Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: CCS - DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA (15.14)
Curso: ESPECIALIZAÇÃO EM GERONTOLOGIA/DFST/CCS
Código: FST2060
Nome: EPIDEMIOLOGIA, FUNCIONALIDADE E ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DO ENVELHECIMENTO
Carga Horária Teórica: 36 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 36 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: EPIDEMIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO. EMENTA: Aborda a transição demográfica e epidemiológica em países desenvolvidos e em desenvolvimento, discute similaridades e diferenças e aponta estimativas e conseqüências para os indivíduos idosos e para a sociedade. AVALIAÇÃO GERIÁTRICA GERONTOLÓGICA ABRANGENTE. EMENTA: A Avaliação Multidimensional tem como objetivo a promoção de vida saudável para o idoso, por meio de uma abordagem diagnóstica multifacetada dos problemas físicos, psicológicos e funcionais. Serão apresentados instrumentos desenvolvidos para a avaliação do idoso, em diversas áreas tais como: equilíbrio corporal, mobilidade, marcha, qualidade de vida, cognição, saúde mental, entre outros. QUESTÕES PSICOLÓGICAS DO ENVELHECIMENTO. EMENTA: Pretende contextualizar os aspectos psicológicos do envelhecimento: Lazer e o tempo livre, Maus tratos e violência, Morte e morrer, Grupos de convivência, Psicoterapia de grupo, Aposentadoria e o reflexo no envelhecimento. Saúde e saúde mental enquanto promotoras de qualidade de vida, direito social e subjetividade; Psicologia e prevenção; Compreensão da relação entre mudanças físicas e psicológicas como resultado da idade, a fim de prever e prover condições em vista de garantir melhor qualidade de vida; Diferenças entre gênero e idade e sua relação com estresse na velhice (Aprofundar as diferenças entre gênero e idade para eventos de vida estressantes, avaliações cognitivas do estresse e estratégias de enfrentamento). Sexualidade e Terceira Idade: Uma visão histórico-cultural (Refletir sobre os conceitos e preconceitos da sexualidade na velhice, ampliando, assim, a percepção primária pela qual ela generaliza a possibilidade da troca afetiva, que pode ser realizada por toda a vida do ser humano). ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS DO ENVELHECIMENTO. EMENTA: Serão apresentadas as alterações fisiológicas decorrentes do envelhecimento nos principais sistemas, de forma a diferenciá-las das alterações patológicas, e associando-as às conseqüências clínicas e funcionais comumente encontradas na população idosa. FUNCIONALIDADE E ENVELHECIMENTO: TEORIAS DE FUNCIONALIDADE E INCAPACIDADE. EMENTA: Serão apresentados os domínios da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF), com base na perspectiva do corpo, do indivíduo e da sociedade: funções e estrutura do corpo, atividade e participação. Sabe-se que enfoque principal da CIF é a influência dos fatores contextuais (ambientais e pessoais) e seus impactos, tanto positivos quanto negativos, nas três dimensões das condições de saúde, determinando o nível e a extensão da funcionalidade, que é de grande relevância para a Gerontologia. Discussão de casos e construção do modelo da CIF para cada um.

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