Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 27 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA (12.14)
Código: ECMEF01
Nome: ENSINO DE ASTRONOMIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Aprofundamento de conceitos, modelos e teorias envolvendo fenômenos astronômicos, por meio do estudo de questões de pesquisa e de relatos de intervenção relacionadas ao ensino-aprendizagem dos mesmos. Vivências de metodologias de ensino da Astronomia, em particular aquelas envolvendo o contato com o céu e o ambiente, observações a olho nu e com telescópio e exploração de recursos de ensino na compreensão dos conteúdos conceituais estudados. Considerações sobre diferentes perspectivas epistemológicas para o ensino da Astronomia. A seleção dos conteúdos conceituais a serem explorados em dado semestre observará o interesse e necessidade da turma, devendo atentar, particularmente, para os listados a seguir: (i) interpretações do céu em diferentes culturas; (ii) movimentos e ciclos astronômicos e fenômenos cotidianos em nosso planeta; (iii) estruturas do universo; (iv) evolução estelar; (v) modelos de evolução do universo, em particular o big bang; (vi) métodos de produção de conhecimentos na Astronomia; (vii) história da construção de conceitos e modelos da Astronomia; (viii) episódios da história da Astronomia e a natureza da ciência.
Referências: Anais do Simpósio Nacional de Educação em Astronomia: http://www.sab-astro.org.br/page-1780629 BRETONES, Banco de Teses e Dissertações sobre Educação em Astronomia.http://www.btdea.ufscar.br/lista-geral JAFELICE, Luiz Carlos. Astronomia, Educação e Cultura: Abordagens transdisciplinares para vários níveis de ensino. Natal, RN: EDUFRN, 2010. OLIVEIRA, K. e OLIVEIRA, F. Astronomia e Astrofísica. Disponível em: http://astro.if.ufrgs.br/ LONGHINI, D.; GOMIDE, H. A.; LUZ, T. M. OLHE Observatório Local do Horizonte da Escola: Uma proposta para o Ensino de Astronomia. Jundiaí, Paco Editorial: 2016. LONGHINI, Marcos Daniel (org.). Educação em Astronomia: experiências e contribuições para a prática pedagógica. Campinas: Átomo, 2010. LONGHINI, M. D. (Org.) Ensino de Astronomia na Escola: concepções, ideias e práticas. Campinas, SP: Editora Átomo, 2014. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia: http://www.relea.ufscar.br/index.php/relea

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao v4.12.23