Apresentação

Histórico

Introdução

O Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte iniciou suas atividades com um curso de mestrado em 1995. Seu objetivo principal é a formação de profissionais de alto nível na área de computação, tanto para o ensino superior como para a pesquisa. O curso foi resultado de um processo de capacitação docente iniciado pelo Departamento de Informática e Matemática Aplicada em 1987.

Em dezembro de 1998, obteve a recomendação da CAPES, com o conceito inicial de 3.

A fim de melhorar o seu conceito a partir do triênio 2004, foram estabelecidas diversas regras, visando alcançar as exigências de qualidade do MEC, como a diminuição do tempo máximo de conclusão e o credenciamento anual dos docentes.

No primeiro semestre de 2007, o Programa submeteu à CAPES um projeto de Curso de Doutorado em Ciência da Computação. O projeto foi aprovado na 97a reunião do Comitê Técnico e Científico da CAPES, com o conceito 4. As atividades do Curso de Doutorado iniciaram em fevereiro de 2008. Em outubro de 2007, como resultado da avaliação do triênio 2004-2006, o PPgSC/UFRN recebeu conceito 4.

Durante dois triênios (2004-2006 e 2007-2009) o Programa recebeu o conceito 4, tendo sido, em ambas oportunidades, destacado nos Relatórios do Comitê de Área da Ciência da Computação que o PPgSC possui índices compatíveis com programas de nível 5. O conceito 5 foi concedido ao PPgSC na avaliação trienal 2010-2012.

 

Contato

Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de Ciências Exatas e da Terra
Departamento de Informática e Matemática Aplicada
Campus Universitário
Lagoa Nova
59078-970 Natal, RN

.
SECRETÁRIO
Daniel Oliveira - danieloliveira@dimap.ufrn.br / secretaria@ppgsc.ufrn.br
           Atendimento presencial de segunda a sexta, das 08 às 12h e das 14h às 18h.
.
Telefone:
(55) 84 3342 2225, ramal 115.
(55) 84 99193 6407 (Whatsapp)

COORDENAÇÃO
Nélio Cacho - neliocacho@dimap.ufrn.br
Bruno Carvalho - bruno@dimap.ufrn.br 
Telefone: (55) 84 99193.6129 (Whatsapp)

Email:
ppgsc@ppgsc.ufrn.br

Biblioteca Digital de Tese e Dissertações
Clique (aqui) para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
______________________________________

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DO PPgSC 

ENGENHARIA DE SOFTWARE

 Docentes:

Eduardo Henrique da Silva Aranha

Fernando Marques Figueira Filho

Leonardo Cunha de Miranda

Lyrene Fernandes da Silva

Marcia Jacyntha Nunes Rodrigues Lucena

Roberta de Souza Coelho

Uirá Kulesza

 

A linha de pesquisa de Engenharia de Software dedica-se a proposição e avaliação de técnicas, métodos e ferramentas que abordam problemas relacionados a melhoria da qualidade e
produtividade oriundos do processo de desenvolvimento e evolução de software. Os pesquisadores desta linha atuam nas seguintes áreas: engenharia de requisitos, arquitetura de software, testes de software, engenharia de software experimental, engenharia de linhas de produto de software, design de linguagens e interfaces de usuário, engenharia de sistemas colaborativos.

 

FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO

 Docentes:

Benjamin René Callejas Bedregal

Elaine Gouvea Pimentel

João Marcos de Almeida

Regivan Hugo Nunes Santiago

Umberto Rivieccio

 

A linha de pesquisa Fundamentos da Computação dedica-se à investigação dos fundamentos que regem as várias áreas da Ciência da Computação. A investigação desses fundamentos induz ao maior conhecimento de problemas computacionais e, portanto proporciona uma melhor engenharia das aplicações e de novos paradigmas de computação. Nesse contexto, estamos interessados na modelagem rigorosa de diversos tipos de incertezas e imprecisões presentes em problemas do mundo real e que são a fonte de potenciais aplicações; em lógicas não-clássicas que são motivadas por aspectos presentes em modelos de computação, como por exemplo: tolerância à inconsistência (lógica paraconsistente) em banco de dados, raciocínio aproximado (lógica fuzzy) usado em sistemas especialistas e outras aplicações; em teorias matemáticas úteis à ciência da computação (teoria de ordens parciais, continuidade, etc.); hipercomputabilidade; aplicações de geometria diferencial, discreta e computacional; etc. Outros tópicos abordados no seio do grupo são: criptografia, processamento digital de imagens, linguagens formais, demonstradores automáticos de teoremas, lógica modal, etc.

 

INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL E COMPUTAÇÃO VISUAL

 Docentes:

Anne Magaly de Paula Canuto

Bruno Motta de Carvalho

Elizabeth Ferreira Gouvêa Goldbarg

Leonardo Cesar Teonácio Bezerra

Silvia Maria Diniz Monteiro Maia

 

A linha de Inteligência Computacional e Computação Visual do PPgSC tem como objetivo a formação de recursos humanos de alto nível para contribuir efetivamente no desenvolvimento do conhecimento de fronteira em ciência nas áreas de Inteligência Computacional, Otimização e Computação Visual. Dentre as áreas abordadas, pode-se citar Aprendizado de Máquina, Inteligência Computacional e entretenimento digital, Otimização Combinatória mono e multiobjetivo, Computação Visual e Inteligência Computacional, Reconstrução de Imagens, Biometria e Segurança da Identidade, Sistemas de Realidade Virtual e Sistemas Multiagentes. As pesquisas são direcionadas a problemas reais em áreas tais como Petróleo e Gás, Energias Renováveis, transporte compartilhado em veículos, jogos, Biologia, Medicina, Odontologia, Geofísica, Geologia e Segurança Pública.

 

The main objective of this research group is the training of high level human resources to effectively contribute to the development of state of the art in the great areas of Graphics Processing (Visual Computing) and Computational Intelligence. Within the fields of interest, we highlight Machine Learning, Computational Intelligence, Image Processing, Computer Vision, Image Reconstruction from Projections, Biometrics and Identity Security, and Multiagent Systems.

 

 

LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO E MÉTODOS FORMAIS

 Docentes:

Carlos Alberto Olarte Vega

Marcel Vinícius Medeiros Oliveira

Martin Alejandro Musicante

Sérgio Queiroz de Medeiros

Umberto Souza da Costa

 

Esta linha de pesquisa tem como objetivo desenvolver e aplicar técnicas para aprimorar a
qualidade, produtividade e confiabilidade na produção de artefatos computacionais, tanto em
software quanto em hardware. A abordagem é através de linguagens de programação com
sintaxe e semântica definidas precisamente e de métodos de desenvolvimento rigorosos com um
embasamento matemático.

 

SISTEMAS INTEGRADOS E DISTRIBUÍDOS

 Docentes – Sub-área Sist. integrados:

Márcio Eduardo Kreutz
Monica Magalhães Pereira

Docentes – Sub-área Sist. distribuídos:

Augusto José Venâncio Neto (Redes de Computadores)

Everton Ranielly de Sousa Cavalcante

Gibeon Soares de Aquino Júnior

Nélio Alessandro Azevedo Cacho

Roger Kreutz Immich

Thais Vasconcelos Batista (Sistemas Distribuídos)


 

A linha de pesquisa Sistemas Integrados e Distribuídos envolve as áreas de Sistemas Integrados, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Os temas englobam o estudo e desenvolvimento de técnicas e metodologias para o projeto e aplicação de sistemas integrados, sistemas embarcados, bem como o projeto e desenvolvimento relacionados a redes e sistemas distribuídos. Os pesquisadores desta linha atuam nas seguintes áreas: Computação em Nuvem/borda, IoT, Computação Ubíqua, Computação móvel, Redes de Computadores, Internet do Futuro/5G, Redes móveis, Middleware, Comunicação Distribuída, Projeto de Sistemas de Computação, Sistemas Embarcados, Arquiteturas de Comunicação Intra-chip, Simulação em Hardware, Arquiteturas Reconfiguráveis e Linguagens para Descrição de Hardware.


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao