Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO E INOVAÇÃO EM SAÚDE (15.00.10)
Código: GIS0005
Nome: EPIDEMIOLOGIA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Esta disciplina tem por objetivo introduzir os fundamentos e técnicas básicas de amostragem, capacitando o aluno de pós-graduação na aplicação dessas técnicas para selecionar amostras e realizar estimação de medidas descritivas em pesquisas por amostragem. Para isso serão abordados os seguintes tópicos: Introdução aos princípios teóricos da estimação por amostra; Técnicas de Amostragem Aleatória Simples, Estratificada e por Conglomerados; Abordagens para a estimação de médias e de proporções em uma população; e a determinação de tamanho de amostra ideal em estudos observacionais. A disciplina visa também apresentar e discutir casos/exemplos práticos do uso das técnicas de amostragem. Sistema de informação em saúde. Análise do processo metodológico da investigação científica norteada para a AC e LACT da proposta. Apropriação do método científico aplicado aos projetos de intervenção em desenvolvimento pelos alunos. Tipos de estudos na interface gestão e inovacão em saúde. Questões metodológicas com abordagem quanti e/ou qualitativa: princípios gerais. Consonância com a pergunta, a hipótese e os objetivos propostos para a intervenção
Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. ASIS – Análise de Situação de Saúde. Universidade Federal de Goiás. Brasília: Ministério da Saúde, 2015, 282p. Disponível em . Acesso em: 27 ago. 2015. CHAMPAGNE, F. et al. Análise dos efeitos. BROUSSELLE, A. et al.Avaliação: Conceitos e Métodos. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2011, c. 8, p. 159-182. ROUQUAYROL, M.Z. e GURGEL, M. Epidemiologia e Planejamento em Saúde. IN.: ______. Epidemiologia e Saúde. 7ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2013, c.23. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação em Saúde. Resumo Executivo Saúde Brasil 2013: uma análise da situação de saúde e das doenças transmissíveis relacionadas à pobreza. Brasília : Ministério da Saúde, 2015. 60 p. Disponível em <http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2015/janeiro/28/saude-brasil-2013-analisesituacao- saude.pdf>. Acesso em: 27 ago 2015. IPOJUCA. Secretaria Municipal de Saúde. Diretoria Geral de Vigilância em Saúde. Gerência de Promoção, Proteção e Vigilância Epidemiológica. IPOJUCA. Secretaria Municipal de Saúde. Diretoria Geral de Vigilância em Saúde. Gerência de Promoção, Proteção e Vigilância Epidemiológica. Ipojuca: Secretaria de Saúde, 2014. 88p. Bolfarine, H. & Bussab, W.O., 2000. Elementos de Amostragem. São Paulo: IME-USP. Cochran W.G., 1977. Sampling Techniques, third edition. New York: John Wiley & Sons. Gunning P. & Horgan J.M., 2004. A new algorithm for the construction of stratum boundaries in skewed populations. SurveyMethodology, 30(2):159-166. Haldane J.B.S., 1945. On a method of estimating frequencies. Biometrika, 33:222-225. Hidiroglou M.A., 1986. The construction of a self-representing stratum of large units in survey design. The AmericanStatistician, 40(1):27-31. Kish, L., 1965. Survey sampling. New York: Wiley.Särndal C.E., Swensson B. & Wretman J., 1992. Model Assisted Survey Sampling. New York: Springer-Verlag.Thompson, S. K., 1992. Sampling. New York: Wile. Swanwick T. Undertanding Medical Education – Evidence, Theory and Practice. Wiley- Blackwell. Oxford, 2010.

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