Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - IMD (11.00.05.02.03.08)
Código: ITE0014
Nome: GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGITE0014 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Jogos Digitais e Gamificação; Categorias de Gamificação; Game Thinking; Elementos de Jogos (Componentes, Mecânicas e Dinâmicas); Sistema LBA; Behaviorismo; Regras de Motivação; Design Thinking; Processos de Gamificação na Educação; Tendências da Gamificação.
Referências: ALEXANDRE, C.; PERES, F.: A Educação que motiva: o uso de rede social e jogos a favor da aprendizagem significativa. Revista Hipertextus. Recife, v. 7, 2011. FARDO, M.: A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação. RS, v. 11, n. 1. 2013. INSTITUTO EDUCADIGITAL: Design Thinking para Educadores. IDEO, 2010. Disponível em http://www.dtparaeducadores.org.br/site/material/ KAAP, K.: The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education. 1ª. Pfeiffer, 2012. KOSTER, R.: A Theory of Fun for Game Design. 2ª ed., Paraglyph Press, 2013. ISBN 978-1449363215. MCGONIGAL, J.: A Realidade em Jogo: por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo. 1ª ed., BestSeller, 2012. ISBN 978-8576845225. MATTAR, J.: Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Prentice Hall, 2010. ISBN: 9788576055624. PRENSKY, M.: A aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: SENAC, 2012. SHELDON, L.: The Multiplayer Classroom: Designing Coursework as a Game. 1ª. Cengage Learning PTR, 2011.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGITE0014 - GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGITE0014 ) ATIVO 18/12/2016

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