Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 29 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO E INOVAÇÃO EM SAÚDE (15.00.10)
Código: GIS0004
Nome: METODOLOGIA CIENTÍFICA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: objetivo da disciplina é capacitar o aluno de pós-graduação a elaborar e conduzir um projeto que permita testar hipóteses formuladas com base em evidências científicas. Para cumprir tal objetivo será discutido métodos de investigação mais comuns aplicados à pesquisa científico tecnológica em gestão e inovação, os métodos avançados de informatização, armazenamento e análise de dados aplicados à pesquisa científico tecnológica e finalmente fornecer subsídios para a elaboração de textos visando a divulgação dos conhecimentos desenvolvidos com impacto social, politico e/ou econômico, em periódicos nacionais e internacionais. Análise do processo metodológico da investigação científica norteada para a AC e LACT da proposta. Apropriação do método científico aplicado aos projetos de intervenção em desenvolvimento pelos alunos. Tipos de estudos na interface gestão e inovacão em saúde. Questões metodológicas com abordagem quanti e/ou qualitativa: princípios gerais. Consonância com a pergunta, a hipótese e os objetivos propostos para a intervenção.
Referências: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Numeração progressiva das seções de um documento: NBR 6024. Rio de Janeiro: ABNT, 2003. Boet S, Sharma S, GOdman J, Reeeves S. Review article: Medical education research: an overview of methods. Canadian Journal of Anesthesia, 2012;59:159–70. Creswell JW. Educational Research: Planning, Conducting, and Evaluating Quantitative and Qualitative Research. 5.ed. Pearson Education, 2014. Frye AW & Hemmer PA. Program evaluation models and related theories: AMEE Guide No. 67. Medical Teacher, 2012;34:e288-e299. Ringstead C, Hodges B, Scherpbier A. ‘The research compass’: an introduction to research in medical education: AMEE Guide No. 56. Medical Teacher, 2011;33:,695-709. Severino AJ. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2012. Taylor DCM & Hamdy H. Adult learning theories: Implications for learning and teaching in medical education: AMEE Guide No. 83. Medical Teacher, 2013;35:e1561-1572.

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