Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 15 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (19.00.33)
Código: EDE0007
Nome: FUNDAMENTOS E PARÂMETROS DO DESENHO INCLUSIVO E DA ACESSIBILIDADE CULTURAL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Aspectos históricos e conceituais do desenho inclusivo e da acessibilidade. Estratégias de acessibilidade comunicacional em contextos educacionais e culturais. Mediação cultural e multissensoralidade. Audiovisual e acessibilidade. Exemplos de acessibilidade em contextos educacionais e culturais.
Referências: ALBRES, Neiva de Aquino (Org.). Libras e sua tradução em pesquisa: interfaces, reflexões e metodologias. Florianópolis: Biblioteca Universitária UFSC, 2017. ARAUJO, V. L. A legendagem para surdos no Brasil. In: LIMA, P. L.C.; ARAÚJO, A. D. (orgs.). Questões de Linguística Aplicada: Miscelânea. Fortaleza: EdUECE, 2005: 163-188. CARDOSO, Eduardo; CUTY, Jeniffer. (Orgs.). Acessibilidade em ambientes culturais. Porto Alegre/RS: Marca Visual, 2012. GRAEFF, Lucas; FERNANDES, Rosa Maria Castilhos; CLOSS, Anajar Carbonell. Acessibilidade em ambientes culturais: explorando o potencial cidadão do Plano Nacional de Cultura. SER Social, Brasília, v.15, n.32, p.117-140, jan./jun.2013. MAUCH, Carla. (Org.) O público e o comum: experiências em acessibilidade cultural. São Paulo: Mais Diferenças. 2017 MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello; ROMEU FILHO, Paulo (Org.). Audiodescrição: transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, 2010. NUNES, C., MADUREIRA, I. Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas, Da Investigação às Práticas, 5(2), 2015, p. 126 - 143. SARRAF, Viviane Panelli. Acessibilidade em espaços culturais: Mediação e comunicação sensorial. São Paulo: Educ/FAPESP, 2016.

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