Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - IMD (11.00.05.02.03.08)
Código: PPGITE0028
Nome: ROBÓTICA EDUCACIONAL
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ITE0028 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Conceito e História da Robótica. Leis e gerações da Robótica. Aplicações da robótica. Robótica na Educação: Conceito, Características e Benefícios para Aprendizagem. Construcionismo, Instrucionismo e a Robótica Educacional. Projetos com uso da Robótica Educacional. Recursos da Robótica Educacional: Kits de Montagem e Softwares Educacionais para Programação de Robôs. Integração da Robótica Educacional ao Currículo Escolar.
Referências: BARBOSA-E-SILVA, R.; BLIKSTEIN, P. (Orgs.). Robótica Educacional: experiências inovadoras na Educação Brasileira. Porto Alegre: Penso Editora, 2019. FREITAS-NETO, J.; BERTAGNOLLI, S. Robótica educacional e formação de Professores: uma revisão sistemática da literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 423–432, 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.118532. GAROFALO, D. Robótica com Sucata. São Paulo: Moderna, 2021. MACHADO, A.; CÂMARA, J.; WILLIANS, V. Robótica Educacional: desenvolvendo competências para o Século XXI. III CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (Ctrl+E), Anais… Fortaleza: CEUR-WS, 2018. Disponível em: http://ceur-ws.org/Vol-2185/CtrlE_2018_paper_50.pdf. OLIVEIRA, D.; FONSECA, W. Projeto Robótica Pedagógica: o resgate do PROUCA para o Ensino de Ciências – na educação 4.0. Revista Educar Mais, v. 3, n. 1, p. 79–86, 2019. DOI: https://10.15536/reducarmais.3.2019.79-86.1406. PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 2008. PAPERT, S. Logo: computadores e educação. São Paulo: Editora, Brasiliense, 1985. PINHEIRO, R.; SOARES, M. Colaboração educativa: uma proposta metodológica para ensino e pesquisa baseados na robótica pedagógica, epistemologia genética e educação libertadora. Ciência & Educação, Bauru, v. 28, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320220027. PUSTILNIK, M. (Org.). Robótica educacional e aprendizagem: o lúdico e o aprender fazendo em sala de aula. Curitiba: CRV, 2020. SANTOS, F.; SOBRAL-JÚNIOR, G. A dimensão da robótica educacional como espaço educativo. Dialogia, n.34, jan-abr, 2020. pp. 50-65. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16715. SANTOS, R.; SOUSA, B.; RAIOL, A.; CERQUEIRA, P.; BEZERRA, F. Uma proposta de método de ensino e relatos de experiências com a Robótica Educacional. In: XXVII WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), Anais… Porto Alegre: SBC, 2019. p. 111-120. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6622. SEGATTO, R.; TEIXEIRA, A. Utilização do robô Cubetto em um processo de formação docente para professores da Educação Básica na área da Robótica Educacional. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC , v. 11, n. 1, p. 219-236, 1 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.390.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
ITE0028 - ROBÓTICA EDUCACIONAL
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ITE0028 ) ATIVO 13/01/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao v4.12.21