Apresentação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA – é uma proposta interdisciplinar, interinstitucional e intra-regional, da qual participam oito Universidades nordestinas (UFPI, UFC, UFRN, UFPB, UEPB, UFPE, UFS e UESC), que integram os Mestrados em Desenvolvimento e Meio Ambiente, autodenominados conjuntamente de Rede PRODEMA, que há mais de vinte anos qualifica recursos humanos em nível de Mestrado interdisciplinar na Região Nordeste (embora sejam avaliados individualmente pela CAPES). O que configura esses mestrados como Rede é que todos contêm disciplinas obrigatórias em comum (Tronco Comum), incluindo Seminários Integradores interinstitucionais anuais dos quais todas as IES do PRODEMA participam.

 

O Subprograma da UFRN, integrado à Rede e recomendado pela CAPES em 2004 (Of. nº 168/2004/CTC/CAPES), contempla o Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, que inclui 3 Linhas de Pesquisa:  RELAÇÕES SOCIEDADE-NATUREZA E SUSTENTABILIDADE; PLANEJAMENTO E GESTÃO E POLITICAS SOCIOAMBIENTAIS; TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Em 2011, com a criação da Área de Ciências Ambientais, o PRODEMA-Mestrado migrou para esta Área.

 

Este curso de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente tem por objetivo a formação de recursos humanos com capacitação técnico-científica para o exercício do magistério superior, integrando os diferentes saberes e competências para a formação de profissionais qualificados, bem como para realização de atividades de pesquisa voltadas para o equacionamento de problemas socioambientais em prol do Desenvolvimento Sustentável da Região Nordeste.

 

O PRODEMA/UFRN encontra-se sediado no Centro de Biociências na UFRN; no entanto, também integram esta proposta os seguintes centros: Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Centro de Ciências Exatas e da Terra, Centro de Tecnologia e Centro de Ensino Superior do Seridó.

 

TOTAL DE CRÉDITOS PARA TITULAÇÃO DE MESTRE

Disciplinas: 24 créditos (12 obrigatórios e 12 optativos) ou 360h (180h obrigatórias e 180 optativas)

 

ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS

Exame de Proficiência em Inglês (a ser realizado até o Exame de Qualificação),

Exame de Qualificação

Defesa de Dissertação

Estágio à Docência (obrigatório para bolsistas)

 

PERIODICIDADE DE SELEÇÃO: anual

 

 

Secretária: Érica Cristina de Sales Vaz

E-mail: prodemaufrn@yahoo.com.br

 


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao