Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - IMD (11.00.05.02.03.08)
Código: ITE0012
Nome: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EDUCATIVO
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGITE0012 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Abordagens Pedagógicas de Softwares Educativos; Métodos e Processos de Desenvolvimento de Software Educacional; Padrões de Desenvolvimento; Elicitação de Requisitos; Interação Humano-Computador; Ergonomia; Arquitetura da Informação; Gerência do Conteúdo; Avaliação; Usabilidade Pedagógica.
Referências: AMBROSE, G.; HARRIS, P.: Fundamentos de Design Criativo. Porto Alegre: Bookman, 2011. ISBN: 978-8540701274. CYBIS, W.; BETIOL, A.; FAUST, R.: Ergonomia e usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações. 2ª ed. rev. e ampl. São Paulo: Novatec, 2010. ISBN: 9788575222324. FILATRO, A.: Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2004. 215 p. ISBN: 8573593709. NIELSEN, J.; BUDIU, R.: Usabilidade móvel. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. ISBN: 9788535264272. NIELSEN, J.; LORANGER, H.: Usabilidade na Web: projetando websites com qualidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. ISBN: 9788535221909. NIELSEN, J.; PERNICE, K. Eyetracking web usability. Estados unidos: New Riders Press, 2009. ISBN: 9780321498366. OLIVEIRA, C.; COSTA, J.; MOREIRA, M.: Ambientes informatizados de aprendizagem: produção e avaliação de software educativo. Campinas, SP: Papirus, 2001. ROGERS, Y.; SHARP, H.; PREECE, J.: Design de interação: além da interação humano-computador. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. ISBN: 9788582600061. SANTA ROSA, J.; MORAES, A.: Avaliação e projeto no design de interfaces. 2ª ed. rev. e ampl. Teresópolis, RJ: 2AB, 2012. ISBN: 9788586695469. SANTA ROSA, J.; MORAES, A.. Design participativo: técnicas para inclusão de usuários no processo de ergodesign de interfaces. 1ª ed. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2012. ISBN: 9788561556167. SANTOS, G.: Alguns princípios para situações de engenharia de softwares educativos. Interação (UFG. Impresso), v. 34, n. 1, p.17-36, 2009. SHNEIDERMAN, B.: Designing the user interface: strategies for effective human-computer-interaction. 3ª ed. Reading, Mass: Addison Wesley Longman, 1998. ISBN: 0201694972.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGITE0012 - DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EDUCATIVO
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGITE0012 ) ATIVO 18/12/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao v4.12.22