Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 20 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS À SAÚDE DA MULHER (15.00.18)
Código: CSM0001
Nome: METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Conhecimento das dimensões do processo didático e seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. Discussão sobre a importância e necessidade da formação de acordo com os princípios metodológicos do trabalho pedagógico: construção, reflexão, intencionalidade, criticidade, autonomia, criatividade, formas de avaliação, inclusão e indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. Discussão das metodologias ativas.
Referências: ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P.. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: UNIVILLE, 2004. Gil, A. C. Metodologia do Ensino superior. 3 a edição, São Paulo: Atlas, 1997. Gil, A. C. Didática do Ensino superior. 1 a edição, São Paulo: Atlas, 2008. PIMENTA, S. G & ANASTASIOU, L. G. C. Docência do ensino superior. 3ed. São Paulo, editora Cortez: 2008. LUCKESI, C. C.. A avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. S. Paulo: Cortez, 1996. (Caps. II, III, VIII e IX). MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003. Oliveira, B., Lima, S., Rodrigues, L., G. Pereira Júnior, Team-Based Learning como Forma de Aprendizagem Colaborativa e Sala de Aula Invertida com Centralidade nos Estudantes no Processo Ensino Aprendizagem. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA 42 (4) : 86- 95; 2018 Cunha, C., Ramsdorf, F. Bragato, S. Utilização da Aprendizagem Baseada em Equipes como Método de Avaliação no Curso de Medicina. Rev. bras. educ. med. vol.43 no.2 Brasília Apr./June 2019 Cacho, R. Baroni, M., Ruaro, J., et al. Metodologias Ativas em Fisioterapia: Estudo de Confiabilidade Interexaminador do Método Osce. Revista Brasileira de Educação Médica. 40 (1) : 128 – 137 ; 2016. Camila Ament Giuliani dos Santos Franco, et al. OSCE para Competências de Comunicação Clínica e Profissionalismo: Relato de Experiência e MetaAvaliação. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA. 39 (3) : 433-441; 2015.

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