Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGA (16.21)
Código: PPGA0132
Nome: SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Trata-se de revisão e aplicação de conhecimentos da metodologia da pesquisa científica necessários ao processo de elaboração do projeto de dissertação.
Referências: ACKOFF, Russel L. Planejamento de pesquisa social. São Paulo: Herder, 1967. ANDER-EGG, Ezequiel. Introducion a las técnicas de investigación social. 6. ed. Buenos Aires, Jumanitas, 1977. BARBIER, René. Pesquisa-Ação. Rio de Janeiro: Zaahar, 1985. BATISTA, Myriam Veras. Planejamento: introdução à metodologia do planejamento social. 3.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979. BRUYNE, Paul de, et alli. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977. CAMPBELL, Donald & STANLEY, Julian. Disenós experimentales y causi experimentales en la ivestigacion social. Buenos Aires: Amorrortu, 1970. CASTRO, Cláudio de Moura. A prática da pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill, 1977. CAMPOS, Edmundo. Sociologia da burocracia. 4.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. DALEN, D.B. Van & MEYER, W.J. Manual de técnica de la investigacion Educacional. 2.ed. Buenos Aires: Paidos, 1974. DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1981. DENKER, Ada de Freitas Maneti. Métodos e técnicas em turismo. São Paulo: Futura, 1998. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 12.ed. São Paulo: Perspectiva, 1995. ESPÍRITO SANTO, Alexandre do. Delineamento de metodologia científica. São Paulo: Loyola, 1992. FERRARI, Alfonso Trujillo. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: McGraw-Hill, 1982. FOUREZ, Gérard. A construção das ciências. São Paulo: Editora da UNESP, 1995. GOOD, William J. & HATT, Paul K. Métodos em pesuisa social. 6.ed. São Paulo: Nacional, 1977. GRESSLER, Lori Alice. Pesquisa educacional. 2.ed. São Paulo: Loyola, 1983. HAYMAN, John L. Investigacion y education. Buenos Aires: Paidos, 1969. HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na sociologia. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1990. HYMAN, Herber. Planejamento e análise da pesquisa. Rio de Janeiro: Lidador. IDE, Pascal. A arte de pensar. São Paulo: Martins Fontes, 1995. KAPLAN, Abraham. A conduta na pesquisa. 2.ed. São Paulo: EPU, 1975. KERLINGER, Fred Nichols. Metodologia da pesquisa em ciências sociais. São Paulo: EPU/SUP, 1980. KONDER, Leandro. O que é dialética. São Paulo: Brasiliense, 1981. LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Mariana de Andrade. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1982. LEITE. Metodologia de elaboração de teses. LUDKE, Menga, ANDRE, Marli E.S.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1996. LUFT, Celso Pedro. O escrito científica, sua estrutura e apresentação. Porto Alegre: Lima, 1974. LOWY, Michael. Método dialético e teoria política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. MARCONI, Mariana de Andrade & LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1982. MARINHO, Pedro. A pesquisa em ciências humanas. Petrópolis: Vozes, 1980. MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografia. São Paulo: Atlas, 1990. MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas, 1992. 2v. MARX, Carl. Coleção os pensadores. vol. XXXV. pp 107-13. PERES, José Augusto de Souza. Dicionário de pesquisa social. João Pessoa: UFPB, 1977. QUIVY, Raymund, CAMPANHOUDT, Luc Van. Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva, 1992. ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio do curso de administração. São Paulo: Atlas, 1996. SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996. SAMPIERI, Roberto Hermández, et alli. Metodologia de la investigación. México: McGraw-Hill, 1999. SIEGEL; Sidney. Estatística não-paramétrica. Recife: McGraw-Hill, 1977. SELLTIZ, O. et al. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: Herder, 1967. RIBEIRO Jr, João. O que é positivismo. São Paulo: Brasiliense, 1982. RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes, 1980. RUMBEL, Francisc L. Introdução aos procedimentos de pesquisa em educação. Porto Alegre: Globo, 1974. RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1985. ROSEMBERG, Morris. A lógica da análise do levantamento de dados. São Paulo: Cultrix, 1976. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1986. ________. Crítica metodológica, investigação social. 5.ed. São Paulo: Polis, 1987. TRIVINOS, Augusto N. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987. TRIPODI, Tony et al. Análise da pesquisa social. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979. 337 p. UFPR. Normas para apresentação de trabalhos. 4.ed. Curitiba: Editora da UFPR, 1994, 8v. VERA, Asti. Metodologia da pesquisa. Porto Alegre. Globo, 1974. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 1997.

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