Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 10 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL (15.68)
Código: PROEF001
Nome: PROBLEMÁTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Propõe o levantamento, demarcação e análise dos problemas vivenciados pelos professores no campo da Educação Física escolar. Apresenta e problematiza o conhecimento acadêmico sobre as possibilidades da intervenção docente frente aos problemas do campo profissional. Propicia a reflexão sobre a própria ação, de modo a buscar melhorias na qualidade da prática pedagógica e a identificação dos campos de conhecimentos que podem subsidiar a intervenção.
Referências: AGUIAR, J. S.; DUARTE, E. Educação inclusiva: um estudo na área da educação física. Revista brasileira de educação especial, Marília, v. 11, n. 2, ago. 2005. AQUINO, J. G. Da (contra) normatividade do cotidiano escolar: problematizando discursos sobre a indisciplina discente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 143, ago. 2011. FENSTERSEIFER, P. E.; SILVA, M. A. Ensaiando o “novo” em educação física escolar: a perspectiva de seus atores. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 119-134, jan./mar. 2011. SOUZA JUNIOR, O. M.; DARIDO, S. C. Dispensas das aulas de Educação Física: apontando caminhos para minimizar os efeitos da arcaica legislação brasileira. Pensar a Prática, Goiânia, v. 2, p. 22-32, 2009. TENÓRIO, K. M. R.; BEZERRA, B.; SOUZA JÚNIOR, M.; GOMES, P. N.; MELO, M. S. T. Propostas curriculares estaduais para Educação Física: uma análise do binômio intencionalidade-avaliação. Motriz, Rio Claro, v. 18, p. 542-556, 2012.

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