Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 01 de Junho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES (18.31)
Código: GEOPROF0010
Nome: CARTOGRAFIA ESCOLAR
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A educação cartográfica: importância e finalidades. A linguagem cartográfica. A construção progressiva das relações espaciais. Coordenadas geográficas e fusos horários. Escalas e projeções cartográficas. O uso de mapas temáticos no ensino básico. O uso de novas tecnologias na leitura, interpretação e representação espacial e sua utilização no Ensino de Geografia.
Referências: ALMEIDA, R. D. de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2006. ______. (Org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2008. ______. Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011. ALMEIDA, R. D.; PASSINI, E. Y. O espaço geográfico: ensino e representação. 4ª ed. São Paulo, Contexto, 2002. CAZETA. V.; OLIVEIRA. JR., W.M. de. (Org.). Grafias do espaço: imagens da educação geográfica contemporânea. Campinas: Alínea, 20013. FONSECA, F. P.; OLIVA, J. Cartografia. São Paulo: Ed. Melhoramentos, 2013. FRANCISCHETT, M. N. A Cartografia no ensino de geografia: construindo os caminhos do cotidiano. Rio de Janeiro: Litteris Ed.: Kroart, 2002. ______ A cartografia no ensino de geografia: aprendizagem mediada. Cascavel: EDUNIOESTE, 2004. ______. A cartografia no ensino de geografia: abordagem metodológica para o entendimento da representação. Cascavel: EDUNIOESTE, 2010. MARTINELLI, M. Mapas da geografia e cartografia temática. São Paulo: Contexto, 2003. MORAES, L. B. de. A cidade em mapas: Goiânia e sua representação no ensino de geografia. Goiânia: Editora Vieira, 2008. PORTUGAL, J. F.; CHAIGAR, V. A. M. Cartografia, cinema, literatura e outras linguagens no ensino de geografia. Curitiba: Editora CRV, 2012. RICHTER, D. O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docente. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. SEEMANN, J. (Org.). A aventura cartográfica: perspectivas, pesquisas e reflexões sobre a cartografia humana. Fortaleza: Expressão Gráfica Editora , 2005.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao v4.12.24