Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 10 de Junho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (19.00.33)
Código: EDE0011
Nome: ACESSIBILIDADE PEDAGÓGICA PARA ALUNOS COM TEA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Etiologia, características do transtorno do espectro do autismo (TEA).Identificação e caracterização de práticas pedagógicas para educandos com TEA. Conceito e usos de Tecnologia Assistiva e a Acessibilidade Pedagógica para alunos com TEA.
Referências: ARAUJO, C. A. O processo de individuação no autismo. São Paulo: Memnon, 2000. ARAÚJO, M ; NUNES, DÉBORA R. P. . Alfabetizando educandos com autismo: O que afirmam os professores?. In: GIVIGI, Rosana Carla do Nascimento. (Org.). Pesquisa em Saúde e Educação. Atendimento à pessoa com deficiência. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014 AZEVEDO, M. Q. O. ; NUNES, DÉBORA REGINA DE PAULA . Que sugerem as pesquisas sobre os métodos de ensino para alunos com transtorno do espectro autista? Uma revisão integrativa da literatura. ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES, v. 26, p. 24, 2018. DELIBERATO, D. (Org.) ; NUNES, DÉBORA R. P. (Org.) ; Gonçalves, M.J. (Org.) . Trilhando Juntos a Comunicação Alternativa. 1. ed. Marília: ABPEE, 2017. NUNES, D.R.P.; Walter, Elizabeth . Processos de Leitura em Educandos com Autismo: um Estudo de Revisão1. Revista Brasileira de Educacao Especial NUNES, DÉBORA R. P.; WALTER, C. C. F. . AAC and Autism in Brazil: A Descriptive Review. International Journal of Disability Development and Education PEREIRA, D. M. ; NUNES, DÉBORA R. P. . Diretrizes para a elaboração do PEI como instrumento de avaliação para educando com autismo: um estudo interventivo. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 31, p. 939-960, 2018.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao v4.13.0