Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), surgiu originalmente como Mestrado em Antropologia Social, aprovado pelo Parecer 175/78-CONSEPE/UFRN, e iniciou o seu funcionamento em 1979.

Em 1982, o curso foi transformado em Mestrado em Ciências Sociais, aprovado pelo Parecer 224/82-CONSEPE/UFRN, com duas áreas de concentração: "Antropologia" e "Sociologia".

Em 1988, o seu corpo docente optou por uma nova modificação no curso: o Mestrado em Ciências Sociais passou a funcionar tomando por base uma identidade temática, com uma área de concentração denominada "Desenvolvimento Regional".

Em 1993, quando docentes do Departamento de Ciências Sociais retornam à UFRN com o seu doutorado concluído e novos professores com doutorado são contratados, o curso de Mestrado passa por uma ampliação, passando a ter duas áreas de concentração: "Desenvolvimento Regional" e "Cultura e Sociedade". A partir desse período, criam-se bases de pesquisa sob a coordenação dos docentes do programa, congregando alunos da graduação, mestrandos, doutorandos e pesquisadores associados de outros Departamentos da UFRN e outras IES.

Em 2001, o programa decide ampliar o seu campo de atuação com a criação de um curso de doutorado, transformando o Mestrado em Ciências Sociais em um Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, com duas áreas de concentração: "Cultura e Representações" e "Desenvolvimento Regional". Esta mudança deveu-se a fatores internos e externos. As transformações internas compreendem a crescente titulação dos seus docentes e a constante integração de novos pesquisadores no seu quadro permanente. Por fatores externos entendemos os novos desafios colocados para o ensino superior brasileiro e para os Programas de Pós-Graduação, particularmente nas áreas de Sociologia e Ciências Sociais.

No ano de 2007, o Colegiado Pleno do PPGCS aprovou uma nova reformulação das áreas de concentração: substituiu-se "Desenvolvimento Regional" e "Cultura e Representações" por "Política, Desenvolvimento e Sociedade" e "Dinâmicas Sociais, Práticas Culturais e Representações", respectivamente.

Desde o momento em que passou a um Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, tem-se a evidência de que o Curso de Mestrado ganhou impulso, na medida em que se promoveu integração entre doutorandos e mestrandos, através de uma nova estrutura curricular (com tronco comum teórico e metodológico de um conjunto de disciplinas para os cursos de Mestrado e Doutorado) e de suportes acadêmicos, principalmente de espaços formais de discussão (núcleos, bases de pesquisa e grupos ad hoc de discussão por tema ou por autor, grupos de orientandos de um dado professor), garantindo com isso uma maior circulação de ideias no interior do corpo discente e entre este e o corpo docente.

O Curso de Graduação passou a beneficiar-se também com essa nova configuração da Pós-Graduação na medida em que se pôde estimular a maior integração entre alunos da Pós-Graduação e da Graduação, sobretudo através das atividades de pesquisa que foram sendo incrementadas. Um dos impactos mais positivos das atividades da Pós-Graduação no curso de Graduação em Ciências Sociais é a contribuição dos bolsistas no estágio docência. Além disso, nossos pós-graduandos têm participado regularmente das bancas de monografias do curso de Graduação em Ciências Sociais da UFRN.

Desde 2012, o PPGCS deliberou pela extinção das áreas de concentração anteriormente existentes e, a partir de então, definiu uma área de concentração geral (Ciências Sociais) e aprovou a estruturação exclusiva em linhas de pesquisa, por se ajustar melhor ao princípio de um Programa multidisciplinar (Sociologia, Antropologia e Ciência Política). Atualmente, os professores estão nuclearizados em quatro linhas de pesquisa: COMPLEXIDADE, CULTURA, PENSAMENTO SOCIAL; DINÂMICAS E PRÁTICAS SOCIAIS; ESTADO, GOVERNO E SOCIEDADE; e TERRITÓRIO, DESENVOLVIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS.


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao