Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (19.00.33)
Código: EDE0009
Nome: CURRÍCULO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Conceito de currículo. Desigualdades, escolarização e estudos curriculares.Currículos e formação das identidades. O currículo em educação especial: história e perspectivas. Adaptações, flexibilizações, Planos Curriculares individualizados.Organização curricular: o planejamento e a prática curricular para estudantes da educação especial.
Referências: ALMEIDA, Mariângela Lima de; CAETANO, Andressa Mafezon (orgs.) Formação e Gestão em Educação Especial: a pesquisa-ação em foco. São Carlos: Pedro & João Editores. 2018. ALVES, Nilda. Criar o currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2011. DUBET, François. O que é uma escola justa? São Paulo: Cortez Editora,2008. GOFFMAN, Erving. Estigma. Rio: Zahar, 1987. MAGALHÃES, R. C. B. P.; SOARES, M. T. N. . Currículo escolar e deficiência: contribuições a partir da pesquisa-açao colaborativo crítica. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 46, p. 1124-1147, 2016 MAGALHÃES, Rita de Cássia B. P. Controle Social e Currículo Oculto na Caixa Preta: uma longa jornada noite adentro. In:ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (Org.).Currículos Contemporâneos: formação, diversidade e identidade em transição.Fortaleza: Editora UFC, 2005. MAGALHÃES, Rita de Cássia B. P.Currículo em educação especial: dimensões técnicas e políticas em discussão,In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A. (Org.) Dimensões pedagógicas nas práticas de inclusão escolar. Marília: Abpee, 2012. SACRISTÁN, Juan G. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. SILVA, Régis Henrique dos Reis. Balanço das Dissertações e Teses em Educação Especial e Educação Inclusiva Desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil. Rev. bras. educ. espec., Bauru , v. 24, n. 4, p. 601-618, dez. 2018 SOUZA, Christianne Thatiana Ramos de; MENDES, Eniceia Gonçalves. Revisão Sistemática das Pesquisas Colaborativas em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar no Brasil. Rev. bras. educ. espec., Marília , v. 23, n. 2, p. 279-292, jun. 2017 .

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao v4.12.21