Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE (15.67)
Código: ESA0022
Nome: ENSINO DA SEGURANÇA DO PACIENTE
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Introdução à segurança do paciente: histórico, legislação, princípios e conceitos. Desafios Globais e estratégias prioritárias: notificação, protocolos, Núcleo de Segurança do Paciente e cultura do paciente. Educação para a segurança do paciente: competências e estratégias educacionais.
Referências: BAJPAI, S.; LINDEMAN, B. The Trainee’s Role in Patient Safety: Training Residents and Medical Students in Surgical Patient Safety. Surgical Clinics of North America, v. 101, p. 149-160, 2021. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria N. 529, de 1º de abril de 2013: institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Brasília (DF): Diário Oficial da União, 2013 FURTADO, T.A. et al. Abordagem sobre segurança do paciente do projeto pedagógico de um curso de Medicina. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 5, p. 11958-11966, 2020. GOMES, A.T.L. et al. Metodologias inovadoras para o ensino da segurança do paciente na graduação em Enfermagem: scoping review. Aquichan, v. 20, n. 1, e2018, 2020. LEE, S.E.; DATHINTEN, V.S.; DO, H. Patient safety education in pre-registration nursing programmes in South Korea. International Nursing Review, v. 67, p. 512-518, 2020. PEIRIS-JOHN, R. et al. The State of Quality Improvement Teaching in Medical Schools: A Systematic Review. Journal of Surgical Education, v. 77, n. 4, p. 889-904, 2020. WHO. Patient Safety Research: A guide for developing training programmes. Geneva: WHO, 2012.

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