Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA (16.72)
Código: MPGP0004
Nome: SEMINÁRIO DE PROJETOS DE FINAL DE CURSO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O projeto de pesquisa; Os elementos constitutivos do Projeto de Pesquisa – Introdução, objeto, problema, objetivos, procedimentos metodológicos, referências; Projeto de dissertação; Pré-Projeto de Intervenção – etapas e elementos; Oficinas de apresentação do Pré-Projeto de dissertação ou do Projeto de Intervenção. Riscos e benefícios da pesquisa científica. Pesquisa com seres humanos em organizações (tipos e métodos de coleta de dados com implicações éticas). Pesquisa com dados organizacionais. Legislações aplicadas à pesquisa em Ciências Sociais aplicadas. Protocolos Éticos em Pesquisa. Pesquisa cientifica e Lei Geral de Proteção dos dados (LGPD). Comitê de ética em pesquisa (CEP). Plataforma Brasil (PB). Parecer consubstanciado. Pesquisa sem óbices éticos.
Referências: ALVES-MAZZOTTI, A.; GEWANDSZNADJER, F. O método nas ciências sociais e naturais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003. CORRAR, L. J.; PAULO, E.; DIAS FILHO, J. M. Análise multivariada: para cursos de administração, ciências contábeis e economia. São Paulo: Atlas, 2012. DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna (orgs). Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006. DIEHL, A. A.; TATIM, D. C. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004. FARIA, A. C.; CUNHA, I.; FELIPE, Y. X. Manual prático para elaboração de monografias: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. São Paulo: Vozes, 2012. FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 2 ed. Tradução Sandra Regina Nertz. São Paulo: ARTMED, 2002. KOLLER, S. H.; COUTO, M. C.; VON HOHENDORFF, J. Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Mariana de Andrade. Fundamentos de pesquisa metodológica científica. São Paulo: Atlas, 2003. MAY, T. Pesquisa social: questões, métodos e processos. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. MINAYO, M. C. S. (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. São Paulo: HUCTEC-ABRAS, 1994. RICHARDSON, Roberto Jarry e colaboradores. Pesquisa Social: método e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2008. TRIVINOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1995. VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2006. BRASIL (2016). Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. BRASIL (2012). Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. BRASIL (2021). Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). OFÍCIO CIRCULAR Nº 2/2021. Dispõe sobre orientações para procedimentos em pesquisas com qualquer etapa em ambiente virtual.

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