Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS (13.28)
Código: PPGARC0016
Nome: MONTAGEM E COMPOSIÇÃO CÊNICA
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Experimentações práticas e investigativas de procedimentos técnico-metodológicos dos processos de composição cênica; Princípios técnicos e estéticos da composição cênica e seus aprofundamentos para a montagem da cena.
Referências: Referência Obrigatória: BONFITTO, Matteo. O ator compositor: as ações físicas como eixo, de Stanislavski a Barba. São Paulo: Perspectiva, 2002. CALDAS, Paulo; GADELHA, Ernesto. Dança e Dramaturgia (s). São Paulo: Nexus, 2016. PEREIRA, Sayonara. Rastros do Tanztheater no processo cirativo de Es-boço: espetáculo cênico com alunos do Instituto de Artes da UNICAMP. São Paulo: Annablume, 2010. LOBO, Lenora. Teatro do Movimento: Um Método para um Intérprete Criador. 2ª edição. Brasília: LGE Editora, 2007. Referência Complementar: BOGART, Anne; LANDAU, Tina. O livro dos Viewpoints: um guia prático para viewpoints e composição. São Paulo: Perspectiva, 2017. FERAL, Josette (Org.) Théâtralité, écriture et mise en scène. Québec: Ed. Hurtubise HMH, 1985. LEHMAN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosacnaify, s.d. LYRA, Luciana de Fátima. O Banquete - Escritos mínimos a Afrodite. 1. ed. São Paulo: Editora Kazuá, 2018. LEAL, Patrícia G. Improcesso: Diálogos dramatúrgicos em improvisação. 1. ed. Natal: Editora da UFRN - Edufrn, 2017. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 1997. VIEIRA, Marcilio de Souza; HADERCHPEK, Robson Carlos. Corpo e processos de criação nas artes cênicas (orgs.). Natal, RN: EDUFRN, 2016.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.12.21