descriptive qualitative method as a methodological option. The students of the 1st year of high school, from Escola Estadual Maria do Rosário Bezerra, located in the municipality of Boa Saúde/RN - Brazil, took part in this research, in the morning period, this class being composed of 35 students regularly enrolled. The instruments for data collection were: the field and instructed diary. In this way, the data were presented based on the analysis and interpretation of the data, as well as discussed with the consulted theoretical reference, to dialogue with the foreign information, so that, in this way, it could identify the limits and possibilities of the proposal with the unit didactics, as well as ways for more studies to emerge and contribute to new works on the subject. With that, through the analysis of the results (evaluative questionnaires – diagnosis and final –, and pedagogical intervention), it was verified in the didactic unit about soccer, from the Critical-Emancipatory Conception, a significant evolution in student learning, whether from the quantitative point of view, whether from the qualitative point of view, giving these senses and meanings.
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ISRAEL DE ARAÚJO DANTAS
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VIVÊNCIA DOS JOGOS COOPERATIVOS: UMA ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO NAS AULASDE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Orientador : ELIZABETH JATOBA BEZERRA TINOCO
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MEMBROS DA BANCA :
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ELIZABETH JATOBA BEZERRA TINOCO
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TADEU JOAO RIBEIRO BAPTISTA
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LUIZ ARTHUR NUNES DA SILVA
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Data: 12/06/2023
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Este trabalho tem como tema a Vivência dos Jogos Cooperativos aplicada a Educação Física Escolar. Considerando a baixa adesão dos alunos nas aulas de Educação Física sobretudo quando chegam nos anos finais do Ensino Fundamental, no qual a exclusão se torna ainda mais perceptível seja pelo motivo do aluno não seguir um padrão de movimento esperado pelas técnicas esportivas na Educação Física, ou dificuldade de se socializar com os demais da turma. Tem como questão de estudo como a vivência dos jogos cooperativos pode contribuir para a inclusão dos alunos nas aulas de Educação Física, nos anos finais do Ensino Fundamental, independentemente de suas habilidades motoras? Para efetivar esse estudo elaboramos como objetivo geral vivenciar as possibilidades de aplicação dos Jogos Cooperativos como estratégia metodológicas de inclusão no ensino na Educação Física, nos anos finais do Ensino Fundamental e especificando o estudo os seguintes objetivos específicos: Identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os jogos cooperativos e as situações de exclusão presentes nas aulas de Educação Física; aplicar uma unidade de ensino sobre os jogos cooperativos e semi-cooperativos em duas turmas de 7º ano, visando sensibilizar os alunos quanto aos princípios de inclusão; construir e aplicar uma gincana cooperativa entre as duas turmas, de forma coletiva, nos quais os princípios da inclusão estejam presentes, apresentando os significados dessa experiência pessoal de inclusão para cada participante. Como referencial teórico desenvolvemos os seguintes itens Educação, Escola e Educação Física Escolar, O processo de inclusão na Educação Física escolar e a abordagem cooperativa de ensino e os Jogos Cooperativos. Como aspectos metodológicos optamos pela pesquisa participantes, escolhemos duas turmas do Ensino Fundamental anos finais da Escola Municipal Deputado Djalma Marinho com 41 alunos no total, utilizamos os seguintes instrumentos de coleta de dados dois questionários com questões abertas, um no início e outro no final da unidade de ensino, aplicação de uma unidade didática. Como considerações finais a visão de inclusão é vista como beleza, como um sentimento harmônico, além da amizade que a inclusão possibilita. Já o conceito de exclusão, na visão dos alunos, implica em ficar de fora do jogo, ou por ter sido excluído por parte do grupo ou pela própria dinâmica do professor, que as vezes leva a insatisfação dos alunos. Algumas características dos Jogos Cooperativos se apresentaram como a alegria de jogar sem se preocupar com o resultado, reforçando a ideia, que esses jogos buscam a superação de desafios, e a satisfação em poder participar. O sentimento de acolhimento, de alegria substituindo a tristeza, a sensação de que ninguém e melhor do que ninguém, a compreensão da importância de trabalhar em grupo, e que todos aprendem no seu tempo.
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This work has as its theme the Experience of Cooperative Games applied to School Physical Education. Considering the low participation of students in Physical Education classes, especially when they reach the final years of Elementary School, in which exclusion becomes even more noticeable, either because the student does not follow a pattern of movement expected by sports techniques in Physical Education, or difficulty socializing with others in the class. Do you have as a study question how the experience of cooperative games can contribute to the inclusion of students in Physical Education classes, in the final years of Elementary School, regardless of their motor skills? To carry out this study, we developed as a general objective to experience the possibilities of applying Cooperative Games as a methodological strategy for inclusion in Physical Education teaching, in the final years of Elementary School and specifying the following specific objectives for the study: To identify the students' prior knowledge about the cooperative games and exclusion situations present in Physical Education classes; apply a teaching unit on cooperative and semi-cooperative games in two 7th grade classes, aiming to sensitize students to the principles of inclusion; build and apply a cooperative gymkhana between the two groups, collectively, in which the principles of inclusion are present, presenting the meanings of this personal experience of inclusion for each participant. As a theoretical framework, we developed the following items Education, School and School Physical Education, The inclusion process in school Physical Education and the cooperative approach to teaching and Cooperative Games. As methodological aspects, we opted for participant research, we chose two classes of Elementary School in the final years of the Municipal School Deputado Djalma Marinho with 41 students in total, we used the following data collection instruments: two questionnaires with open questions, one at the beginning and another at the end of the teaching unit, application of a didactic unit. Considerations, the vision of inclusion is seen as beauty, as a harmonious feeling, in addition to the friendship that inclusion makes possible. The concept of exclusion, in the students' view, implies staying out of the game, either because they were excluded by part of the group or by the teacher's own dynamics, which sometimes leads to students' dissatisfaction. Some characteristics of Cooperative Games were presented as the joy of playing without worrying about the result, reinforcing the idea that these games seek to overcome challenges, and the satisfaction of being able to participate. The feeling of welcome, of joy replacing sadness, the feeling that no one is better than anyone, the understanding of the importance of working in a group, and that everyone learns in their own time.
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TIAGO MAIA COSTA
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O desenvolvimento do pensamento teórico de adolescentes no ensino da ginástica para todos (GPT)
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Orientador : TADEU JOAO RIBEIRO BAPTISTA
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MEMBROS DA BANCA :
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AGUINALDO CESAR SURDI
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MARCOS JERÔNIMO DIAS JUNIOR
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TADEU JOAO RIBEIRO BAPTISTA
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Data: 28/07/2023
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A Ginástica para Todos (GPT) mediada através do ensino desenvolvimental pode contribuir com o desenvolvimento do pensamento teórico de adolescentes no Ensino Médio. Este trabalho tem a seguinte questão: Como ministrar uma unidade didática de GPT para uma turma do Ensino Médio à luz dos fundamentos da didática Desenvolvimental? O objetivo geral: analisar a organização de uma unidade didática de GPT à luz do Ensino Desenvolvimental para estudantes de uma turma do ensino médio. Os objetivos específicos: investigar o desenvolvimento de um experimento didático-formativo a partir da teoria do Ensino Desenvolvimental no conteúdo de GPT; explicar a elaboração do plano de unidade e dos planos de aula; categorizar os principais momentos das aulas através das anotações do diário de campo; demonstrar se os alunos assimilaram o conceito científico do conteúdo de GPT; compreender quais as percepções dos alunos em relação ao experimento didático-formativo. Foi desenvolvido um experimento didático-formativo a partir da teoria do ensino desenvolvimental no conteúdo de GPT em uma turma do 1º ano do Ensino Médio com 37 participantes de ambos os sexos na cidade de Juazeiro do Norte-CE. Ministrou-se oito aulas, distribuídas em quatro encontros de duas horas. Os resultados estabelecem que os planos de ensino e de aula estão baseados no ensino desenvolvimental, a análise do diário de campo evidenciou um crescente entendimento com indícios de entendimentos nos momentos de reflexão, análise e internalização dos conceitos, os conceitos expressados pelos alunos demonstram haver indícios de formulações do pensamento teórico e as percepções sobre o experimento foram positivas relacionando-se com a comunicação íntima pessoal dos adolescentes. Aponta-se a necessidade de novas pesquisas nessa temática com um tempo maior e com outros conteúdos, além de pesquisar novos entendimentos sobre os aspectos nucleares das manifestações da cultura corporal.
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Gymnastics for All (GPT) mediated through developmental teaching can contribute to the development of theoretical thinking in high school adolescents. This work has the following question: How to teach a didactic unit of GPT to a high school class in the light of the fundamentals of Developmental Didactics? The general objective: to analyze the organization of a didactic unit of GPT highlighted for Developmental Teaching for students of a high school class. The specific objectives: to investigate the development of a didactic-formative experiment lit by the theory of Developmental Teaching in the content of GPT; explain the development of the unit plan and lesson plans; categorize the main moments of the classes through field diary notes; demonstrate whether students have assimilated the scientific concept of GPT content; understand what are the students' perceptions in relation to the didactic-formative experiment. A didactic-formative experiment was developed from theory developmental teaching in GPT content in a 1st year high school class with 37 participants of both sexes in the city of Juazeiro do Norte-CE. Eight classes were given, distributed in four two-hour meetings. The results establish that the teaching and lesson plans are based on developmental teaching, the analysis of the field diary showed a growing understanding with signs of understanding in the moments of reflection, analysis and concepts internalization, the notions expressed by the students demonstrate that there are signs of formulations of theoretical thought and perceptions about the experiment were positive, relating to the personal intimate communication of adolescents. There is a need for further research on this topic over time and with other contents, in addition to researching new understandings about the core aspects of the manifestations of body culture.
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EMANOEL RICHARDSON AMORIM SOUSA
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ATLETISMO NO ENSINO MÉDIO BASEADO NO ENSINO DESENVOLVIMENTAL
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Orientador : TADEU JOAO RIBEIRO BAPTISTA
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MEMBROS DA BANCA :
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MADE JUNIOR MIRANDA
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MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
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TADEU JOAO RIBEIRO BAPTISTA
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Data: 18/08/2023
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O ensino desenvolvimental tem surgido como uma possibilidade teórico metodológica que contribui para o desenvolvimento do pensamento teórico em diferentes componentes curriculares e níveis de ensino. O problema desta pesquisa consiste em saber como o ensino desenvolvimental contribui para o desenvolvimento do pensamento teórico em alunos do ensino médio a partir do atletismo como conteúdo da cultura corporal. O estudo tem como objetivo analisar os resultados de um experimento didático junto aos alunos em uma unidade de ensino de Educação Física no ensino médio baseado na teoria do ensino desenvolvimental, tendo o atletismo como conteúdo e a partir daí elaborar um produto educacional que represente o contexto de ensino específico e suas possibilidades de generalização a partir das ações de ensino baseadas nesta teoria em uma unidade de ensino da educação física, com o conteúdo Atletismo. Trata-se de um experimento didático-formativo, de abordagem qualitativa, do tipo descritivo que atua ao mesmo tempo como método de investigação e de ensino experimental. O estudo foi desenvolvido com uma amostra de 30 participantes, estudantes de uma turma do ensino médio que frequentam as aulas de Educação Física do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, no Campus Valença do Piauí, com idades entre 14 e 17 anos. Os alunos participaram da realização de um experimento didático tendo o atletismo como conteúdo, utilizando os preceitos da teoria da atividade de estudo, baseada na solução de problemas, para cumprir as tarefas de estudo, através das ações determinadas, preconizadas por Davydov (1988) durante as 8 aulas. Os dados foram coletados também por meio da aplicação de um questionário diagnóstico, das anotações feitas em um diário de campo e da transcrição de entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstram indícios do pensamento teórico na formação dos conceitos do atletismo e avanços rumo à prática de movimentos corporais conscientes, sugerindo o ensino desenvolvimental de Davydov como uma possibilidade teórico metodológica na Educação Física no ensino médio e propõe-se que sejam feitos mais experimentos sobre o tema. Após a aplicação do experimento foi confeccionado um produto educacional na forma de um blog que será utilizado para divulgação e discussões sobre a teoria do ensino desenvolvimental na Educação Física.
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Developmental teaching has emerged as a methodological theoretical possibility that contributes to the development of theoretical thinking in different curricular components and teaching levels. The problem of this research consists in knowing how developmental teaching contributes to the development of theoretical thinking in high school students based on athletics as a content of body culture. The study aims to analyze the results of a didactic experiment with students in a teaching unit of Physical Education in high school based on the theory of developmental teaching, with athletics as content and from there to elaborate an educational product that represents the context of specific teaching and its possibilities of generalization from the teaching actions based on this theory in a teaching unit of physical education, with the content Athletics. It is a didactic-formative experiment, with a qualitative approach, of the descriptive type that acts at the same time as a method of investigation and experimental teaching. The study was developed with a sample of 30 participants, students from a high school class who attend Physical Education classes at the Federal Institute of Education Science and Technology of Piauí – IFPI, at Campus Valença do Piauí, aged between 14 and 17 years. The students participated in a didactic experiment with athletics as its content, using the precepts of the study activity theory, based on problem solving, to fulfill the study tasks, through determined actions, advocated by Davydov (1988) during the 8 classes. Data were also collected through the application of a diagnostic questionnaire, notes made in a field diary and transcription of semi-structured interviews. The results show evidence of theoretical thinking in the formation of athletics concepts and advances towards the practice of conscious body movements, suggesting Davydov's developmental teaching as a methodological theoretical possibility in Physical Education in high school and it is proposed that more experiments be carried out on the theme. After the application of the experiment, an educational product was made in the form of a blog that will be used for dissemination and discussions on the theory of developmental teaching in Physical Education.
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JOSÉ CLÁUDIO DE SOUSA WANDERLEY MONTEIRO
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TÊNIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA POSSIBILIDADE DIDÁTICA
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Orientador : AGUINALDO CESAR SURDI
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MEMBROS DA BANCA :
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AGUINALDO CESAR SURDI
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ALISON PEREIRA BATISTA
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LORETA MELO BEZERRA CAVALCANTI
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RUBIANE GIOVANI FONSECA
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TADEU JOAO RIBEIRO BAPTISTA
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Data: 23/08/2023
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A presença do esporte na Educação Física escolar resume-se basicamente às quatro modalidades em detrimento das demais, limitando o acesso dos educandos a conteúdos esportivos, como os esportes com raquetes. Assim, visualizamos no Tênis, a vivência de uma nova experiência esportiva. O objetivo desta pesquisa foi criar possibilidades para o ensino do tênis, adaptando espaço, regras, reciclando e/ou reaproveitando materiais, utilizando métodos modernos de ensino que contribuam para a aprendizagem das habilidades e lógica interna deste esporte, possibilitando o protagonismo e a autonomia do aluno, visto que, este conteúdo faz parte do nosso componente curricular, mas que seu ensino e aprendizagem se mantem “esquecido” no ambiente escolar, sob algumas conhecidas alegações como, desde a falta de materiais e espaços adequados, e a não vivência dos seus profissionais com este, além da predominância das tradicionais modalidades como conteúdos absolutos do esporte escolar. O presente estudo tem caráter descritivo, tipo relato de experiência. Este se deu ao longo das aulas de Educação Física que ocorreram na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anaíza Luiz Calixto, localizada no município de Patos (PB) - interior do sertão paraibano. Já o conteúdo selecionado para o presente estudo, foi o tênis em virtude da necessidade de possibilitar o ensino-aprendizagem desta modalidade não tradicional no desporto escolar por meio de uma visão didático/pedagógica e métodos contemporâneos de ensino. No final do desenvolvimento da pesquisa, concluímos que: 1- É possível o ensino deste conteúdo mesmo diante de contextos escolares carentes de espaço e de materiais; 2- Mesmo sendo um esporte não tradicional na Educação Física escolar, mostrou-se ser um conteúdo de grande aceitação pelos alunos; 3- Por suas características de ser um esporte ativo, individual ou em duplas, possibilitou o protagonismo e a autonomia do aluno na sua prática. Por fim, percebemos que o tênis é um conteúdo possível de ser ensinado mesmo diante dos empecilhos presentes no ambiente escolar e que possui características motivadoras no seu ensino-aprendizagem, na sua vivência.
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The presence of sport in Physical Education at school boils down to the four modalities to the detriment of the others, limiting students' access to sports content, such as racquet sports. Thus, we visualize in Tennis, the experience of a new sporting experience. The objective of this research was to create possibilities for teaching tennis, adapting space, rules, recycling and/or reusing materials, using modern teaching methods that contribute to learning the skills and internal logic of this sport, enabling the protagonism and autonomy of the student, since this content is part of our curricular component, but its teaching and learning remains “forgotten” in the school environment, under some well-known allegations such as, from the lack of adequate materials and spaces, and the non-experience of its professionals with this, in addition to the predominance of traditional modalities as absolute contents of school sports. The present study has a descriptive character, an experience report type. This took place during the Physical Education classes that took place at the Municipal Elementary School Anaíza Luiz Calixto, located in the municipality of Patos (PB) - interior of the Paraíba hinterland. The content selected for the present study was tennis due to the need to enable the teaching-learning of this non-traditional modality in school sports through a didactic/pedagogical vision and contemporary teaching methods. At the end of the research development, we concluded that: 1- It is possible to teach this content even in school contexts lacking space and materials; 2- Even though it is a non-traditional sport in Physical Education at school, it proved to be a content that was highly accepted by the students; 3- Due to its characteristics of being an active sport, individual or in pairs, it allowed the protagonism and autonomy of the student in its practice. Finally, we realized that tennis is a content that can be taught even in the face of obstacles present in the school environment and that it has motivating characteristics in its teaching-learning, in its experience.
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JOSÉ FÁBIO DE ALBUQUERQUE LIMA
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PROPOSTA DE ENSINO PARA A PRÁTICA DO FUTEBOL NO CONTEXTO DA ABORDAGEM CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA
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Orientador : RUBIANE GIOVANI FONSECA
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MEMBROS DA BANCA :
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AGUINALDO CESAR SURDI
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ALISON PEREIRA BATISTA
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ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
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MARIA IONE SILVA
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RUBIANE GIOVANI FONSECA
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Data: 25/08/2023
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A Educação Física escolar sofreu ao longo dos anos várias influências das práticas esportivas e de rendimento. O futebol é um dos esportes mais praticados nas aulas de Educação Física, porém sem muitas reflexões e questionamentos, e muitas vezes sem uma perspectiva metodológica clara e esvaziado de sentidos para estudantes do ensino fundamental. Sendo assim, o tema do referido estudo será “O ensino do futebol no contexto da abordagem crítica-emancipatória”. A abordagem crítico-emancipatória visa a formação de um sujeito crítico e emancipado, que possua autonomia e consciência para compreender os fenômenos e os contextos que permeiam a sociedade e para isso pretende criar um ambiente educacional, onde o aluno tenha a liberdade de criar, criticar e opinar. Dessa forma, a pesquisa procura refletir para além de aspectos técnicos, o que o futebol pode proporcionar para o desenvolvimento do indivíduo, proporcionando-o por meio deste esporte, desenvolver competências de autonomia, criatividade, interação social, competências objetivas e entre outras. O presente estudo tem como objetivo desenvolver uma proposta de ensino do futebol pautada na abordagem critico-emancipatória, em uma turma de 8º ano do ensino fundamental, analisando os desafios do professor para a aplicação de uma proposta de ensino crítico-emancipatória, assim como, junto aos estudantes da turma supracitada, vivenciando a prática esportiva na escola, em especial o futebol ao longo da trajetória escolar.Além disso, refletir e discutir sobre esta proposta, e o processo de ensino aprendizagem. Desse modo, este estudo será qualitativo, de natureza descritiva e exploratória porque se refere à compreensão de processos que ocorrem em uma dada instituição ou comunidade. Portanto, trata-se de um estudo de caso qualitativo, com pesquisa participante, onde há interação entre o pesquisador e os sujeitos envolvidos nas ações. O nosso universo de pesquisa será a escola Estadual Professor Manuel João, localizada no município de Grossos-RN, circunscrita na 12ª DIREC, vinculada a secretaria de educação do estado do Rio Grande do Norte onde farão parte do estudo os alunos regulamente matricualdo no 8° ano do ensino fundamental. A coleta de dados será realizada por meio do diário de aula dos estudantes, observando as atividades desenvolvidas durante as aulas na turma e registros no diário do pesquisador, com registros e anotações. Para a análise dos dados do presente estudo utilizaremos a modalidade temática da análise de conteúdo, onde as informações serão levantadas de forma qualitativa, através da observação dos participantes do estudo.
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School Physical Education has suffered over the years several influences from sports practices and performance. Soccer is one of the most prestigious sports in Physical Education classes, but without many reflections and questions, and often without a clear methodological perspective, devoid of meanings for elementary school students. Therefore, the theme of the study is “The teaching of football in the context of the critical-emancipatory approach”. A critical-emancipatory approach aims at the formation of a critical and emancipated subject, who had autonomy and awareness to understand the phenomena and contexts that permeate society and, for that, they intend to create an educational environment, where the student has the freedom to create, criticize and opine. In this way, the research seeks to reflect beyond the technical aspects, what football can provide for the development of the individual, providing it through this sport, to develop autonomy skills, creativity, social interaction, objective skills and others. The present study aims to develop a teaching proposal for football based on the critical-emancipatory approach, in an 8th grade elementary school class, analyzing the teacher's challenges for the application of a critical-emancipatory teaching proposal, as well as, together with the students of the aforementioned class, experiencing sports at school, especially football throughout the school trajectory. In addition, reflect and discuss this proposal, and the teaching-learning process. Thus, this study will be qualitative, descriptive and exploratory in nature because it refers to the understanding of processes that occur in a given institution or community. Therefore, it is a qualitative case study, with participatory research, where there is interaction between the researcher and the subjects involved in the actions. Our research universe will be the State school Professor Manuel João, located in the municipality of Grossos-RN, circumscribed in the 12th DIREC, linked to the secretary of education of the state of Rio Grande do Norte, where the students regularly enrolled in the 8th will be part of the study. elementary school year. Data collection will be carried out through the students' class diary, observing the activities developed during classes in the class and records in the researcher's diary, with records and notes. For the analysis of the data of the present study, we will use the thematic modality of content analysis, where the information will be raised in a qualitative way, through the observation of the study participants.
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BRUNA PATRÍCIA RAMOS DE SOUZA
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FÚTBOL CALLEJERO NA ESCOLA: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA A INCLUSÃO DE MENINAS
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Orientador : RUBIANE GIOVANI FONSECA
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MEMBROS DA BANCA :
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DIJNANE FERNANDA VEDOVATTO
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MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
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MARIA IONE SILVA
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PRISCILLA PINTO COSTA DA SILVA
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RUBIANE GIOVANI FONSECA
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Data: 28/08/2023
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As meninas sofrem com uma série de preconceitos que são arraigados socialmente, os quais adentram os muros do ambiente escolar e as afastam da prática. A extrema competitividade com que o esporte é trabalhado na escola, perpetuando a seletividade e a ideia de que os melhores devem se sobressair e ter mais participação, como também as divisões por gênero acabam minando aquelas e aqueles que por ventura se sintam incapazes ou com habilidades restritas para a prática de atividades físicas. Ao analisar as questões de gênero e protagonismo feminino na prática do futebol na escola e ao desenvolver uma unidade didática através do fútbol Callejero, pretende-se equilibrar a participação de ambos os gêneros nas aulas de Educação Física, como também exercitar autonomia e emancipação. Entendendo que a sala de aula pode ser o objeto de pesquisa, com indivíduos atuantes e protagonistas do estudo, a pesquisa participante é o instrumento ideal para avaliar a prática e modificar uma determinada realidade. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Miguel Mollick Italiano, situada do distrito de Piau, zona rural do município de Tibau do Sul, Rio Grande do Norte. A amostra da pesquisa se deu com alunos e alunas matriculados nos 9ºs ano do ensino fundamental II, com 18 alunos no total. Com base na análise de conteúdo foi feita a discussão dos dados coletados nas entrevistas, por meio da análise temática, fundamentada em Minayo (2014). Para a coleta de dados foram utilizados diários de campo e gravações das aulas. Para análise dos dados, além da análise de conteúdo dos diários de campo, também foi feita a observação através de filmagens e gravações. Observou-se através dos diários de campo, que ao longo da pesquisa os estudantes faziam diversas menções aos pilares base do fútbol Callejero: solidariedade, cooperação e respeito, como também houveram citações ao equilíbrio da participação feminina nas aulas. Ações de autonomia e protagonismo juvenil também aparecem no desenvolvimento da pesquisa. Conclui-se que os relatos conseguiram responder aos objetivos específicos desta pesquisa, indicando também a necessidade de mais estudos nesta área.
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Girls suffer from a series of prejudices that are socially ingrained, which penetrate the walls of the school environment and distance from practice. The extreme competitiveness with which sport is worked at school, perpetuating selectivity and the idea that the best should stand out and have more participation, as well as divisions by gender end up undermining those who by chance feel incapable or with skills restricted to the practice of physical activities. When analyzing gender issues and female protagonism in the practice of soccer at school and by developing a teaching unit through fútbol Callejero, it is intended to balance the participation of both genders in Physical Education classes, as well as exercising autonomy and emancipation. Understanding that the classroom can be the object of research, with active individuals and protagonists of the study, participant research is the ideal instrument to evaluate practice and modify a particular reality. The research will be accomplished at the Miguel Mollick Italiano Municipal School, located in the district of Piau, rural area of the municipality of Tibau do Sul, Rio Grande do Norte. The research sample will be performed with male and female students enrolled in the 9th year of elementary school II, with an estimated total of approximately 35 students. Based on the content analysis, the discussion of the data collected in the interviews will be carried out based on Minayo (1992), through thematic analysis. For data collection will be used field diaries and recording of classes. For data analysis, besides content analysis of field diaries, observations will also be made through filming and recording.
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ANTONIA GRASIELLI SANTIAGO RODRIGUES
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A Dança a partir do Ritmo nos Anos Iniciais: Uma proposta didática para estudantes de uma escola pública do município de Pacatuba/CE
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Orientador : MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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EMERSON LUIS VELOZO
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MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
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RUBIANE GIOVANI FONSECA
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Data: 30/08/2023
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Atividades relacionadas à Dança apesar de terem boa aceitação nas escolas desde a educação infantil ao ensino médio são pouco exploradas na Educação Física Escolar. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma proposta didática centrada na Unidade Temática – Danças, que possa subsidiar professores de Educação Física a planejar sobre o assunto, com uma turma de 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no município de Pacatuba/CE. Os participantes da experiência foram crianças de uma turma do 3º ano (manhã) da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Walney do Carmo Lopes no ano letivo de 2023. O trabalho teve caráter qualitativo, por relato de experiência descritivo, interpretando dados observados no processo de ensino-aprendizagem de uma sequência pedagógica. Os instrumentos para coleta de dados na pesquisa de campo foram um plano pedagógico de ação estruturado com oito momentos, um diário de campo da professora-pesquisadora e um portfólio de atividades realizadas pelos(as) alunos(as) durante as aulas. Os objetivos deste estudo foram alcançados, pois foi desenvolvida e experimentada uma sequência didática com crianças de uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. Elas conseguiram apresentar todas as atividades solicitadas mesmo sem conhecimento prévio pelo tema, partindo da ideia que eles mesmos construíram sobre dança a partir do ritmo. O que pode subsidiar e referenciar planejamentos futuros de professores de EFE. A sequência foi descrita com detalhes do que as crianças absorveram de entendimento sobre o assunto. As potencialidades desta pesquisa podem destacar que ela parte de algo que é intrínseco de todos os seres humanos, o ritmo. Constrói um conhecimento partindo do que os alunos conhecem. Os limites desta pesquisa se dão principalmente pelo tempo e a carga horária do componente curricular. Pela percepção da dança na/da escola para além das montagens de coreografias para evento. Experiência dos/das alunas sem restrições de gênero ou religião, que eles tenham o direito de conhecer amplamente executado. E que os sistemas de ensino federal, estadual e municipal possam contribuir na formação continuada dos/das professores/as de EF sobre a temática da dança na escola. As discussões se destacaram pelo fato das questões de gênero não afetarem a execução das atividades. Questões religiosas limitaram a participação de uma aluna. Cantigas de roda parecem estar reduzidas no repertório geral das crianças. A dança atraiu a atenção de alunos com deficiência intelectual. O senso comum ter se mostrado nos desenhos das crianças que se repetiram ao simbolizar cada estilo musical. Concluímos essa pesquisa afirmando que qualquer unidade temática e seus objetos de conhecimentos são possíveis de serem desenvolvidos através de planejamento e pesquisa.
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Dance-related activities, despite being well accepted in schools from kindergarten to high school, are little explored in School Physical Education. In view of this, the objective of this research was to develop a didactic proposal centered on the Thematic Unit - Dances, which can support Physical Education teachers to plan on the subject, with a 3rd year class of the Early Years of Elementary School in the municipality of Pacatuba/CE . The participants of the experiment were children from a 3rd year class (morning) at the Walney do Carmo Lopes School of Early Childhood Education and Elementary Education in the academic year of 2023. The work was qualitative in nature, based on a descriptive experience report, interpreting data observed in the process of teaching-learning of a pedagogical sequence. The instruments for data collection in the field research were a pedagogical plan of action structured with eight moments, a field diary of the teacher-researcher and a portfolio of activities carried out by the students during classes. The objectives of this study were achieved, as a didactic sequence was developed and experimented with children from a 3rd year class in the early years of elementary school. They were able to present all the requested activities even without prior knowledge of the subject, based on the idea that they themselves built about dance based on rhythm. What can subsidize and reference future planning of EFE teachers. The sequence was described with details of what the children absorbed from their understanding of the subject. The potential of this research can highlight that it starts from something that is intrinsic to all human beings, rhythm. Builds knowledge from what students know. The limits of this research are mainly due to time, the workload of the curricular component is short. For the perception of dance in/from the school beyond the choreography montages for the event. Student experience unrestricted by gender or religion that they have a right to know widely implemented. That the federal, state and municipal education systems can contribute to the continuing education of PE teachers on the subject of dance at school. The discussions stood out due to the fact that gender issues did not affect the execution of activities. Religious issues limit a student's participation. Nursery rhymes seem to be reduced in children's general repertoire. Dance attracts the attention of students with intellectual disabilities. Common sense was shown in the children's drawings that were repeated to symbolize each musical style. We conclude this research stating that any thematic unit and its objects of knowledge are possible to be developed through planning and research.
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ANA STELA PEREIRA DOS SANTOS
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Ginástica de conscientização corporal: uma experiência para o Ensino Fundamental
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Orientador : MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
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RUBIANE GIOVANI FONSECA
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ALISON PEREIRA BATISTA
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Data: 31/08/2023
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Atividades relacionadas às Ginásticas de Conscientização Corporal são pouco discutidas e exploradas nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, embora possam favorecer o autoconhecimento e propiciar reflexões críticas acerca do atual modelo econômico-social. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é apresentar e analisar uma experiência pedagógica centrada nas Ginásticas de Conscientização Corporal a partir do que é apresentado no Documento Curricular Referencial do Ceará para turmas de nono ano, apontando e refletindo acera de fragilidades e potencialidades observadas no processo. A pesquisa, de natureza aplicada com abordagem qualitativa, é pautada em um conjunto de onze relatos de experiência descritivo-exploratório com duas turmas de nono ano em uma escola pública de Fortaleza, no Ceará. Dos 71 alunos matriculados nas duas turmas, 32 concordaram em terem suas percepções, entendimentos, produções e sugestões compartilhadas nesta pesquisa. Um diário de campo da professora-pesquisadora, registros fotográficos, formulários de aperfeiçoamento semanais mais um conjunto de questionários respondidos pelos(as) alunos(as) foram utilizados como instrumentos de coleta de dados. Estes foram analisados de acordo com a proposta de Minayo para categorização de temática com pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados, inferência e interpretação das informações. Dentre várias fragilidades observadas na experiência, destacam-se as seguintes: a falta de um local silencioso, privativo com temperatura amena, materiais próprios de algumas ginásticas, livro didático para o aluno como suporte de discussões em sala e em atividades para casa; a sobrecarga tensional da professora diante da ausência de gestores para uma regular dinâmica escolar; ausência de formação continuada sobre o tema oferecida pela escola; tempo insuficiente para planejamento pedagógico; a insegurança da professora-pesquisadora diante da pouca experiência com algumas das ginásticas; o barulho advindo da agitação dos(as) alunos(as), o desinteresse, o bullying, dificuldades de concentração, nervosismo, preocupações extremas acerca do julgamento dos colegas e de questões familiares. O período menstrual das alunas mostrou ser um pertinente obstáculo, seja por dor ou por receio de gerar situação desconcertante. E, por fim, a existência de ambiente familiar e/ou comunitário ruidoso e não acolhedor junto a algumas atividades propostas para casa. Algumas potencialidades encontradas foram: o interesse demonstrado ao realizarem atividades diferenciadas pouco ou nunca realizadas antes relacionando-se com assuntos do cotidiano; a proposição de diferentes modos de avaliação de conhecimentos; o desenvolvimento da percepção de evoluções corporais e entendimentos acerca de como relacionar-se melhor uns com os outros; a utilização de recursos audiovisuais e textuais disponíveis gratuitamente na internet; a relação professora-aluno que facilitou o compartilhamento de modos de pensar, preferências, dificuldades, experiências e saberes; -e o acolhimento familiar junto às práticas corporais fora da escola, que fez com que estimulassem o autoconhecimento e propiciassem momentos afetivos. Ao final deste trabalho, entendo como importante o engajamento e aprofundamento de outros professores na discussão da temática, a fim de que melhores experiências escolares possam ser desenvolvidas.
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Activities related to Body Awareness Gymnastics are little discussed and explored in Physical Education classes in Elementary School, although they can favor self-knowledge and provide critical reflections on the current economic-social model. Therefore, the objective of this research is to present and analyze a pedagogical experience centered on Body Awareness Gymnastics based on what is presented in the Reference Curricular Document of Ceará for ninth grade classes, pointing out and reflecting on the weaknesses and potentialities observed in the process. The research, of an applied nature with a qualitative approach, is based on a set of eleven descriptive-exploratory experience reports with two ninth grade classes in a public school in Fortaleza, Ceará. Of the 71 students enrolled in both classes, 32 agreed to have their perceptions, understandings, productions and suggestions shared in this research. A field diary of the teacher-researcher, photographic records, weekly improvement forms plus a set of questionnaires answered by the students were used as data collection instruments. These were analyzed according to Minayo's proposal for thematic categorization with pre-analysis, material exploration, treatment of results, inference and interpretation of information. Among several weaknesses observed in the experience, the following stand out: the lack of a quiet, private place with a mild temperature, materials specific to some gymnastics, a textbook for the student to support discussions in the classroom and in homework activities; the tension overload of the teacher in the absence of managers for a regular school dynamic; lack of continuing education on the subject offered by the school; insufficient time for pedagogical planning; the insecurity of the teacher-researcher in face of the little experience with some of the gymnastics; noise from students' agitation, disinterest, bullying, difficulty concentrating, nervousness, extreme concerns about peer judgment and family issues. The students' menstrual period proved to be a relevant obstacle, whether due to pain or fear of generating a disconcerting situation. And, finally, the existence of a noisy and unwelcoming family and/or community environment along with some proposed activities at home. Some potentialities found were: the interest shown when carrying out different activities little or never carried out before relating to everyday matters; proposing different ways of assessing knowledge; the development of the perception of bodily evolutions and understandings about how to relate better with each other; the use of audiovisual and textual resources available free of charge on the internet; the teacher-student relationship that facilitated the sharing of ways of thinking, preferences, difficulties, experiences and knowledge; and the welcoming family together with body practices outside the school, which made them stimulate self-knowledge and provide affective moments. At the end of this work, I understand how important the engagement and deepening of other teachers in the discussion of the theme, so that better school experiences can be developed.
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ALLAN DE MEDEIROS PINHEIRO
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A EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Orientador : AGUINALDO CESAR SURDI
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MEMBROS DA BANCA :
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AGUINALDO CESAR SURDI
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ALISON PEREIRA BATISTA
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LORETA MELO BEZERRA CAVALCANTI
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RUBIANE GIOVANI FONSECA
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TADEU JOAO RIBEIRO BAPTISTA
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Data: 28/09/2023
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No último censo escolar realizado em 2022 o órgão responsável pela pesquisa informou a efetivação de 1,5 milhão de matrículas da educação especial o que em relação ao último censo equivale um aumento de 29.3%. apesar desse crescimento continuado as pesquisas na área da Educação Física Escolar Inclusiva ainda são escassas. Visto o potencial que a Educação Física possui para contribuir com a construção uma cultura inclusiva no chão das escolas, o presente estudo estabeleceu como objetivo geral relatar as experiências sobre a deficiência na Educação Física Escolar (EFE) e no esporte e como objetivos específicos: a) descrever as experiências com a deficiência e as diferenças na vida pessoal e na EFE, b) partilhar vivências pessoas e inclusivas em eventos esportivos e c) apresentar a percepção dos familiares e alunos acerca do fazer pedagógico deste discente pesquisador no chão da escola, no Ensino Fundamental no município de Natal/RN.Foi realizado uma pesquisa tipo relato de experiência de caráter descritivo, no lapso temporal entre 209 e 2023, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Berilo Wanderley, no CAIC Esportivo de Lagoa Nova (Centro de Desporto Escolar Geração 2000) e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Maria Ilka de Moura, setor oeste da capital potiguar, com o público da educação especial, 35 alunos, onde 20 eram do gênero masculino e 15 do gênero feminino. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram o Diário de Campo, registros fotográficos/vídeos e Questionário de Pesquisa. Aprovada com o parecer da plataforma Brasil nº 5.795.492, a estudo teve os resultados distribuídos em dois blocos: percepção dos alunos e percepção dos familiares quanto ao fazer pedagógico do professor pesquisador e o contexto inclusivo, ambos analisando as contribuições significativas e suas possibilidades de avanço. No tocante as considerações finais, constatou-se a importância da escola, da EFE, dos demais sujeitos da comunidade escolar e de políticas públicas efetivas, para que juntos seja edificada ou fortalecida uma cultura inclusiva no chão das escolas e contribua com um ensino significativo e de maior relevância social, visto que a inclusão é uma missão de toda a sociedade.
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In the last school census carried out in 2022, the agency responsible for the research reported the completion of 1.5 million enrollments in special education, which in relation to the last census is equivalent to an increase of 29.3%.despite this continued growth, research in the field of Inclusive School Physical Education is still scarce.Given the potential that Physical Education has to contribute to building an inclusive culture on the school floor, the present study established as a general objective to report the experiences on disability in School Physical Education (EFE) and in sport and as specific objectives: describe the experiences with the disability and the differences in personal life and in the EFE, b) share personal and inclusive experiences in sports events and c) present the perception of family members and students about the pedagogical work of this student researcher on the school floor, in TeachingElementaryin the city of Natal/RN.A descriptive experience report type research was carried out, in the time lapse between 209 and 2023, at the Municipal Elementary School Professor Berilo Wanderley, at CAIC Esportivo de Lagoa Nova (School Sports Center Geração 2000) and at the Escola Estadual de EnsinoFundamental Teacher Maria Ilka de Moura, west sector of the potiguar capital, with the public of special education, 35 students, where 20 were male and 15 female.The instruments used for data collection were the Field Diary, photographic/video records and the Research Questionnaire.Approved with the opinion of the Brasil platform nº 5.795.492, the study had the results distributed in two blocks: perception of the students and perception of the family members regarding the pedagogical work of the researcher teacher and the inclusive context, both analyzing the significant contributions and their possibilities ofadvancement.With regard to the final considerations, the importance of the school, the EFE, the other subjects of the school community and effective public policies was verified, so that together an inclusive culture is built or strengthened on the ground of the schools and contributes to a meaningful teaching andof greater social relevance, since inclusion is a mission for the whole of society
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JOHNYSON WEYNE DA SILVA COSTA
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PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: implementação de uma unidade temática em uma escola de ensino fundamental
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Orientador : PRISCILLA PINTO COSTA DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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AGUINALDO CESAR SURDI
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ANA RAQUEL MENDES DOS SANTOS
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BRUNO MEDEIROS ROLDAO DE ARAUJO
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PRISCILLA PINTO COSTA DA SILVA
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Data: 30/10/2023
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A temática da aventura sempre se encontra presente em diversos espaços na sociedade. Ultimamente, é na escola e com o nome de Práticas Corporais de Aventura que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) garante a presença desta unidade temática como conteúdo obrigatório nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental II. Com isso, o presente estudo teve como objetivo geral implementar uma unidade temática de PCA nas aulas de EF nas séries finais do ensino fundamental. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo pesquisa intervenção, com um público formado pelos estudantes de uma Escola Municipal de Tempo Integral, localizada na cidade de Fortaleza/CE. A proposta de intervenção pedagógica se deu em uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental II, composta por 35 alunos regularmente matriculados, e que concordaram com a participação mediante a assinatura dos termos de autorização de imagens, do Termo de Assentimento Livre e Esclarecido – TALE, por parte dos estudantes, e do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, por parte dos responsáveis. A unidade didática envolvendo as PCAs foi desenvolvida durante as aulas de Educação Física do segundo bimestre de 2023. Como instrumentos de pesquisa utilizou-se questionário, diário de campo e registro de fotos e vídeos na descrição e análise da intervenção. Através do desenvolvimento do estudo foi possível constatar a adesão dos estudantes as aulas de Educação Física da escola, bem como identificar as possibilidades de inserção das PCAs ao longo do processo de implementação e avaliação da unidade didática.
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The theme of adventure is always present in different spaces in society. Lately, it is at school and under the name of Adventure Body Practices that the National Common Curricular Base (BNCC) guarantees the presence of this body practice as a mandatory curricular component in Physical Education classes in Elementary School II. Therefore, the general objective of this study was to implement a PCA thematic unit in PE classes in the final years of elementary school. The research is qualitative in nature, of the action research type, with an audience made up of students from a Full-Time Municipal School, located in the city of Fortaleza/CE. The proposed pedagogical intervention took place in a class in the 8th year of Elementary School II, made up of 35 regularly enrolled students, who agreed to participate by signing the image authorization terms, the Free and Informed Assent Term – TALE, on the part of the students, and the Free and Informed Consent Form – TCLE, on the part of those responsible. The didactic unit involving the PCAs was developed during Physical Education classes in the third two months of 2023. As research instruments, a questionnaire, field diary and recording of photos and videos were used in the description and analysis of the intervention. Through the development of the study, it was possible to verify the students' adherence to the school's physical education classes, as well as identify the possibilities of inserting PCAs throughout the process of implementing and evaluating the teaching unit.
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VIVIANE CRISTINA NASCIMENTO DA SILVA BREUSTEDT
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RESSIGNIFICANDO A GINÁSTICA RÍTMICA: POSSIBILIDADES DE ENSINO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS
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Orientador : ELIZABETH JATOBA BEZERRA TINOCO
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MEMBROS DA BANCA :
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ELIZABETH JATOBA BEZERRA TINOCO
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PRISCILLA PINTO COSTA DA SILVA
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HOSANA CLÁUDIA MATIAS DA COSTA PEREIRA
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LORETA MELO BEZERRA CAVALCANTI
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Data: 31/10/2023
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Este trabalho é uma pesquisa social, de abordagem qualitativa, do tipo participante, que buscou compreender de que forma podemos inserir a Ginástica Rítmica na Educação Física Escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, foi proposto o desenvolvimento de uma unidade didática para o ensino da base de Ginástica Rítmica, nas aulas de Educação Física, para as turmas de 1º ao 3º do Ensino Fundamental Anos Iniciais, aproximando a modalidade das faixas de idade dos alunos. O universo dessa pesquisa foi definido com 80 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Professora Maria Luiza Alves Costa, e os participantes totalizaram 27 alunos após validação dos critérios de participação definidos. Os instrumentos de estudo escolhidos foram: o fichamento resumo, para (a) identificar, no universo da Ginástica, os elementos corporais básicos que fundamentam a vivência da GR na Educação Física Escolar; o diário de aula, para (b) estruturar e vivenciar experiências com os movimentos ginásticos nas aulas de Educação Física Escolar, associando brinquedos característicos da cultura infantil; e o questionário ilustrado para (c) avaliar o nível de satisfação dos alunos após às experiências da Ginástica Rítmica. A pesquisa foi dividida em 3 fases. Na fase exploratória, buscamos estabelecer relações sobre a vertente da Ginástica Rítmica e, na revisão de literatura, abordamos informações sobre a Educação Física brasileira, sua história, evolução e legitimação, para melhor compreender sua organização atual, suas particularidades, e ainda os fatos que contribuíram, direta e indiretamente, para a formação da Ginástica Rítmica, desde sua construção histórica até a chegada na escola, enquanto manifestação corporal integrante da Cultura de Movimento, rica em possibilidades pedagógicas e capaz de produzir conhecimento aos alunos, mas pouco desenvolvida nas aulas de Educação Física Escolar. A partir desses dados, iniciamos a segunda fase realizando o fichamento proposto no primeiro objetivo (a), que permitiu estruturar as experiências (b), que foram vivenciadas e registradas no diário de aula, gerando dados para a análise de conteúdo, na terceira fase. Nesta, foi utilizada a abordagem temática, utilizando o critério semântico, e seu desenvolvimento permitiu a elaboração de um Mapa Temático de Análise, que foi decisivo para a consolidação dos resultados encontrados. Como produto alcançado, esta pesquisa organizou os “Saberes Corporais da Ginástica Rítmica”, que permitiu propor os conteúdos, movimentos corporais e os elementos técnicos dos aparelhos para os 3 Anos Iniciais do Ensino Fundamental. E, por oportuno, ainda atingiu alto índice de satisfação dos participantes.
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This work is a social research, with a qualitative approach, of the participant type, which sought to understand how we can insert Rhythmic Gymnastics in School Physical Education in the early years of Elementary School. For this, it was proposed the development of a didactic unit for the teaching of the base of Rhythmic Gymnastics, in Physical Education classes, for the classes from 1st to 3rd of Elementary School Initial Years, bringing the modality closer to the age groups of the students. The universe of participants in this research was defined with 80 students from the 1st to the 3rd year of Elementary School, from the Professora Maria Luiza Alves Costa State School, and totaled 27 students after validation of the defined participation criteria. The study instruments chosen were: the summary form, to (a) identify, in the universe of Gymnastics, the basic body elements that underlie the experience of GR in School Physical Education; the class diary, in order to (b) structure and experience gymnastic movements in School Physical Education classes, associating toys characteristic of children's culture; and the illustrated questionnaire to (c) assess the level of satisfaction of the students after the experiences of Rhythmic Gymnastics. The research was divided into 3 phases. In the exploratory phase, we seek to establish relationships about the aspect of Rhythmic Gymnastics and, in the literature review, we address information about Brazilian Physical Education, its history, evolution and legitimation, to better understand its current organization, its particularities, and also the facts that contributed, directly and indirectly, to the formation of Rhythmic Gymnastics, from its historical construction to its arrival at school. as a bodily manifestation that is part of the Culture of Movement, rich in pedagogical possibilities and capable of producing knowledge to students, but little developed in School Physical Education classes. From these data, we started the second phase by making the form proposed in the first objective (a), which allowed us to structure the experiences (b), and were lived and recorded them in the class diary, generating data for content analysis in the third phase. In this study, the thematic approach was used, using the semantic criterion, and its development allowed the elaboration of a Thematic Map of Analysis, which was decisive for the consolidation of the results found. As a result, this research organized the "Body Knowledge of Rhythmic Gymnastics", which allowed to propose the contents, body movements and technical elements of the devices for the 3 Initial Years of Elementary School. And, as appropriate, it also reached a high level of satisfaction among the participants.
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JAMES FERNANDES DE MEDEIROS
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ENSINO DO BADMINTON NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: experimentando a concepção crítico-emancipatória numa escola pública municipal de Natal/RN
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Orientador : ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
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AGUINALDO CESAR SURDI
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PRISCILLA PINTO COSTA DA SILVA
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ALISON PEREIRA BATISTA
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Roseli Belmonte Machado
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Data: 15/12/2023
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O ensino dos esportes tradicionais hegemônicos nas aulas de Educação Física e a limitada diversificação dos seus conteúdos são importantes problemáticas na área. O ensino tradicional centrado nos esportes coletivos tradicionais pautado nos princípios do rendimento e da concorrência tem gerado a exclusão dos fracos em detrimento dos mais habilidosos. A reduzida diversificação dos conteúdos é apontada na literatura como motivo de evasão. Nesse sentido, o badminton apresenta-se como uma possibilidade de diversificação, sendo um esporte não tradicional, inclusivo e divertido. Assim, desenvolvemos o ensino do badminton na concepção Crítico-emancipatória, experimentando possibilidades educativas. Diante disso, a questão de estudo foi: como ensinar badminton nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental Anos Finais na perspectiva da Concepção Crítico-emancipatória? O objetivo geral: construir, aplicar e avaliar uma proposta de ensino do badminton nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental Anos Finais pautada na Concepção Crítico-emancipatória. Objetivos específicos: descrever as transcendências de limite desenvolvidas uma unidade didática de badminton; discutir possibilidades de desenvolvimento da competência educacional criativa; refletir as relações de gênero dos estudantes nas aulas de badminton na Educação Física Escolar e analisar percepções e sentimentos dos estudantes nas vivências nas aulas de badminton. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação de natureza descritiva-exploratória. O cenário foi a Escola Municipal Professor Zuza, Natal/RN, envolvendo as turmas de 8º ano A, B e C. Para isso, construímos uma unidade de ensino de badminton com 15 aulas de 60 minutos realizadas entre maio a agosto de 2023. As aulas foram realizadas em sala de aula, sala de vídeo e pátio interno. O planejamento pedagógico constituiu-se: reunião de socialização do projeto, avaliação diagnóstica e planejamento das aulas. Os instrumentos foram: questionários, diário de campo do estudante, registros imagéticos e observação participante. A pesquisa foi aprovada pelo CEP/UFRN, sob parecer de número 5.918.088 em 03 de maio de 2023. As respostas aos questionários diagnósticos revelaram que a maioria dos educandos desconhecem o badminton e que poucos já sabiam jogar. As anotações em diários de campo do estudante indicaram que, apesar da baixa devolutiva dos cadernos, foram obtidas reflexões escritas significativas sobre as aulas. Na observação participante foram verificados tensionamentos entre os corpos diante das relações de gênero, que foram minimizados por meio das problematizações e discussões. As respostas aos questionários da vivências apontaram que o badminton promoveu a participação efetiva de todos os indivíduos em aulas coeducativas. Ademais, as vivências geraram nos estudantes oportunidades: diversão, inclusão, interação social, criatividade, comunicação e coeducação. Com isso, consideramos que a unidade didática desenvolvida foi significativa na formação dos estudantes a partir do ensino do badminton, resultando em uma prática pedagógica exitosa, capaz de desenvolver nos estudantes novas aprendizagem, competências e capacidades educativas.
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The teaching of hegemonic traditional sports in Physical Education classes and the limited diversification of their content are important problems in the area. Traditional teaching centered on traditional team sports based on the principles of performance and competition has generated the exclusion of the weak at the expense of the more skilled. The reduced diversification of content is highlighted in the literature as a reason for evasion. In this sense, badminton presents itself as a possibility for diversification, being a non-traditional, inclusive and fun sport. Thus, we developed the teaching of badminton in a Critical-Emancipatory conception, experimenting with educational possibilities. Given this, the study question was: how to teach badminton in Physical Education classes in Elementary School Final Years from the perspective of the Critical-Emancipatory Conception? The general objective: to build, apply and evaluate a badminton teaching proposal in Physical Education classes in Elementary School Final Years based on the Critical-Emancipatory Conception. Specific objectives: describe the limit transcendences developed in a badminton teaching unit; discuss possibilities for developing creative educational competence; reflect the gender relations of students in badminton classes in School Physical Education and analyze students' perceptions and feelings in their experiences in badminton classes. This is qualitative action research of a descriptive-exploratory nature. The setting was the Escola Municipal Professor Zuza, Natal/RN, involving the 8th grade classes A, B and C. To achieve this, we built a badminton teaching unit with 15 60-minute classes held between May and August 2023. Classes were held in the classroom, video room and courtyard. The pedagogical planning consisted of: project socialization meeting, diagnostic assessment and class planning. The instruments were: questionnaires, student field diary, image recordings and participant observation. The research was approved by CEP/UFRN, under opinion number 5,918,088 on May 3, 2023. The answers to the diagnostic questionnaires revealed that the majority of students were unaware of badminton and few already knew how to play. Notes in the student's field diaries indicated that, despite the low return of notebooks, significant written reflections on the classes were obtained. In participant observation, tensions between bodies regarding gender relations were verified, which were minimized through problematizations and discussions. The answers to the experience questionnaires showed that badminton promoted the effective participation of everyone in co-educational classes. Furthermore, the experiences generated opportunities for students: fun, inclusion, social interaction, creativity, communication and co-education. Therefore, we consider that the didactic unit developed was significant in the training of students based on badminton teaching, resulting in a successful pedagogical practice, capable of developing new learning, skills and educational capabilities in students.
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