Ementa/Descrição: |
Conhecimento das dimensões do processo didático e seus eixos norteadores: ensinar,
aprender, pesquisar e avaliar. Discussão sobre a importância e necessidade da formação de
acordo com os princípios metodológicos do trabalho pedagógico: construção, reflexão,
intencionalidade, criticidade, autonomia, criatividade, formas de avaliação, inclusão e
indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. Discussão das metodologias ativas.
|
Referências: |
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P.. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos
para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: UNIVILLE, 2004.
Gil, A. C. Metodologia do Ensino superior. 3 a edição, São Paulo: Atlas, 1997.
Gil, A. C. Didática do Ensino superior. 1 a edição, São Paulo: Atlas, 2008.
PIMENTA, S. G & ANASTASIOU, L. G. C. Docência do ensino superior. 3ed. São Paulo, editora
Cortez: 2008.
LUCKESI, C. C.. A avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. S. Paulo:
Cortez, 1996. (Caps. II, III, VIII e IX).
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus,
2003.
Oliveira, B., Lima, S., Rodrigues, L., G. Pereira Júnior, Team-Based Learning como Forma de
Aprendizagem Colaborativa e Sala de Aula Invertida com Centralidade nos Estudantes no Processo Ensino Aprendizagem. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA 42 (4) : 86-
95; 2018
Cunha, C., Ramsdorf, F. Bragato, S. Utilização da Aprendizagem Baseada em Equipes como
Método de Avaliação no Curso de Medicina. Rev. bras. educ. med. vol.43 no.2 Brasília
Apr./June 2019
Cacho, R. Baroni, M., Ruaro, J., et al. Metodologias Ativas em Fisioterapia: Estudo de
Confiabilidade Interexaminador do Método Osce. Revista Brasileira de Educação Médica. 40 (1)
: 128 137 ; 2016.
Camila Ament Giuliani dos Santos Franco, et al. OSCE para Competências de Comunicação
Clínica e Profissionalismo: Relato de Experiência e MetaAvaliação. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA. 39 (3) : 433-441; 2015. |