Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - IMD (11.00.05.02.03.08)
Código: ITE0011
Nome: DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGITE0011 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Design Instrucional. Classificação, Características e Padrões de Objetos de Aprendizagem. Ferramentas de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem; Recursos Educacionais Abertos. Avaliação; Usabilidade Pedagógica.
Referências: AMBROSE, G.; HARRIS, P.: Fundamentos de Design Criativo. Porto Alegre: Bookman, 2011. ISBN: 978-8540701274. BRAGA, J.: Objetos de aprendizagem: introdução e fundamentos. vol. 1, Coleção Intera, Santo André, SP: Editora da UFABC, 2014. FILATRO, A.: Design instrucional contextualizado : educação e tecnologia.São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2004. PRATA, C.; NASCIMENTO, A.. Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília: MEC, SEED, 2007. REATEGUI, E.; BOFF, E.; FINCO, M.: Proposta de Diretrizes para Avaliação de Objetos de Aprendizagem Considerando Aspectos Pedagógicos e Técnicos. In: Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), v.8 n.3, 2010. SANTA ROSA, J.; MORAES, A.: Avaliação e projeto no design de interfaces. 2ª ed. rev. e ampl. Teresópolis, RJ: 2AB, 2012. ISBN: 9788586695469. SANTA ROSA, J.; MORAES, A.. Design participativo: técnicas para inclusão de usuários no processo de ergodesign de interfaces. 1ª ed. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2012. ISBN: 9788561556167. SILVA, R.: Objetos de aprendizagem para educação a distância. 1ª ed., São Paulo: Novatec, 2011. WILEY, D.: Learning object design and sequencing theory. Unpublished doctoral dissertation, Brigham Young University, 2000.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGITE0011 - DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGITE0011 ) ATIVO 18/12/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao v4.12.21