Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 14 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA (12.14)
Código: ECM005
Nome: DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( DECM0016 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: 1.-Objetivos * Analisar o estado atual da Didática das Ciências e da Matemática como campo disciplinar científico. * Analisar os aportes da DCNM ao ensino das Ciências Naturais e da Matemática na educação básica a partir da prática reflexivo-crítica dos professores. * Refletir sob as diferentes tendências do Ensino das Ciências e da Matemática em relação ao planejamento de unidades didáticas para o ensino, destacando as situações de ensino e seus fundamentos teórico-metodológicos. * Contribuir com o desenvolvimento de atitudes reflexivas-críticas e de pesquisa dos professores para a inovação educativa. 2.-Conteúdo * Didática das Ciências Naturais e da Matemática (DCNM) como campo disciplinar e referencia para a atividade profissional docente. As contribuições da psicologia da aprendizagem, da epistemologia e da filosofia na DCNM. * A formação e a profissionalização dos professores de Ciências Naturais e da Matemática. Os saberes e competências docentes para o ensino. * A Natureza das Ciências e da Matemática. Ciência e Conhecimento Cientifico. A construção do Conhecimento Cientifico e Matemático. Epistemologia e Ciência. Diferentes perspectivas sobre a natureza da ciência e da matemática. * As finalidades da educação científica e matemática. A aprendizagem das Ciências Naturais e da Matemática (CNM) segundo as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, da Base Comum Nacional Curricular. Pressupostos epistemológicos e didáticos. A matriz do Enem. A matriz de ciências do Saeb e do PISA. As competências básicas em ciências naturais e em matemática. * A construção e a apropriação do conhecimento cientifico e matemático e os conteúdos escolares. A natureza do conhecimento escolar. * A comunicação e a linguagem nas aulas de CNM. A natureza da linguagem cientifica e matemática. Argumentar. Explicar. Descrever. As imagens e as representações semióticas nas aprendizagens das CNM. Falar, escrever ciências e fazer ciências. * Resolução de problemas.
Referências: A DINIZ BRAVO AGUSTIN y IZQUIERDO AYMERICH MERCÉ. Acerca de la Didáctica de las Ciencias como disciplina autonoma. Revista Eletrônica de Enseñanza de lãs Ciências. Vol. 1, nº 3, 2002. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Resolução CBE nº 3, de 26 de Junho de 1998. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 25 de julho. Disponível em: <http://www.mec.gov.br> Acesso em: 14 jun. 2010. ______. Textos teóricos e metodológicos. Exame Nacional do Ensino Médio 2009. Brasília: MEC/ Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2009. ______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial, Brasília: v.134, nº248, 23 de dezembro de 1996. POZO, J. I.; GÓMEZ CRESPO, M. A. Aprender y enseñar Ciencia. Madrid: Morata. 1998. 4 CAMPOS, M. C. (org.) – Didática de Ciência – o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo, FTD, 1999. CARVALHO, A.; PESSOA, A. M.; DANIEL, G. P. Formação de professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 1995. CHEVELLARD, Yves. Estudar Matemática: o elo perdido entre ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: ArtMed, 2001. CHEVALLARD, Y. et alii – Estudar matemática, Porto Alegre, Artes Médicas, 2001. DUVAL, Raymond (2003): Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão da matemática. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara A. (Org.). Aprendizagem em matemática. Registros de representação semiótica. Campinas, SP: Papirus, p. 11-34. FERRAÇO, C. E. – Cotidiano escolar e currículos reais. Sobre a complexidade das redes de saberes produzidas e articuladas na sala de aula. CD ROMM, X ENDIPE. Rio de Janeiro, 2000. FURIÓ, MAS, C. J. y GIL PEREZ D. La Didáctica de las Ciencias en la formación inicial del profesorado: una orientación y un programa teóricamente fundamentados. Enseñanza de las Ciencias. 1989. 7(3) p. 257- 265. GÓMEZ MOLINÉ, MARGARITA y SANMARTI PUIG NEWS. La didáctica de las Ciencias: uma necessidade. Educación Química. 7(3).Versión Eletrónica. LOPES, A. R. C. Reflexões sobre a epistemologia da disciplina escolar Ciências. Educação em Foco. Vol. 5 Nº 1, p. 55-64. Mar/Set 2000. NUÑEZ, I. B. e PACHECO, O. G. Los objetivos de la Química General. Definición a partir del método teórico. Didáctica de las Ciências Experimentales y sociales. 1996. nº 10, p. 65-74. NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. Competência: uma reflexão sobre o seu sentido. In: OLIVEIRA, V. Q. S. F. (org). O sentido das competências no Projeto Político Pedagógico. Coleção Pedagógica 3. Natal: EDUFRN. 2002. p. 11-33. NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. Aprendendo com o ENEM. Reflexões para melhor se pensar o ensino e a aprendizagem das ciências naturais e da matemática. Brasilia: Liber Livro. 2011. NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. Estudos de erros e dificuldades de aprendizagem. As provas de Química e de Biologia do vestibular da UFRN, Natal: EDUFRN. 2012. NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. Estudos de erros e dificuldades de aprendizagem. As provas de Fisica e de Matemática do vestibular da UFRN, Natal: EDUFRN. 2012. GIORDAN, A E DE VECCHI, G. As origens do saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. Porto Alegre: ArtMed. 1996. 5 DELIZOICOV,D; ANGOTTI, J, A E PERNAMBUCO, M, M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez Editora. 2020. NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e da matemática: O Novo Ensino Médio.Porto Alegre: Sulinas.2004 NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. Formar o professor profissionalizar o ensino. Perspectivas e desafios. 2da edição. Porto Alegre: Editora Sulina. 2004. NUÑEZ, I. B. Vygotsky, Leontiev, Galperin, formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Líber Livros. 2009. 216p. PILAR, Maria; JIMÉNEZ, Aleixandre. (Org.). Enseñar ciencias. Barcelona: Editora Graó, POZO, J. I. Aprendizes e Mestres. A nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: ArtMed, 2002 POZO, J. I.; GOMEZ CRESPO, Aprender y enseñar Ciencias. Madrid. Ediciones Morata. S.L. 1998. WEISSMANN, H. (org.) – Didática das ciências naturais: contribuição e reflexão. Porto Alegre, ARTMED, 1998.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
DECM0016 - DIDÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( DECM0016 ) ATIVO 01/01/2010
( ECM005 E DECM0016 ) INATIVO 01/01/2018 18/12/2020
DECM0016 INATIVO 01/01/2018 18/12/2020
( DECM0016 ) INATIVO 27/06/2018 14/09/2018

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