Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 16 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (19.00.01)
Código: PPGE6101
Nome: FUNDAMENTOS SOCIOECONÔMICOS E POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Discutir os fundamentos socioeconômicos e políticos que servem de suporte à educação em cada contexto histórico, compreendendo a sua articulação com as transformações ocorridas no processo de trabalho e seus impactos nas atuais políticas educacionais.
Referências: ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e a e a negação do trabalho. São Paulo: BOITEMPO, 2000. BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. Tradução de Nathanael C. Caixeiro. Rio de janeiro: Zahar, 1977, p. 49-123. CABRAL NETO, Antônio. OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga (Org.). Trabalho Docente: desafios no cotidiano da Educação Básica. Campinas/São Paulo: Mercado de Letras, 2013. CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo; FRANÇA, Magna. Política Educacional: contextos e perspectiva da educação brasileira. Brasília,DF: Liber Livro. 2012. FRIEDMAN, Milton. Capitalismo e Liberdade. 3. ed. Tradução de Luciana Carli. São Paulo: Nova Cultural, 1988. FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva. 4. ed. 1993, São Paulo: Cortez. GIDDENS, Anthony. A terceira via: reflexões sobre o impasse político atual e o futuro da social-democracia. Rio de Janeiro: Record, 2005. HAYEK, Friedrich August Von. O caminho da servidão. Tradução e revisão Anna Maria Capovilla, José Ítalo Stelle e Liane de Morais Ribeiro. 5. ed. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1990. 221 p. HARVEY, David. A Condição Pós-moderna. São Paulo: Loyola,1993. _____. O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Edições Loyola, 2008. _____. O enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011. JAMESON, Fredric. Notas sobre a globalização como questão filosófica. In: ____. A cultura do dinheiro: ensaios sobre a globalização. Tradução de Maria Elisa Cevasco e Marcos César de Paula Soares. Rio de Janeiro: Vozes, 2001. SCHAFF, Adam. A Sociedade Informática: as consequências sociais da Segunda Revolução Industrial. Tradução de Carlos Eduardo Jordão Machado e Luis Arturo Obojes. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995. SILVA, Filipe Carreira. Metamorfose do Estado: Portugal e a emergência do Estado Neo-social. Lisboa: Edições Nelson de Matos, 2008. SCHULTZ, T. O capital humano: investimento em educação e pesquisa. Tradução de Marco Aurélio de M. Matos. Rio de Janeiro: Zahar, 1973. p. 31-52.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao v4.12.21