Presentation

BASES FISIOLÓGICAS PARA AVALIAÇÃO E PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

 

A Universidade, como lugar privilegiado para formação de profissionais e pesquisadores e para a produção do conhecimento, pode contribuir para o processo de criação de novos modos de convivência com os saberes. Daí a importância da realização de cursos que possam abranger diferentes áreas do conhecimento como os que se aglutinam em torno dos estudos do Exercício Físico e da Saúde.

 

O Curso de Especialização em Bases Fisiológicas para Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos do Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte apresenta características multidisciplinares envolvendo docentes de diferentes centros acadêmicos e instituições. Destina-se ao aprimoramento da competência acadêmico-profissional nessa área, assumindo ao mesmo tempo a postura de que a produção e avaliação do conhecimento em Educação Física, no ambiente profissional, não devem depender, estritamente, da produção de mestres e doutores, nos intramuros da Universidade, mas também, de profissionais que possuam conhecimento especializado e competência suficiente para detectar as demandas e necessidades da sociedade, no setor de serviços relacionados à aplicação e sistematização de programas de exercícios físicos, em diversos segmentos.

 

Assim, é preocupação deste curso propiciar ao especializando uma instrumentalização para otimização de seu conjunto de conhecimentos e competências, possibilitando-lhe uma melhor compreensão e ampliação de sua capacidade analítica e intervencionista na realidade em que está inserido, de maneira a possibilitar: (1) a otimização de possibilidades e potencialidades para movimentação genérica ou específica e, em correspondência, (2) a capacitação para adaptação, interação, e transformação, em relação ao meio em que vive, sempre na busca de uma melhor qualidade de vida.

 

Nessa direção, o que pretendemos é dar mais um passo na superação do anacrônico embate “teoria x prática”, pois entendemos que a adequada instrumentalização deve se orientar pelo dinamismo da relação conceitual com a aplicação profissional, cabendo à especialização lato sensu a contribuição para o processo de qualificação e aprimoramento profissional em Educação Física.

Program Coordination: Not available at this moment

Phone:

E-mail: Not available at this moment

Course Period: 13/05/2011 à 22/12/2013 Academic Agreement : Not available at this moment Course Modality: Presencial
News See below the news available for our course
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao