Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 11 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONAL (11.25.00.03)
Código: MPEF0009
Nome: ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O papel das atividades experimentais e do laboratório de ciências no processo de ensino e aprendizagem: aspectos conceituais e metodológicos. Os objetivos da atividade experimental e a sua implementação em espaços formais e não formais de aprendizagem. As diversas formas de atividades experimentais. A diferenciação entre atividades de laboratório reais e virtuais e o papel da modelagem. Coleta e análise de dados utilizando múltiplos recursos.
Referências: AMERICAN ASSOCIATION OF PHYSICS TEACHERS, Goals of Introductory Physics Laboratory, American Journal of Physics, v.66, n.6, p. 483-485, 1998. Disponível em http://www.aapt.org/Resources/policy/goaloflabs.cfm. BORGES , A. T., Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.19, n.3, p.291-313, 2002. CAVALCANTE, M.A.; TAVOLARO, C.; HAAG, R. Experiências em Física Moderna. A Física na Escola,, v. 6, n.1, p. 75-82, 2005. Gaspar, Alberto, Experiências de ciências para o ensino fundamental. Atica, 2003. COMMITTEE ON UNDERGRADUATE SCIENCE EDUCATION, NRC, Science Teaching Reconsidered: A Handbook, National Academy Press, 1997. Pdf disponível em http://www.nap.edu/catalog.php?record_id=5287. HART C., MULHALL P., BERRY, A., LOUGHRAN , J., GUNSTONE, R., What is the Purpose of this Experiment? Or Can Students Learn Something from Doing Experiments?, Journal of Research in Science Teaching, v. 37, n.7, p. 665-675, 2000. HODSON D. Hacia un enfoque más crítico del trabajo de laboratorio, Enseñanza de las Ciencias, v.12, n.3, p. 299-313, 1994. HOFSTEIN , A.; LUNETTA V.N.. The laboratory in science education: Foundations for the twenty-first century, Science Education, v.88, n.1, p. 28-54, 2004. MILLAR R., The role of practical work in the teaching and learning of science, Committee on High School Science Laboratories: Role and Vision, National Academy of Sciences, Washington, 2004. PAULA Helder F.; ALVES, Esdras Garcia; MATEUS; Alfredo Luis, Quântica para Iniciantes: Investigações e Projetos. Editora da UFMG, Belo Horizonte, 2011. SINGER Susan R.; HILTON Margaret L.; SCHWINGRUBER Heidi A. (orgs), America’s Lab Repor: Investigations in High School Science, National Academies Press, 2006.

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