Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 02 de Junho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES (18.31)
Código: GEOPROF0012
Nome: MATERIAL DIDÁTICO E ENSINO DE GEOGRAFIA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O ensino de geografia e a produção e/ou uso de material didático, considerando múltiplas linguagens: livro, jornal, revista, TV, vídeo, filme, bancos de dados digitais, mapas digitais e softwares educativos.
Referências: AGUIAR, J. S. Educação inclusiva: jogos para o ensino de conceitos. Campinas: Papirus,2013. ALBUQUERQUE, M. A. M. de; FERREIRA, J. A. DE S. (Org.). Formação, pesquisas e práticas docentes: reformas curriculares em questão. João Pessoa: 2013. ANTUNES, C. Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 2000. ASARI, A. Y.; ANTONELLO, I.; TSUKAMOTO, R. Y. Múltiplas geografias: ensino-pesquisa-reflexão. Londrina: Ed. Humanidades, 2004 FIORENTINI, L. M. R.; MORAES, R. de A. (Org.). Linguagens e interatividade na educação a distância. Rio de Janeiro: DP&A, 2003 GUTIERREZ, F.; PRIETO, D. A mediação pedagógica: educação à distância alternativa. Tradução de Edilberto M. Sena e Carlos Eduardo Cortés. Campinas, SP: Papirus, 1994. LEÃO, V. de P.; LEÃO I.de C. O ensino de geografia e mídia: linguagens e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2008. LISBOA, M. Jogos para uma aprendizagem significativa : com música, teatro, artes visuais e movimentos: valorizando as múltiplas inteligências. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2013. NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003. PORTUGAL, J. F.; CHAIGAR, V. A. M. Cartografia, cinema, literatura e outras linguagens no ensino de geografia. Curitiba: Editora CRV, 2012. TONINI, I. M.; KAERCHER, N. A.; HOLGADO, F. L. (Org.). Ensino da Geografia e da História: saberes e fazeres na contemporaneidade. Porto Alegre: UFRGS, 2013.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao v4.12.24