Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 25 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA (12.14)
Código: ECMEB02
Nome: TEMAS ATUAIS EM CIÊNCIAS DA VIDA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 2
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: 1. Contextualização social, histórica e, implicações dos conteúdos emergentes relacionados às ciências da vida no percurso do ensino. 2. Debate contemporâneo das relações entre ética e biologia. 3. A experimentação em animais. 4. A engenharia genética e a aplicação prática dos conhecimentos da genética humana. 5. O conceito de raça, transgênicos, células-tronco e clonagem. 6. Biodiversidade e mudanças climáticas. 7. Aspectos da história da biologia complementares ao entendimento dos conceitos biológicos. 8. O papel da divulgação científica como fonte de apreensão conceitual acerca de temas biológicos atuais. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Desenvolvimento da capacidade crítica do profissional de ensino para o reconhecimento da necessidade de busca e compreensão de conteúdos biológicos polêmicos, atuais, emergentes e, de significado para a formação cidadã, passíveis de serem abordados no processo de ensino-aprendizagem em biologia. METODOLOGIA As aulas serão processadas em caráter teórico-prático centrada no aluno. As considerações teóricas serão direcionadas por meio de exposição e discussão dos conteúdos e encaminhamentos para buscas bibliográficas acerca de temas emergentes no ensino de biologia. A prática envolverá a participação ativa do aluno em uma produção escrita com socialização dos conhecimentos adquiridos envolvendo um conteúdo biológico controverso relacionado às Ciências da Vida.
Referências: BARBOSA, L. G. C.; LIMA, M. E. C. C. A abordagem de temas controversos no ensino de ciências: enfoques das pesquisas brasileiras nos últimos anos. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis. 2009. CONCEIÇÃO, F. P.; PERON, A. P. Engenharia genética: um olhar dos professores de. Biologia de instituições públicas e privadas do ensino médio. Revista Brasileira de Biociências, v. 10, n. 3, p. 281-287, 2012. FERREIRA, L.N.A.; QUEIROZ, S.L. Textos de divulgação científica no ensino de ciências: uma revisão. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 1, p. 3-31, 2012. OLIVEIRA, V. L. B.; REZLER, M. A. Temas contemporâneos no ensino de Biologia do ensino médio. Revista Actascientiae. v. 8, n. 1, p. 95 -104, 2006. SCHEID, N. M. J. A necessária conexão entre Biologia e Ética para a Educação Científica no Século XXI. Fórum Internacional Integrado de Cidadania: educação, cultura, saúde e meio ambiente. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS., 2006. SOUSA, V. T. et al. Organização da Biodiversidade: Didáticas para Ensino de Ciências. Revista Práxis, v. 4, n. 8, p. 51-58, 2012. STEFANELLI, L. C. J. Experimentação animal: Considerações éticas, científicas e jurídicas. Ensaios e Ciência Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, v. 15, n. 1, 187-206, 2011.

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