Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (19.00.01)
Código: PPGE7207
Nome: PRÁTICAS DISCURSIVAS, SUBJETIVIDADE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Aspectos teórico-metodológicos em estudos sobre a formação do adulto que tenham como abordagem metodológica práticas discursivas numa perspectiva da psicologia social que leve em conta o caráter subjetivo da produção de sentidos coletivos. Compreensão da relação entre Representações Sociais, Dialogicidade e Produção de Sentidos para o campo de investigação sobre aprendizagem na vida adulta.
Referências: BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 693-737. COULON, Alain. Uma abordagem microssocial dos fenômenos sociais. In COULON, Alain. Etnometodologia e educação. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 31-54. HERNÁNDEZ, Ovídio D’angelo. Subjetividade e complexidade: processos de construção e transformação individual e social. In: REY, Fernando González (org.). Subjetividade, complexidade e pesquisa em psicologia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. p. 81-108. LEFREVE, Fernando; LEFREVE, Ana Maria. Conceituação geral. In LEFREVE, Fernando; LEFREVE, Ana Maria. Depoimentos e Discursos: uma proposta de análise em pesquisa social. Brasília: Líber Livros, 2005. p. 11-28. ORLANDI, Eni Puccinelli. Tipologia do discurso e regras conversacionais. In ORLANDI, Eni Puccinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4 ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006. p. 149-176. SPINK, Mary Jane P.; FREZZA, Rose Mary. Práticas discursivas e produção de sentidos: a perspectiva da psicologia social. In SPINK, Mary Jane P. (org.). Práticas discursivas e produção dos sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2004. p. 17-40.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao v4.12.21