Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 27 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: CCET - DEPARTAMENTO DE FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL (12.03)
Código: FIS1211
Nome: ASTRONOMIA E ENSINO I
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos: ( FIS1200 ) E ( MAT0019 )
Co-Requisitos:
Equivalências: ( FIS0735 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: O ensino de Astronomia fundamental nas orientações oficiais para o currículo na educação básica e nas pesquisas em ensino. Concepções e representações alternativas e dificuldades na aprendizagem de conteúdos de Astronomia fundamental: forma da terra, fases da lua, estações do ano, marés, gravitação, diferenças entre entre estruturas do universo, estrelas. As perspectivas topocêntricas, geocêntrica e heliocêtrica na representação dos fenômenos astronômicos. Acompanhamento dos movimentos do sol, da lua e dos planetas a olho nu. Coordenadas geográficas e fusos horários. Coordenadas celestes horizontais e equatoriais. O estudo e a relação com fenômenos astronômicos cotidianos em diferentes culturas - em particular em culturas indígenas e afro-brasileiras, e na ciência ocidental: constelações, mudança no céu ao longo do dia e da noite, calendários, fases da lua, eclipses, estações do ano, relações entre céu, ambiente e práticas sociais. A física aristotélica e o desenvolvimento da física clássica na relação com a controvérsia entre geocentismo e heliocentrismo, com ênfase nas contribuições de Copérnico, Tycho Brahe, Kepler e Galileu. Leis de Kepler e a gravitação universal de Newton. Marés e suas implicações em fenômenos terrestres e astronômicos. Organização, dinâmica e composição dos corpos do sistema solar e sua origem. Descrição geral da evolução do sol e demais estrelas. A visão atual da organização do universo. O uso de recursos específicos no ensino aprendizagem dos conteúdos da disciplina: o globo terrestre, cartas celestes e planisférios, registros da posição do sol com o gnomon, relógios solares e modelos didáticos, exploração de simuladores do céu, observações do céu a olho nu e ao telescópio, representações em escala dos tamanhos, distâncias e outras grandezas envolvendo astros e sistemas astronômicos. Os recursos didáticos desenvolvidos nesse componente curricular devem estar em relação intríseca com as atividades previstas para as práticas extensionistas.
Histórico de Pré-Requisitos
Expressão de Pré-Requisito Status Início da Vigência Fim da Vigência
( FIS1200 ) E ( MAT0019 ) ATIVO 30/06/2019
( FIS1200 ) E ( MAT0019 ) DESCONSIDERADO 30/06/2019 07/12/2019
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( FIS0735 ) ATIVO 30/06/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
04 2020.1 FÍSICA - NATAL - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 2 Sim

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