Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - IMD (11.00.05.02.03.08)
Código: ITE0018
Nome: CULTURA E DESIGN DE JOGOS
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGITE0018 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Evolução e Contexto dos Jogos na Sociedade; Estudo dos Efeitos e Repercussões Proporcionadas pelos Jogos; Organização das Relações Através dos Jogos; Relacionamento dos Jogos com Campos de Investigação (educação, trabalho, mobilidade, política, linguagem, corpo, violência, diversidade, metrópoles, jovens, mídias, inclusão, aparatos cognitivos, subjetividades, arte, entre outros); Gêneros dos Jogos; Fundamentos do Design de Jogos (mecânicas, narrativas e personagens).
Referências: FERRARA, J.: Playful Design. 1ª ed., Rosenfeld Media, 2012. ISBN: 978-1933820149. FLANAGAN, M.; NISSENBAUM, H.: Values at Play in Digital Games. Massachusetts: MIT Press, 2014. FULLERTON, T.: Game Design Workshop: A Playcentric Approach to Creating Innovative Games. CRC Press, 2008. ISBN: 978-0240809748. KOSTER, R.: A Theory of Fun for Game Design. 2ª ed., Paraglyph Press, 2013. ISBN 978-1449363215. MCGONIGAL, J.: A Realidade em Jogo: por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo. 1ª ed., BestSeller, 2012. ISBN 978-8576845225. RABIN, S.: Introdução ao Desenvolvimento de Games: entendendo o universo dos games, vol.1. São Paulo: Cengage Learning, 2011. SALEN, K.; ZIMMERMAN, E.: Regras do Jogo: fundamentos do design de jogos - principais conceitos, vol.1. São Paulo: Blucher, 2012. SALEN, K.; ZIMMERMAN, E.: Regras do Jogo: fundamentos do design de jogos - cultura, vol.4. São Paulo: Blucher, 2012. SCHUYTEMA, P.: Design games: uma abordagem prática. São Paulo: Cengage Learning, 2011. ISBN: 9788522106158.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGITE0018 - CULTURA E DESIGN DE JOGOS
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGITE0018 ) ATIVO 18/12/2016

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