Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: CCET - DEPARTAMENTO DE FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL (12.03)
Código: FIS1213
Nome: FILOSOFIA DA CIÊNCIA E ENSINO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( FIS0627 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: O indutivismo e o pensamento de Francis Bacon. A perspectiva empirista.Origens históricas.Considerações metodológica antecedentes: status do conhecimento, razão, observação (Aristóteles,Platão, atomistas e eleatas). A "visão comum" sobre a ciência, o método científico e a demarcação entre ciência e não-ciência. O empirismo-indutivismo. Problematização da" visão comum"sobre ciência. O "método científico"e suas limitações. Uma leitura empirista da História. David Hume e a crítica à indução. O refutacionismo de Karl Popper. A demarcação entre ciência e não-ciência, segundo Popper. Uma leitura refutacionista da História. Unidade 2 O pensamento de Gaston Bachelard. Rupturas e progresso. As noções de obstáculo e perfil epistemológico. O pensamento de Thomas Kuhn.As noções de ciêcia normal, paradigam, ruptura e revolução científica. A demarcação entre ciêcia e não-ciência,segundo Kuhn. Uma leitura Kuhniana da História. O pensamento de Imre Lakatos.Racionalidade, continuidade e programas de pesquisa.Paul Feyerabend e o "anarquismo epistemológico".O pluralismo etodológico e as críticas ao caráter "dogmático" da ciência. Uma leitura Feyerabendiana da História. Unidade 3 Diferentes visões sobre a ciência.A percepção de diferentes formas de conhecimento.A diversidade e o pluralismo epistêmico e metodológico. Estímulo à reflexão sobre as práticas docentes. Hipóteses, Leis, teorias, opapel do experimento (segundo as perspectivas filosóficas estudadas nas unidades) A filosofia da ciência como fundamentação para o ensino de Física, funadamentação nas críticas ao empirismo-indutivo. Problematização da visão de experimento crucial.
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( FIS0627 ) ATIVO 23/07/2023
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
04 2020.1 FÍSICA - NATAL - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 3 Sim

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