PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Telefone/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst
Apresentação

 APRESENTAÇÃO

Em 2006, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do Departamento de Fisioterapia, apresentou a CAPES a proposta de criação do Curso de Mestrado Acadêmico na área de Fisioterapia, que foi aprovada e homologada pelo CNE (Portaria Nº 73- DOU19/01/2007-Parecer 267/2006 Pág 22 e 23,17/01/2007), sendo este, o primeiro da Região Norte-Nordeste e único da área fora do eixo Sul-Sudeste. Em 2012, foi submetida a proposta do Curso em nível de Doutorado que também foi aprovada e assim foi constituído o Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFIS). Desde sua criação, o PPGFIS tem estrutura acadêmica fundamentada em regime letivo semestral, com entrada anual de alunos. Atualmente, o PPGFIS tem na sua grade curricular, disciplinas únicas para os dois níveis oferecidos. O Mestrado tem 25 créditos e o Doutorado 40 créditos. A área de concentração é intitulada: Avaliação e Intervenção em Fisioterapia e as linhas de pesquisa são: Avaliação e Intervenção no Processo de Envelhecimento, Avaliação e Intervenção no Sistema Musculoesquelético, Avaliação e Intervenção no Sistema Nervoso e Avaliação e Intervenção nos Sistemas Cardiovascular e Respiratório. Nessa perspectiva, o PPGFIS possui seu princípio norteador baseado nos processos de avaliação e intervenção atuais da atuação fisioterapêutica nos diferentes níveis de atenção à saúde, e possui importante papel no enfrentamento do desequilíbrio regional brasileiro no tocante à formação de recursos humanos qualificados para a área da Fisioterapia. Seu pioneirismo e constante evolução produtiva, expressa sua importância enquanto programa da área 21 da CAPES.

A potencialidade do PPGFIS está refletida na formação com qualidade reconhecida de mestres e doutores em Fisioterapia, sendo observado na absorção destes profissionais pesquisadores pelas instituições de ensino e pesquisa de todo território nacional, e mesmo por entidades internacionais no exterior. Importante ressaltar também a formação, multiplicidade e cooperação de grupos de pesquisa coordenados por egressos do programa, e no impacto cada vez maior do número e qualidade de publicações em periódicos científicos reconhecidos internacionalmente. Alinhado ao Programa de Desenvolvimento Institucional da UFRN, o PPGFIS ao longo do tempo desenvolveu importantes ações que resultaram em impactos nas dimensões educacional, científico, sociocultural e tecnológico-econômico. Tais impactos são a consequência de ações e produtos que resultam de um planejamento estratégico de cada laboratório de pesquisa, dos docentes do programa e dos discentes engajados nas ações propostas em suas teses e dissertações. Assim, o PPGFIS tem se tornado importante referência como programa de Pós-Graduação com inserção científica local, regional, nacional e internacional, com uma expressiva capacidade evolutiva observada pelo volume de recursos financeiros captados pelo professores em agências de fomento nacionais e internacionais; a produção científica dos docentes e discentes em revistas de alto impacto; o estabelecimento de cooperações e intercâmbios com universidades nacionais e internacionais; a participação de professores bolsistas de produtividade em comitês de avaliação de agências de fomento e corpo editorial de importantes revistas da área da Fisioterapia e afins; entre outras atividades.

 

OBJETIVOS

De acordo com o Art. 1o do REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DA UFRN, Anexo da Resolução no 124/2019-CONSEPE, de 10 de setembro de 2019, o objetivo do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte é a formação de Mestres e Doutores na área de Fisioterapia, aptos a atuarem como docentes e pesquisadores em Centros de Pesquisa e em Instituições de Ensino Superior. Ainda como parte dos objetivos, consideram-se os seguintes itens: I - incentivo ao aumento da produção científica do Departamento de Fisioterapia da UFRN e do Centro de Ciências da Saúde da UFRN; II - promoção do intercâmbio com outras unidades acadêmicas, da UFRN, IES brasileiras e do exterior, interessadas na produção do conhecimento científico na área da Fisioterapia.

 

 PERFIL DO EGRESSO

O perfil da formação do Mestre e Doutor em Fisioterapia formado pela UFRN será norteado pelos seguintes aspectos: I - formação na área de concentração de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia, com aplicação de conhecimento específico nas diversas áreas de atuação da fisioterapia; II - sólida formação básica e específica quanto aos aspectos pertinentes à pesquisa em Fisioterapia; III - domínio de instrumentos metodológicos aplicáveis à pesquisa do movimento humano; IV - multi e interdisciplinaridade do conhecimento; V - formação acadêmica para atuação na docência e na pesquisa.

 

E-mail: ppgfis@ccs.ufrn.br / coord.ppgfis@gmail.com / pos.fisioterapia.ufrn@gmail.com

Fone: 55 84 3342-2385 - ramal: 502

Celular da secretaria: 55 84 99193-6246

 

 


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - SILVANA ALVES PEREIRA

    Telefone/Ramal: (84) 3342-2002

    Telefone/Ramal 2: (84) 9940-14645

    E-mail: pos.fisioterapia.ufrn@gmail.com

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao