Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 01 de Junho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES (18.31)
Código: GEOPROF0016
Nome: GEOGRAFIA, AMBIENTE E SOCIEDADE
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Concepção de ambiente. A relação sociedade-natureza e a produção do espaço. Potencialidades e fragilidades socioambientais no meio rural e urbano. Desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental.
Referências: AFONSO, C. M. Sustentabilidade: caminho ou utopia? São Paulo: AnnaBlume, 2006. BERTRAND, G. Paisagem e geografia física global: esboço metodológico. Trad. de Olga Cruz. Cadernos de Ciências da Terra. São Paulo, USP-IGEOG, nº 43), 1972. BRANDÃO, C. Território e desenvolvimento: as múltiplas escalas entre o local e o global. Campinas: UNICAMP, 2012. CAMARGO, A.; CAPOBIANCO, J. P.; OLIVEIRA, J. A. P. (Org.). Meio ambiente: Brasil, avanços e obstáculos pós-Rio-92. 2009. CONTI, J. B. Clima e meio ambiente. 7 ed. São Paulo: Atual, 2011. CHRISTOPHERSON, R. W. Geossistemas: uma introdução à geografia física. 7 ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. DIEGUES, A. C. O mito moderno da natureza intocada. São Paulo: Hucitec, 2001. GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. 5 ed. Campinas, SP: Papirus, 2011. GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S.B. Geomorfologia e meio ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade e poder. Petrópolis: Vozes, 2001. MENDONÇA, F.; DANNI-OLIVEIRA, I. Moresco. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007. MORAES, A. C. R. Meio Ambiente e Ciências Humanas. 4. Ed. São Paulo: Annablume, 2005. PRESS, F.; SIEVER, R.; GROTZINGER, J.; JORDAN, T. H. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. REBOUÇAS, A. C.; BRAGA, B.; TUNDISI, J. G. Águas doces no Brasil: capital ecológico, uso e conservação. 2 ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2002. RICKLEFS, R. E. A economia da natureza. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. TOLEDO, M. C. M. de; FAIRCHILD, T. R.; TAIOLI, F. (Orgs.). Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000. TUNDISI, J. G.; MATSUMURA-TUNDISI, T. Recursos hídricos no século XXI. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao v4.12.24