Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 02 de Junho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (15.86)
Código: FST-6005
Nome: ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA EM DESENVOLVIMENTO, CONTROLE E APRENDIZAGEM MOTORA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Discute as principais teorias de desenvolvimento humano e de desenvolvimento motor e as implicações destas teorias no entendimento do processo desenvolvimental. Examina e discute os pressupostos e mecanismos relacionados às mudanças desenvolvimentais das habilidades motoras ao longo da vida. Analisa a visão dinâmica de desenvolvimento e reabilitação motora. Aborda conceitos teóricos referentes à aprendizagem e controle motor, relacionando a teoria à estudos clínicos.
Referências: 1.DAHMS C, BRODOEHL S, WITTE OW, KLINGNER CM. The importance of different learning stages for motor sequence learning after stroke. Hum Brain Mapp. 2020 Jan;41(1):270-286. doi: 10.1002/hbm.24793. 2.DHAWALE AK, SMITH MA, ÖLVECZKY BP. The role of variability in motor learning. Annu Rev Neurosci. 2017 Jul 25;40:479-498. doi: 10.1146/annurev-neuro-072116-031548. 3.CANO-DE-LA-CUERDA R, MOLERO-SÁNCHEZ A, CARRATALÁ-TEJADA M, ALGUACIL-DIEGO IM, MOLINA-RUEDA F, MIANGOLARRA-PAGE JC, TORRICELLI D. Theories and control models and motor learning: clinical applications in neuro-rehabilitation. Neurologia. 2015 Jan-Feb;30(1):32-41. doi: 10.1016/j.nrl.2011.12.010. 4.BONNETA CT, BAUDRY S. A functional synergistic model to explain postural control during precise visual tasks. Gait & Posture 2016; 50:120–125. J Neurol Phys Ther. 2015 Oct;39(4):195-6. doi: 10.1097/NPT.0000000000000107. 5.CAVANAUGH JT, et al. Multifractality, interactivity, and the adaptive capacity of the Human Movement System: A Perspective for advancing the conceptual basis of Neurologic Physical Therapy. J Neurol Phys Ther. 2017. PMID: 28834791 6.SAHRMANN S, AZEVEDO DC, DILLEN LV. Diagnosis and treatment of movement system impairment syndromes. Braz J Phys Ther. 2017 Nov-Dec;21(6):391-399. doi: 10.1016/j.bjpt.2017.08.001. 7. HOLLOWAY JM, LONG TM. The interdependence of motor and social skill development: influence on participation. Phys Ther. 2019 Jun 1;99(6):761-770. doi: 10.1093/ptj/pzz025. 8.SATTELMAYER M, ELSIG S, HILFIKER R, et al. A systematic review and meta-analysis of selected motor learning principles in physiotherapy and medical education. BMC Medical Education 2016; 16(15):1-16. 9.GEORGE SH, RAFIEI MH, BORSTAD A, ADELI H, GAUTHIER LV. Gross motor ability predicts response to upper extremity rehabilitation in chronic stroke. Behav Brain Res. 2017 Aug 30;333:314-322. doi: 10.1016/j.bbr.2017.07.002. 10.KLUFT N, BRUIJN SM, LUU MJ, DIEËN JHV, CARPENTER MG, PIJNAPPELS M. The influence of postural threat on strategy selection in a stepping-down paradigm. Sci Rep. 2020 Jul 2;10(1):10815. doi: 10.1038/s41598-020-66352-8.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v4.12.24