Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 14 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA - FACISA (10.32.00.18)
Código: SCF0027
Nome: METODOLOGIAS DE ENSINO PARA AS PROFISSÕES DA SAÚDE
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Busca discutir os referenciais metodológicos numa perspectiva histórica-crítica dos processos de ensino-aprendizagem. Discute as estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, bem como metodologias ativas, processo de avaliação e planejamento de ensino-aprendizagem. Contextualiza o curso de iniciação à docência no âmbito do ensino superior, discutindo as diretrizes curriculares do ensino superior e a regulamentação da docência assistida. Somando-se a discussão de aspectos didáticos e éticos que devem nortear a função docente em disciplinas ou áreas de conhecimento na qual o estudante de pós-graduação atuará na docência assistida. Prepara o discente, segundo o Programa da Assistência à Docência na Graduação (PADG) para elaboração do Plano de aula, plano de atuação e relatório final do estágio à docência e suas respectivas submissões no SIGAA.
Referências: ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2004. BORDENAVE, J. D.; PEREIRA. A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 1993. LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1994. MAMEDE, S(Org.) et al. Aprendizagem baseada em problemas: anatomia de uma nova abordagem educacional. São Paulo: Hucitec; Escola de Saúde Pública do Ceará, 2001. 231 p. MASETTO, M.T. (Org.) Docência na universidade. 9. ed. Campinas: Papirus, 2008. MOREIRA, M. A.; MANSINI, E. F. S. Apredizagem signifiativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: ed. Moraes LTDA, 1982. PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Saberes e competências em uma profissão complexa. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2008. PINTO, Tiago Rocha; CIRYNO, Eliana Goldfarb. Profissionais de saúde como professores: tensões e potências nas práticas de ensino na atenção primária à saúde. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção magistério 2° grau. Série formação do professor). TSUJI, Hissachi; SILVA, Rinaldo Henrique Aguilar da. Aprender e ensinar na escola vestida de branco: do modelo biomédico ao humanístico. São Paulo: Ed. Phorte, 2010. TAKAHASHI, R. T; FERNANDES, M. F. P. Plano de aula: conceitos e metodologia. Acta Paul. Enf., São Paulo, v, 17, n. 1, p. 114-8, 2004. FERRAZ, A. P. C. M.; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010.

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