Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 16 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (11.25.00.06)
Código: MPI016
Nome: METODOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS E NOVOS NEGÓCIOS
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Objetivo & Meta. Estratégia & Tática. Ferramenta, Método & Metodologia. A razão para inovar. A inovação como motor da mudança. Eliminando contradições. Mantendo-se competitivo. Mantendo-se sustentável. Ferramentas e metodologias. Utilizando o plano de negócios (estático). Utilizando o modelo de negócios: BMG (dinâmico). O método Triz de princípios inventivos. Desenvolvendo novos negócios: a Praxis. Gerando novos valores. A reinvenção da empresa: ciclo de inovação. Inovação sistemática e contínua. Criando grupos especializados em pensar a inovação.
Referências: ACADEMIA Pearson. Criatividade e inovação. Consultoria técnica de João G. Monteiro Jr. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. ALTSHULLER, G. S. Creativity as An Exact Science - The Theory of The Solution of Inventive Problems. Gordon & Breach, 1a ed. Luxemburg, 1984.NÓBREGA, C.; LIMA, A., Innovatrix: inovação para não gênios. Ed. AGIR, 2010. GOVINDARAJAN, V., Os 10 Mandamentos da Inovação Estratégica – Do Conceito à Implementação. Ed. Campus, 2006. OSTERWALDER, A.; PICNEUR, Y., Ed. Alta Books, 2011. RIES, E., A Startup Enxuta. Ed. Lua de Papel, 2012.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
CTI0319 - METODOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS E NOVOS NEGÓCIOS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v4.12.21