Ementa/Descrição: |
objetivo da disciplina é capacitar o aluno de pós-graduação a elaborar e conduzir um projeto que permita testar hipóteses formuladas com base em evidências científicas. Para cumprir tal objetivo será discutido métodos de investigação mais comuns aplicados à pesquisa científico tecnológica em gestão e inovação, os métodos avançados de informatização, armazenamento e análise de dados aplicados à pesquisa científico tecnológica e finalmente fornecer subsídios para a elaboração de textos visando a divulgação dos conhecimentos desenvolvidos com impacto social, politico e/ou econômico, em periódicos nacionais e internacionais. Análise do processo metodológico da investigação científica norteada para a AC e LACT da proposta. Apropriação do método científico aplicado aos projetos de intervenção em desenvolvimento pelos alunos. Tipos de estudos na interface gestão e inovacão em saúde. Questões metodológicas com abordagem quanti e/ou qualitativa: princípios gerais. Consonância com a pergunta, a hipótese e os objetivos propostos para a intervenção. |
Referências: |
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Numeração progressiva das seções
de um documento: NBR 6024. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.
Boet S, Sharma S, GOdman J, Reeeves S. Review article: Medical education research: an
overview of methods. Canadian Journal of Anesthesia, 2012;59:15970.
Creswell JW. Educational Research: Planning, Conducting, and Evaluating Quantitative and
Qualitative Research. 5.ed. Pearson Education, 2014.
Frye AW & Hemmer PA. Program evaluation models and related theories: AMEE Guide No.
67. Medical Teacher, 2012;34:e288-e299.
Ringstead C, Hodges B, Scherpbier A. The research compass: an introduction to research in
medical education: AMEE Guide No. 56. Medical Teacher, 2011;33:,695-709.
Severino AJ. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2012.
Taylor DCM & Hamdy H. Adult learning theories: Implications for learning and teaching in
medical education: AMEE Guide No. 83. Medical Teacher, 2013;35:e1561-1572. |