Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 12 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA (13.87)
Código: PPGEM0003
Nome: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O ensino universitário e os processos de ensino e aprendizagem. Construtivismo, Behaviorismo, Pedagogia Crítica, Etnometodologia, Pedagogia Cognitivo-Comportamental e as novas tecnologias (celular, tablete, computador) aplicadas ao ensino. Pedagogia Complexa e Decolonial. Aproximações epistemológicas entre Comunicação e Educação. Diretrizes Curriculares e propostas pedagógicas de cursos superiores de comunicação social. Perfil do professor universitário: articulação ensino, pesquisa e extensão. Regulamentação da docência assistida na UFRN. Elaboração de aulas específicas da área de comunicação social: Teoria da Comunicação; Sociologia da Comunicação; Epistemologia da Comunicação; Economia política da Comunicação; Semiótica; Cibernética e Cibercultura; História da mídia; Teorias da imagem; Comunicação política; Televisão e Transmediação.
Referências: ALMEIDA, Maria de C.; CARVALHO, Edgard de A. (Org.) Educação e complexidade: as sete saberes e outros ensaios. 5a ed. São Paulo: Cortez, 2009. ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leonir Pessate Alves (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2004. BRASIL. Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/1996. Brasília: 1996. Disponível em: < www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm >. Acesso em 06 fev. 2014. BRASIL. MEC LEGIS. Brasília: 2013. Disponível em: < meclegis.mec.gov.br >. BORDENAVE, Juan E. Díaz. Além dos Meios e Mensagens. Petrópolis: Vozes, 1983. BORDENAVE, J. D.; PEREIRA. A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2001. BOURDIEU. Pierre. PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis: Vozes, 2014a. BOURDIEU. Pierre. PASSERON, Jean-Claude. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014b. BYINGTON, C. Pedagogia Simbólica. Rio de Janeiro: Record. 1996. CARUSO, Igor. A separação dos amantes: uma fenomenologia da morte. São Paulo: Diadorim/Cortez, 1986. CITELLI, Adilson. Comunicação e Educação – A linguagem em movimento. São Paulo: Senac, 2004. DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1998. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 36ª ed. Petrópolis: Vozes, 2009 ___ A vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1982. FREINET, Célestin. O Jornal Escolar, Coleção Temas Pedagógicos, Lisboa: Editorial Estampa, 1974. GODOY, Arilda Schmidt. Revendo a aula expositiva. In: MOREIRA, Daniel A. Didática do ensino superior: técnicas e tendências. São Paulo: Pioneira, 1997. GOMES, Marcelo Bolshaw. Em conflito - conhecimento e confrontação. Revista FAMECOS (Online). v.20, n.03; p.618-633 - 633, 2013b. < http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/12198/10788 > último acesso em 16/07/2015. HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2013. JUNIOR, Luiz Rufino Rodrigues. Pedagogia das encruzilhadas. Revista Periferia, Rio de Janeiro, ano 1, v. 10, p. 71-88, jan-jun 2018. LANDOWSKI, Eric. Interações Arriscadas. Tradução de Luiza Helena Oliveira da Silva. – São Paulo: Estação das Letras e Cores: Centro de Pesquisa Sociossemióticas, 2014. KAPLÚN, Mario. Una Pedagogía de la comunicación. Madrid: Ediciones de La Torre, 1998. MASETTO, Marcos T. (Org.) Docência na universidade. 9. ed. Campinas: Papirus, 2008. MORIN, Edgar; CIURANA, Emilio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. Trad. Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2003. MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Trad. Eliane Lisboa. 5 ed. Porto Alegre: Sulina, 2015. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. Brasília: UNESCO, 2010. MORIN, Edgar. A cabeça bem feita. Repensar a reforma, Reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 8. ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2003. MOREIRA, Marco Antônio. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. PENTEADO, Heloísa Dupas (Org.) Pedagogia da Comunicação: teorias e práticas. São Paulo: Cortez, 1998. PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2008. QUIJANO, Aníbal. Colinialidade do Poder e Classificação Social. SANTOS, Boaventura de Sousa. MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina / CES, 2009. p. 73-118. SVINIKI, Marília; MCKEACHIE, Wilbert. (Orgs.). Dicas de ensino: estratégias, pesquisa, teoria para professores universitários. São Paulo: Cengage Learning, 2013. TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis/RJ: Vozes, 2005. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.). Técnicas de ensino: porque não? Campinas: Papirus, 2005. WALSH, Catherine. Pedagogías Decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir – Tomo 1. Equador: Abya Yala, 2013. WALSH, Catherine. Pedagogías Decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir – Tomo 2. Equador: Abya Yala, 2013. ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. ZABALSA, Miguel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

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