Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONAL (11.25.00.03)
Código: MPEF0010
Nome: PROCESSOS E SEQUÊNCIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Esta disciplina deverá ter um caráter aplicado, ou seja, seu foco será diretamente os processos de ensino e aprendizagem em sala de aula. Por exemplo, a preparação de um tutorial a partir da identificação de dificuldades dos alunos na aprendizagem de um determinado tópico de Física Clássica ou Moderna e Contemporânea; a construção de uma sequência de ensino-aprendizagem (TLS – Teaching Learning Sequence).; elaboração de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS).
Referências: BELLUCCO, Alex ; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de . Uma proposta de sequência de ensino investigativa sobre quantidade de movimento, sua conservação e as leis de Newton. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, p. 30-59, 2014. BROUSSEAU, G. (org.) Introdução ao estudo das situações didáticas : conteúdos e métodos de ensino. Ática, São Paulo. 2008. BUTY, Christian; TIBERGHIEN Andrée; MARÉCHAL, Jean‐ François, Le. Learning hypotheses and an associated tool to design and to analyse teaching–learning sequences. International Journal of Science Education. 26 (5) pp. 579-604 (2004). CARVALHO, A. M. P. ; SASSERON, L. H. . Sequências de Ensino Investigativas - Seis: o que os alunos aprendem?. In: Gionara Tauchen; João Alberto da Silva. (orgs.). Educação em Ciências: epistemologias, princípios e ações educativas. Curitiba: CRV, 2012, p. 1-175. COLL, C. (Org.). O construtivismo na sala de aula. Editora Ática. São Paulo. p.123- 152 2009. LIJNSE, P and KLAASSEN, K. Didactical structures as an outcome of research on teaching learning sequences?. International Journal of Science Education. 26 (5) pp. 537-554 (2004). LMOULOUD, S. A.; COUTINHO, C. D. Q. E. S. Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19/ANPEd. REVEMAT: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 3, p. 62-77, 2008. MÉHEUT, Martine; PSILLOS, Dimitri. Teaching–learning sequences: aims and tools for science education research. International Journal of Science Education. 26 (5) pp. 515-535 (2004). MOREIRA, M.A. Unidades de enseñanza potencialmente significativas - UEPS Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review. 1(2), pp. 43-63, 2011. Versão em português em http://www.if.ufrgs.br/~moreira/UEPSport.pdf. MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências. 7: 283-306 p. 2002. PAIS, LUIZ Carlos. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. Autêntica, Belo Horizonte, 2002.

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