Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 20 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA ORAL (15.60)
Código: MPO1707
Nome: INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Contribuição Social da Pesquisa Científica. Planejamento e organização do Projeto de Pesquisa. Abordagens metodológicas em Pesquisa. Tipos de Pesquisa. Construção de hipóteses e Operacionalização das variáveis. Elementos da teoria de amostragem. Elaboração dos instrumentos e determinação de coleta dos dados. Definição dos recursos humanos, materiais e financeiros. Identificação e análise das fontes de informação na pesquisa bibliográfica. Características e fases da pesquisa bibliográfica. Estrutura e forma de trabalho científico.
Referências: BASTOS, L. R. et. al. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. 5. ed. Rio de Janeiro: ed. ETC, 2000. CERVO, A.L., BERVIAN, P.A., Da SILVA, R. Metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2007. 162p. DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2008. ESTRELA, C. Metodologia Científica. 2 ed. São Paulo: Artes Médicas. 2005. 794p. FRANÇA, J. L. et al. Manual de normalização de publicações técnico cientifico. 2. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1992. GATTI, B.A. Reflexão sobre os desafios da pós-graduação: novas perspectivas sociais, conhecimento e poder. Revista Brasileira de Educação, n.18, 2001. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: ed. Atlas. 2004. 176p. ISKANDAR,J.I Normas da ABNT. 2 Ed Ed Juruá 2003. Curitiba. 94p. LUTZ, M. T. Prometeu acorrentado: análise sociológica da categoria produtividade e as condições atuais da vida acadêmica. PHYSIS: Rev. Saúde Col., v. 15, n. 1, p. 39- 57, 2005. MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Técnicas de Pesquisa 4 ED. São Paulo. Ed Atlas 1999, 260p. MARTINS, C.B., ASSAD, A.L.D. A pós-graduação e a formação de recursos humanos para inovação. RBPG, v. 5, n. 10, p. 322-352, 2008. SALIBA, N.A. et al. Métodos de avaliação de aprendizagem empregado no curso de graduação de odontologia. Rev. Odntol. UNESP, v.37, n.1, p.79-83, 2008 SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 3 ed. São Paulo: Cortez 2000.

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