Apresentação

O Curso de Graduação em Ecologia da UFRN foi criado em 2002, sendo o primeiro curso de ecologia de uma universidade federal brasileira. Atualmente, está entre os melhores cursos de Ecologia do Brasil, sendo classificado como 5 estrelas pelo Guia do Estudante da Editora Abril. A Estrutura Curricular e o Plano Político Pedagógico do curso foram completamente atualizados recentemente.

O corpo docente possui grande excelência, sendo fundamentalmente constituído por Doutores formados nas melhores universidades nacionais e estrangeiras. Na avaliação institucional discente, os alunos atribuem aos professores da ecologia, em média, nota nove. Os professores de Ecologia atuam também no Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFRN, desenvolvendo pesquisas em cooperação com diversos laboratórios do mundo. O ambiente social do Curso é bastante informal, havendo uma grande integração entre alunos de graduação, mestrandos, doutorandos, pos-doutorandos e professores da Ecologia. Semanalmente, os alunos da graduação podem participar do BIOFÓRUM, um fórum aberto aonde discute-se pesquisas em andamento.

O Curso de Ecologia é integralmente ministrado em um espaço físico moderno, contendo dezenas de salas equipadas com ar condicionado e aparelho de projeção. Em janeiro de 2014, será inaugurado um prédio com diversos laboratórios didáticos exclusivos do Curso de Ecologia, inclusive um novo Laboratório de Modelagem Ecológica contendo 40 computadores. Além disto, no prédio será instalado o novo Departamento de Ecologia, com espaço físico adequado para os docentes. Todos os espaços da ecologia possuem acessibilidade.

Os alunos do curso têm amplo acesso a literatura atualizada, seja fisicamente na Biblioteca Central Zila Mamede, seja através do Portal CAPES. Além disto, a UFRN conta com um sistema moderno de gerenciamento acadêmico, denominado SIGAA, através do qual se dá a comunicação eletrônica entre os alunos e seus professores, disponibilização dos materiais didádicos, avaliações, blogs e muito mais.

Os laboratórios de pesquisa de Ecologia da UFRN absorvem um grande número de alunos de Iniciação Científica com Bolsas do CNPq e CAPES, além de estagiários voluntários, sendo que esta experiência contribui enormemente para a formação profissional dos alunos. Além disto, o Curso de Ecologia tem enviado diversos alunos do Curso para estudarem no exterior através do Programa Ciência sem Fronteira da CAPES.

Para aproximar os alunos do mercado de trabalho, foi criada a Empresa Júnior do Curso de Graduação em Ecologia - UFRN, denominada ECOSIN Soluções Ambientais, sendo a primeira empresa junior na área de Ecologia (http://www.ecosinsolucoesambientais.blogspot.com.br). Na ECOSIM, os alunos prestam serviços relacionados com demandas na área de meio ambiente, sob orientação de professores do curso de Ecologia, e tem uma grande vivência em uma empresa de consultoria e gestão ambiental de verdade, desenvolvendo o empreendedorismo.

O Ecólogo é um profissional versátil que atua em diversas áreas, incluindo pesquisas científicas para compreensão da biodiversidade biológica, manejo das populações naturais, conservação da biodiversidade e diagnóstico e resolução de problemas ambientais locais, regionais e mundiais.

Coordenação do Programa: RENATA DE FATIMA PANOSSO

Telefone/Ramal: (84) 91936002 | (84) 32153408

E-mail: rpanosso@cb.ufrn.br

Título do Profissional: Nenhum conteúdo disponível até o momento Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Biológicas Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 02/01/2014 - 19/01/2014 · Matrícula para o período 2014.1.
  • 27/01/2014 · Início do período letivo 2014.1.
  • 02/07/2014 - 12/07/2014 · Matrícula para o período 2014.2.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2014 - UFRN - sistemas1b.info.ufrn.br.sistemas1bi2