Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 10 de Junho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM (13.23)
Código: PGEL0113
Nome: ESTUDOS DE LETRAMENTO
Carga Horária Teórica: 75 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 75 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A partir dos novos estudos de letramento (New Studies of Literacy), discussão do conceito de letramento como uma prática social complexa e múltipla; Suas implicações teórico-metodológicas para o ensino-aprendizagem da leitura/escrita e para o letramento do professor de línguas; Articulações entre letramento, identidade, cultura; Letramento e gênero discursivo.
Referências: BARTON, D. Preface: literacy events and literacy practices. In: HAMILTON, M.; BARTON, D.; IVANIC, R. (org.) Worlds of Literacy. Clevedon: Multilingual Matters, 1993. BARTON, D.; IVANIC, R. Writing in the community: Written communication annual. London: Sage, 1991. BARTON, D.; HAMILTON, M.; IVANIC, R. Situated Literacies. London: Routledge, 2000. BAYNHAM, M. Literacy practices: investigating literacy in social contexts. London: Longman, 1995. CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in Late Modernity: Rethinking Critical Discourse Analysis. Edinburg: Edinburg University Press, 1999. COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: literacy Learning and the design of social futures. London: Routledge, 2005. COSSON, R. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006. HAMILTON, M. Expanding The New Literacy Studies: Using photographs to explore literacy as social practice. In: BARTON, D.; HAMILTON, M.; IV ANIC, R. (org.) Situated Literacies. London: Routledge, 2000. p. 16-33. KLEIMAN, A. Os Significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995. KLEIMAN, A. O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: ARTMED, 2000. KLEIMAN, A. Processos identitários na formação profissional: o professor como agente de letramento. In: CORRÊA, M.; BOCH, F. (org.). Ensino de língua: representação e letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006. (Coleção Idéias sobre linguagem). LOPES, J. Cultura acústica e letramento em Moçambique: em busca de fundamentos antropológicos para uma educação intercultural. São Paulo: EDUC, 2004. McLAREN, P. Culture or Canon? Critical Pedagogy and the Political of Literacy. Havard Educational Review, v. 58, n. 2, p. 213-234, 1988. MORTATTI, M. Educação e Letramento. São Paulo: Ed. UNESP, 2004. OLIVEIRA, M.; KLEIMAN, A. (org.) Letramento múltiplos: agentes, práticas, representações. Natal: EDUFRN, 2008. STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984. STREET, B. Introduction: The New Literacy Studies. In: STREET, B. (ed.) Cross-cultural approaches to literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 1993. p. 1-19. SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

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