Últimas Notícias

Nenhum conteúdo disponível até o momento

Apresentação do Departamento

A Escola de Saúde da UFRN é a Unidade Acadêmica Especializada em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, criada em 1955, que atua em todos os níveis da formação profissional em saúde no Rio Grande do Norte, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo, assim, para a qualificação da atenção e da gestão do Sistema Único de Saúde.

Tem como missão promover a profissionalização cidadã de educandos para atuarem em diversos níveis de atenção à saúde, de forma integral e crítica, considerando os princípios éticos, técnicos, políticos e humanos, na perspectiva de contribuir para a melhoria das condições de saúde da população.

Infraestrutura


A estrutura física da ESUFRN é composta de espaços destinados à administração da Direção Geral e Vice Direção Geral; Direção acadêmica e Coordenações de Pesquisa, Estágio e Extensão; Cursos Técnicos, de Graduação e de Pós-Graduação.

O ensino teórico-prático é operacionalizado em salas de aula e em ambientes que proporcionem o desenvolvimento de habilidade técnicas, e, no contexto da realidade do trabalho em saúde, em Serviços de Saúde.

Possui Laboratório de Habilidades Práticas em Saúde, Laboratório de Informática, Laboratório de Vigilância em Saúde, Laboratórios de Corporeidade e Promoção da Saúde; salas de aula, auditório, biblioteca setorial, salas para docentes, sala de reunião, sala de pesquisa, copas, banheiros, almoxarifados e área de circulação e apoio a informática, totalizando 2.435,56m² de área construída. Todos os ambientes são equipados.

Trajetória Histórica


Escola de saúde da UFRN - ESUFRNA Escola de Saúde da UFRN foi criada em dezembro de 1955 como Escola de Auxiliares de Enfermagem de Natal, vinculada à Sociedade de Assistência Hospitalar (SAH) e mantida inicialmente pela Fundação Sesp. As atividades começaram a ser desenvolvidas na Maternidade Escola Januário Cicco sendo, posteriormente, transferidas para o Hospital Universitário Onofre Lopes, tendo à frente dos seus trabalhos, como diretora, a enfermeira Maria de Lourdes Lopes.

Escola de saúde da UFRN - ESUFRNAinda nos anos 50, a Escola de Auxiliares de Enfermagem de Natal passou a funcionar na Avenida Nilo Peçanha, em Petrópolis, ainda liga da à SAH. Em outubro de 1960 a Escola foi reconhecida pelo Governo Federal através do Decreto 49.120-A e, em janeiro de 1964, foi incorporada à UFRN, conforme Resolução do Conselho Universitário (Consuni) 02/64.

Escola de saúde da UFRN - ESUFRNNa década de 70, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 5.692/71 instituiu as habilitações de Técnico e Auxiliar de Enfermagem que, no Rio Grande do Norte, foram implantadas, inicialmente, em escolas da rede estadual, expandindo-se posteriormente para a rede privada, sendo desenvolvidas através de convênios com a Escola de Auxiliares de Enfermagem de Natal.

Escola de saúde da UFRN - ESUFRNNo ano de 1973, foi criado o curso de graduação em Enfermagem que passou a ser ofertado com infraestrutura e pessoal da Escola de Auxiliares de Enfermagem de Natal que, apesar das dificuldades para dar conta de todas as atividades, continuou ofertando cursos de auxiliares de enfermagem, uma vez que esta era a única escola pública que atendia à demanda aberta na capital potiguar.

Em 1996, a Escola de Auxiliares de Enfermagem de Natal filiou-se ao Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf), órgão permanente de coordenação das Escolas. Em setembro de 1997, a Escola foi reestruturada, conforme Resolução nº 057/97 do Conselho Administrativo (Consad) da UFRN, o que lhe assegurou autonomia financeira e pedagógica, bem como impulsionou a reorganização didática e administrativa.

Escola de saúde da UFRN - ESUFRNA LDB 9.394/96 resultou em profundas mudanças no ensino profissionalizante e, em 1999, seguindo mais uma resolução do Consad/UFRN, a Escola passou a denominar-se Escola de Enfermagem de Natal (EEN). A alteração levou à construção do Projeto Político Pedagógico que possibilitou a elaboração da proposta pedagógica do Curso Técnico em Enfermagem, reconhecido através da Portaria nº 219 de 11/12/2003, publicada no Diário Oficial da União em 17/11/2003.

A partir de abril de 2004, a Escola passou a desenvolver suas atividades no Complexo de Enfermagem do Campus Universitário, onde vem ampliando a oferta de cursos nos três níves de ensino: técnico, graduação e pós-graduação, fortalecendo e desenvolvendo seu Projeto Político Pedagógico, e traçando metas direcionadas à formação de pessoal da saúde e consolidação do SUS.

Escola de saúde da UFRN - ESUFRNNo dia de 22 de maio de 2015, através da Resolução nº 008/15 do Conselho Universitário (CONSUNI), a Escola tornou-se Unidade Acadêmica Especializada em Educação Profissional em Saúde, passando a denominar-se Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – ESUFRN.

De acordo com o Estatuto da UFRN, “as Unidades Acadêmicas Especializadas destinam-se a cumprir, isolada ou conjuntamente, objetivos especiais de ensino, pesquisa e extensão que, por sua complexidade, requeiram estrutura administrativa própria compatível com suas atividades”. Ser Unidade Acadêmica Especializada é o reconhecimento de toda a trajetória desta Escola, que a mais de 60 anos vem construindo a história no ensino profissional da saúde no Rio Grande do Norte.

Sobre o Ensino


A Escola de Saúde oferece cursos nas modalidades presencial, semipresencial e de Educação à Distância nos níveis: técnicos e pós-técnicos; de graduação e pós-graduação de forma regular e por meio de programas de formação inicial e continuada de trabalhadores. Os cursos técnicos ofertados atualmente de forma regular são: Técnico em Agente Comunitário de Saúde; Técnico em Enfermagem; Técnico em Registro e Informações em Saúde; Técnico em Vigilância em Saúde e Técnico em Massoterapia, através de processo seletivo anual desenvolvido pelo Núcleo Permanente de Concursos da UFRN (Comperve). As ofertas de cursos pós-técnicos são oferecidas de forma sazonal, por demanda. No nível de graduação, dispõe do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar com entrada por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Na pós-graduação Stricto Sensu, a Escola de Saúde da UFRN oferta o Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação com seleção anual por meio do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade (PPGSES). Já em nível Lato Sensu, oferta, por demanda, especializações variadas nas áreas de Assistência em Saúde e Gestão em Saúde.

Além do desenvolvimento de suas atividades regulares, a ESUFRN partiicpa de programas e projetos de formação e de educação permanente junto ao Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde (MS). Neste contexto, a Escola busca estabelecer relações de parcerias com instituições públicas e privadas, através de contratos e convênios, visando o desenvolvimento da Educação Profissional em Saúde, na oferta de programas e projetos de formação e educação permanente, de estudos e pesquisas, de cooperação técnica e outras atividades que contribuam para a realização da sua missão social.

 
Chefia do Departamento:
Não informado
Telefone(s):
Não informado
Endereço Alternativo:
https://escoladesaude.ufrn.br/

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao v4.12.18