ARTES/CCHLA

DEPARTAMENTO DE ARTES

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES


    Últimas Notícias

22/03/2024 Artista visual Geovana Grunauer realiza exposição “Corpos Cerceados”
20/03/2024 Deart realiza nova edição do Jam Session
18/03/2024 Convocatória Bienal Sur para edição 2025
05/03/2024 NAC expõe GUAP: Visitando o Passado e Construindo o Futuro
05/03/2024 Deart promove curso de especialização Artes pelos Sentidos

Apresentação do Departamento

Apresentação:

O Departamento de Artes do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN dispõe de três cursos de graduação em Licenciatura, Artes Visuais (Manhã e Tarde), Dança (Noite) e Teatro (Manhã), e dois programas de pós-graduação, PPGArC e ProfArtes (Mestrado Profissional). Com forte vocação para a área de ensino, pesquisa e extensão em artes, o Deart apresenta ao longo do ano diversos espetáculos e oficinas abertos ao público externo e a comunidade interna da UFRN, que podem ser apreciados no Teatro Laboratório Jesiel Figueiredo, nas salas de aula e no Anfiteatro aberto do Departamento. Já a Galeria Laboratório do Deart, apresenta exposições com trabalhos de discentes e docentes a cada quinze dias. Os prédios Principal e Anexo ficam situados ao lado da BR-101, Av. Sen. Salgado Filho, n. 3000, entre o DAS e a Comperve, próximo ao Anfiteatro da UFRN e do Natal Shopping.

Histórico:

O Departamento de Artes (DEART) é vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e tem como marco inaugural a aprovação da criação do curso de Educação Artística por meio das Resoluções 42/1975-CONSUNI e 72/1975-CONSEPE, ambas de 01 de agosto de 1975. O primeiro currículo da Licenciatura em Educação Artística foi aprovado em 29 de dezembro de 1976, por meio da Resolução 139/1976-CONSEPE.

Criado durante a segunda década do período da ditadura militar iniciado em 1964, a formalização do curso de Educação Artística obedeceu a uma política de expansão universitária do governo federal, conforme consta na Resolução 72/1975-CONSEPE citada, e teve seu primeiro currículo em consonância com o parecer do professor Valnir Chagas, da UFC/UNB, um dos mais orgânicos intelectuais da ditadura militar de 1964.

A primeira graduação na área de Artes da UFRN, conforme Resolução 72/1975-CONSEPE e seguindo a Lei n.º 5692/71, de 11 de agosto de 1971 (LDB), foi uma Licenciatura em Educação Artística (curta) com duas habilitações: Desenho e Música.

Em 1978, foi acrescida a habilitação em Artes Plásticas e, a partir de 1980, o referido curso de Educação Artística passou a ser uma Licenciatura Plena com as seguintes habilitações: Artes Cênicas, Artes Plásticas, Desenho e Música.

A partir de 2005, seguindo a proposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 (LDB), o ensino de Artes foi segmentado de acordo com as especificidades de cada linguagem artística e o DEART passou a abrigar as seguintes Licenciaturas: Artes Visuais (2005), Teatro (2006) e Dança (2008). Também em 2008, o Departamento de Artes propôs a criação do Bacharelado em Design, desvinculado do DEART quando da criação do Departamento de Design - DDGN (2020).

Além do histórico de trabalho em cursos de graduação, desde 2010, docentes do Departamento de Artes propuseram a criação de três Programas de Pós-Graduação (strictu sensu): Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (2010) e Mestrado Profissional em Artes – ProfArtes (2014) e Programa de Pós-Graduação em Design (2010).

Importante ressaltar que com o investimento em educação (infraestrutura e ampliação do quadro de servidores docentes e técnicos) ocorrido por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, o Departamento de Artes ampliou sua área de atuação e, juntamente com o Departamento de Design, ocupa hoje um dos mais importantes espaços da UFRN, pois está situado às margens da BR 101 e serve de porta de entrada à universidade. Com uma área de aproximadamente 4.000m², o DEART possui um enorme potencial para aproximar a comunidade do ambiente acadêmico, pois os conhecimentos manejados nos diversos espaços do DEART e nas três áreas que atualmente compõem o departamento (Artes Visuais, Dança e Teatro) operam com a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e vinculam no aprender/ensinar o equilíbrio entre razão e emoção.

Como elo que liga a universidade à cidade, o DEART é uma porta de entrada para a UFRN que indica que o conhecimento ocorre na interação entre lógica e sensibilidade. E o conhecimento produzido por meio dos artistas-docentes do DEART através de ações de ensino, de pesquisa e de extensão - em artes visuais, em dança e em teatro, além de agir na potencialização das experiências individuais, é uma forma de equilibrar o tecido social.

Contatos:

Chefia de Departamento

Prof.ª Dr.ª Bettina Rupp (Chefe)

Prof. Dr. Marcílio de Souza Vieira (Vice-Chefe)

email: chefia.deart@gmail.com

Telefone: (84) 9922-40051

 

Secretaria Administrativa

Equipe: Francisco Lucena

Telefones: (84) 3342-2340 (Opção 3) e (84) 99193-6131 (Secretaria Administrativa)

email: chefia.deart@gmail.com ou dep.artes.ufrn@gmail.com 

 

Assessoria técnica

Equipe: Rafael Keller

email: adm.deart@cchla.ufrn.br

 

Setor de TI

Equipe: Tales Silva

email: deart.sti@gmail.com

 

Secretaria Acadêmica Integrada de Graduações em Artes e Design

Chefe do setor: Amauri Araújo

email: secgraduacoes.artesedesign@gmail.com

 

Biblioteca Setorial do Departamento de Artes

Equipe: Josiane Mello

email: bibliotecadeart@gmail.com


Núcleo de Apoio Pedagógico - NAP

Equipe: Jorge Nascimento

email: nap.deart@gmail.com

 

Supervisão Acadêmica

Equipe: Daniela Emídio

email: supervisaododeart@gmail.com

 

Galeria Laboratório do Deart

Coordenadora: Prof.ª Dra. Patrícia Teles

email: patricia.teles@ufrn.br


Estúdio de Dança Edson Claro

Coordenador: Sávio de Luna

email: saviodeluna@hotmail.com

 

Teatro Laboratório Jesiel Figueiredo

Coordenador: a definir

email: a definir

 

Secretaria Pós-Graduação em Artes: PPGArC / ProfArtes / PPGAV

Equipe: Yuri Freire

email: sec.pos.artes.design@gmail.com


 

Informações sobre Docentes, Cursos atendidos e Programas de Pós-Graduação: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/home.jsf


 

Localização no mapa:

https://osm.org/go/PT3vJ_qsg--?layers=N&m=

Chefia do Departamento:
BETTINA RUPP
MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
Telefone(s):
3215.3550
Endereço Alternativo:
http://www.deart.ufrn.br/

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao v4.12.15