Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - IMD (11.00.05.02.03.08)
Código: PPGITE0005
Nome: INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE EM EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Pensamento científico, crítico e criativo no processo de inovação: conceitos e princípios. Criatividade e geração de ideias inovadoras. Ferramentas e métodos de promoção da criatividade. Atividades práticas de geração de ideias inovadoras em Educação.
Referências: ARAÚJO, E. Pesquisa criativa: um guia para conduzir pesquisas que levam a resultados inovadores. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. CARVALHO, E. Implantação de inovações curriculares na escola: a perspectiva da gestão. Editora CL-A Cultural Ltda, 2020. CAVALLO, D.; SINGER, H.; GOMES, A.; BITTENCOURT, I.; SILVEIRA, I. Inovação e Criatividade na Educação Básica: dos conceitos ao ecossistema. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 24, n.02, ago. 2016, p. 143-161. GARCÊS, S.; POCINHO, M. Criatividade e educação: um “Bicho de 7 Cabeças”? In: POCINHO, M.; GARCÊS, S. (Orgs.). Psicologia da Criatividade. Universidade da Madeira, 2018, pp. 88-102. Disponível em: https://digituma.uma.pt/handle/10400.13/2011. GIGLIO, Z.; WECHSLER, S.; BRAGOTTO, D. (Orgs.). Da criatividade à inovação. Campinas, SP: Papirus, 2018. HABOWSKI, A.; CONTE, E. As tecnologias digitais e o desenvolvimento da criatividade humana em questão. Revista Temas em Educação, v. 28, n. 3, 2019. DOI: https://10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.46740. HAUBERT, B., SCHREIBER, D.; PINHEIRO, C. Combinando o design thinking e a criatividade no processo de inovação aberta. Gestão & Planejamento, 20, pp. 73–89, 2019. DOI: https://doi.org/10.21714/2178-8030GEP.V.20.4823. JESUS, P.; AZEVEDO, J. Inovação educacional. O que é? Porquê? Onde? Como?. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, n. 20, 2020, p. 21-55. KLAUS, V.; CAMPESATO, M. Discursos empresariais e agenda educacional: sobre inovação e difusão de “boas práticas”. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 28, n. 55, p. 143-161, maio/ago. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p143-161. SALERNO, M.; GOMES, A. Gestão da inovação (mais) radical. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. TAVARES, F. O conceito de inovação em educação: uma revisão necessária. Educação, n.44, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=117158942006. Acesso em 01/11/2022.

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