Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 20 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - IMD (11.00.05.02.03.08)
Código: ITE0019
Nome: DESIGN INSTRUCIONAL PARA OS NATIVOS DIGITAIS
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGITE0019 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Fundamentos de Design Instrucional; Estrutura de Material Didático Digital; Critérios de Qualidade (Comunicação, Legibilidade, Autoria, Interatividade e Intencionalidade Pedagógica); Modelos de Design (Aprendizado Eletrônico, Design Instrucional, Modelo Addie e suas Formas de Implementação); Análise Contextual (Identificação de Problemas, Público Alvo, Esboço de Soluções Didáticas); Processo de Design (Unidades de Aprendizagem, Conteúdos Multimídia, Ambientes Virtuais).
Referências: FILATRO, A.: Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2004. ISBN: 8573593709. FILATRO, A.: Design instrucional na prática. Pearson Education do Brasil, 2008. ISBN: 978-8576051886. LUZ, D.: Design Instrucional e Análise do comportamento: uma breve introdução. São Paulo: PUC-SP, 2011. MATTAR, J.: Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Prentice Hall, 2010. ISBN: 9788576055624. SILVA, A.: Design instrucional e construção do conhecimento na EAD. Paco Editorial, 2014. ISBN: 978-8581484334. VERAS, M.: Inovação e Métodos de Ensino Para Nativos Digitais. Atlas, 2015. ISBN: 978-8522463589.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGITE0019 - DESIGN INSTRUCIONAL PARA OS NATIVOS DIGITAIS
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGITE0019 ) ATIVO 18/12/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v4.12.21