Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 27 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA (12.14)
Código: ECMEF02
Nome: ENSINO DA FÍSICA CLÁSSICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Revisão e aprofundamentos conceituais específicos selecionados da Física Clássica – Mecânica, Termodinâmica, Eletromagnetismo, Ondas, Acústica e Óptica. A seleção dos conteúdos a serem explorados em dado semestre será guiada pelo interesse e necessidade dos participantes da turma, devendo atentar, particularmente, para conceitos, princípios, modelos, leis e teorias. Comtemplam-se episódios históricos relacionados ao desenvolvimento da Física Clássica, implicações culturais das suas ideias e a discussão de fenômenos naturais e tecnologias que a requerem para sua compreensão. A abordagem da Física Clássica se dará por meio do estudo de questões de pesquisa e de relatos de intervenção relacionadas ao ensino-aprendizagem daqueles conteúdos. Inclui vivências de metodologias para o ensino desses conceitos, princípios, modelos, leis e teorias, considerando estratégias ressaltadas em diferentes ênfases curriculares, tais como problematizações e investigações; contextualização dos conteúdos por meio das relações ciência–tecnologia–sociedade; uso de história, filosofia e sociologia da ciência; atividades experimentais em perspectiva construtivista; uso da educação não formal em complemento ao ensino formal. Discussão sobre diferentes ênfases curriculares para o ensino da física. Análise crítica de documentos de orientações curriculares nacionais e estaduais para o ensino da física.
Referências: Anais do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF): Anais do Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF): Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC): Edição 2015: http://www.xenpec.com.br/anais2015/listatrabarea.htm Revista Brasileira de Ensino de Física: De 1979 a 2001: http://www.sbfisica.org.br/rbef/edicoes.shtml De 2001 a 2016: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issues&pid=1806-1117&lng=en&nrm=iso Caderno Brasileiro de Ensino de Física: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica J. Pinho Alves Fo., Atividades Experimentais: do Método à Prática Construtivista. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação (Ensino de Ciências Naturais). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. 2000. Rosa, C. T. W. e Rosa, A. B. Aulas Experimentais na Perspectiva Construtivista: Proposta de Organização do Roteiro para Aulas de Física. FnE – Física na Escola, Vol. 13, No. 1, pp. 4 a 7. Sociedade Brasileira de Física, Mai/2012. Disponível em <http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol13/Num1/a02.pdf> Acesso em 08/Jun/2016. Bernardes, A. O., Poluição Luminosa. FnE – Física na Escola, Vol. 12, No. 1, pp. 34-36; Sociedade Brasileira de Física, Mai/2011. Disponível em <http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol12/Num1/poluicao.pdf> Acesso em 08/Jun/2016. Ver também: “Light Pollution Masks the Milky Way for a Third of the World’s Population”. Disponível em http://www.nytimes.com/2016/06/11/science/milky-way-light-pollution-dark-skies.html Acesso em 10/Jun/2016. Souza, J. A. e Oliveira, C. S., Uma “luz no aprendizado de ciência: Inserindo a prática investigativa com uma vela. FnE – Física na Escola, Vol. 11, No. 2, pp. 34-39. Sociedade Brasileira de Física, Out/2010. Disponível em <http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num2/a10.pdf> Acesso em 08/Jun/2016. Carvalho, A.M.P. (Org.), Calor e Temperatura – Um Ensino por Investigação. São Paulo: Editora Livraria da Física. 2014. Matthews, M. R., Science Teaching. The Role of History and Philosophy of Science. New York: Routledge, 1994. Lederman, N. G., Student’s and teacher’s conceptions of the nature of science: a review of the research. Journal of Research in Science Teaching, Vol. 4, No. 29, pp. 331–359, 1992. PhET – Physics Educational Technology Site da Universidade do Colorado dedicado a simulações em física em português: https://phet.colorado.edu/pt_BR/ em inglês: https://phet.colorado.edu/en/

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