Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM (13.23)
Código: PGEL0137
Nome: LÍNGUA: USO E ESTRUTURA
Carga Horária Teórica: 75 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 75 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O estudo da correlação entre as práticas linguístico-discursivas e suas variadas formas de codificação morfossintática, fundamentando-se na abordagem cognitiva/funcional. Nesse sentido, investiga as bases funcionais da gramática, considerando a natureza dinâmica da conceitualização e o papel da interação social na emergência de padrões linguísticos.
Referências: BECKNER, C. et al. Language is a complex adaptive system: position paper. Language Learning, v. 59, n. 1, p. 1-26, Dec. 2009. BYBEE, J. Language as a complex adaptive system: the interaction of cognition, culture and use. In: BYBEE, J. Language, usage and cognition. Cambridge: CUP, 2010. p. 194-221. BYBEE, J. A functionalist approach to grammar and its evolution. Evolution of communication, v. 2, n. 2, p. 249-278, 1998. FURTADO DA CUNHA, M.; BISPO, E. Relações sintático-semânticas da oração. In: PALOMANES, R.; BRAVIN, A. Práticas de ensino de português. São Paulo: Contexto, 2012. p. 143-164. FURTADO DA CUNHA, M.; BISPO, E.; SILVA, J. Linguística funcional centrada no uso: conceitos básicos e categorias analíticas. In: CEZARIO, M.; FURTADO DA CUNHA, M. Linguística centrada no uso: uma homenagem a Mário Martelotta. Rio de Janeiro; Cataguases, MG: FAPERJ; Mauad, 2013. p. 13-39. GIVÓN, T. Sintaticização: Do discurso para a sintaxe: a gramática como estratégia de processamento. In: GIVÓN, T. A compreensão da gramática. Tradução Maria Angélica Furtado da Cunha, Mário Eduardo Martelotta e Filipe Albani. Natal: EDUFRN, 2011. p. 299-336. GOLDBERG, A. Patterns of experience in patterns of language. In: TOMASELLO, M. (ed.). The new psychology of language. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 1998. p. 203-217. HOPPER, P. Emergent grammar. In: TOMASELLO, M. (ed.). The new psychology of language. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 1998. p. 155-175. MARTELOTTA. M. Funcionalismo e cognição. X Seminário do Grupo Discurso & Gramática. Anais... Natal: UFRN, 2005. MARTELOTTA. M. Mudança linguística: uma abordagem baseada no uso. São Paulo: Cortez, 2011. SALOMÃO, M. Gramática das construções: a questão da integração entre sintaxe e léxico. Veredas – revista de estudos linguísticos, Juiz de Fora, MG, UFJF, v. 6, n. 1, p. 63-74, jan/jul 2002. TOMASELLO, M. Introduction: a cognitive-functional perspective on language structure. In: TOMASELLO, M. (ed.). The new psychology of language: cognitive and functional approaches to language structure. New Jersey: LEA, 1998. p. vii-xxiii.

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